Ir para conteúdo

Modificações nas Gaggias semiautomáticas


r.lima

Postagens recomendadas

Gilberto,

 

É para isso que serve um portafiltro naked. Se ainda nao tem um, arrume.

 

Com ele dá para testar varias combinações de dose/moagem e observar por baixo do filtro o comportamento da extração, procurando o melhor padrão.

 

Mas adianto que a informação do Rodrigo procede: a Gaggia nao costuma aceitar bem as doses baixas, na casa de 14gr. Já a Ascaso é o contrario, descobri que nao tolera nada acima de 15gr, extraindo com perfeição as doses na casa dos 14 a 14,5gramas.

 

Vai entender...

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Leo, a Ascaso assim se aproxima do padrão das comerciais. Estas são bem sensíveis a sobre dosagens e estragam muitas doses quando a quantidade de pó é demasiada. Há relação direta com a pressão durante a extração. A Epoca de 2 grupos que estou usando na loja atualmente raramente atinge 9.5 Bar. Usualmente trabalha entre 8.5 e 9, quando extrai melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Alexandre, isso remonta à sua observação recorrente de que devemos buscar utilizar os equipamentos dentro da faixa para a qual foram concebidos.

 

Devo confessar que a Ascaso está extraindo excelentes shots na casa dos 14 gramas. Nao faz a menor falta usar uma dose maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de um tempo "viajando", eu cheguei na mesma conclusão: O máximo que eu vou fazer na minha Gaggia é colocar um termômetro na caldeira. Daí p/ frente só trocando por uma Silvia, ou quem sabe até algo melhor. Mas vai demorar ...

 

Duas coisas que me deram mais confiança foram a Aeropress e as duas vezes que fui no Espaço Café.

A aeropress por ser mais "bem comportada" ajuda a entender melhor o café, qual o potencial de sabor, se é melhor puxar a temperatura um pouco mais pra cima ou p/ baixo, etc. E experimentar bons cafés feitos por bons baristas te dá uma noção muito melhor do que esperar nas suas próprias extrações.

Complicado mesmo. Eu tenho meus métodos de preferência também, e me baseio mais no resultado na xícara. Antes eu me detinha mais em procedimentos de outras pessoas e tal, mas com o tempo você vai ganhando confiança nos seus palpites, e principalmente, no seu paladar.

 

Já pensei em fazer algumas modificações mais radicais na Gaggia, mas sinceramente acho que o investimento em muitos casos não compensa. Melhor talvez guardar grana pra um equipamento mais parrudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá, eu tenho uma Baby Twin e comprei a aste Panarello Latte Art na Imeltron e ela funciona muito bem para vaporizar o leite com uma boa qualidade. Se quiserem uma solução por um preço baixo eu recomendo, mas, gostaria muito de fazer a modificação com a aste da Silvia.

Onde posso comprar essa aste ? e existe algum procedimento para efetuar a troca ? até desmontar e montar novamente, não vejo problemas, mas, se houver algum detalhe já ajudaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Junior, talvez a Supra Café tenha o braço da Silvia, só mandando email para eles para saber.

 

Fora do Brasil você encontra no pidsilvia.com

 

No ebay deve ter também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu tenho uma Baby Twin e comprei a aste Panarello Latte Art na Imeltron e ela funciona muito bem para vaporizar o leite com uma boa qualidade. Se quiserem uma solução por um preço baixo eu recomendo, mas, gostaria muito de fazer a modificação com a aste da Silvia.

Onde posso comprar essa aste ? e existe algum procedimento para efetuar a troca ? até desmontar e montar novamente, não vejo problemas, mas, se houver algum detalhe já ajudaria.

 

Legal!

 

Quanto custou, FrvJunior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, vou procurar.

 

Rodrigoks, a Panarello Latte Art Wand que comprei na Imeltron, custou R$ 32,00 + taxas de envio e fiquei muito feliz com o resultado do uso dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos gaggianos,

 

Recebi meus filtros da La mazzorco. A qualidade do acabamento é infinitamente melhor que os originais. Ainda estou testando, mas acho que os seus furos são maiores, pois tive que diminuir em 2 graus a moagem, pois parecia uma cachoeira. Será que é isso mesmo?. rsrsrsrsrsrs.

 

Vou trabalhar no duplo agora e depois no famigerado simples.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pressostato.

 

Estou querendo colocar um manômetro na Twin, mas como estaria colocando ele na reta final da tubulação, mais precisamente na saída da válvula solenóide, a 2 ml's do PF , precisaria de um sensor que faça a medição da pressão e envie as informações para o leitor via cabo, como um PT100 faz para a leitura de temperatura. Existe algo assim ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum,hum,hum,,,,,,

Com certeza, no meu entendimento o negócio vai ficar legal, não vou esperar o de pressão, vou colocar o de temperatura esta semana, estava só esperando o macho chegar, explicando melhor, o macho que vou usar para fazer a rosca......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava só esperando o macho chegar, explicando melhor, o macho que vou usar para fazer a rosca......

 

Putz, que bom que você explicou. Já estava imaginando QUEM você estaria esperando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...