Ir para conteúdo

Pizza e Café


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Saiu pizza.

 

Peguei uma receita basiquinha, que certamente não é a melhor do Brasil. Ficou algo entre os discos prontos de supermercado e uma pizza de pizzaria. Com a diferença que eu sei os ingredientes.

 

Não sabia direito que temperatura de forno usar.

 

Tem massa para mais 4 discos. Vou pré-assar com molho e congelar.

 

O molho, caseiro meu, ficou sensacional. Estreei meu passa-verdura para amassar os pelatti.

 

Na minha opinião ficou bonita. Amanhã posto a foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Ana! Também queria começar a fazer aqui mas meu forno não esquenta muito. Vou tentar pré-assar a massa, por o recheio e usar o grill do forno (esse sim esquenta).

 

Aqui achamos que as pizzas por aí tem mais queijo do que deveria... Bacana poder fazer a nosso gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim, é bem legal dar a nossa cara. Abri o armário, achei tomate seco, tinha muçarela de búfala, ainda tinha shitake e shimeji no freezer... legal usar o que tem à mão. Adorei isso.

 

Eu sou rata de fromage. Para mim NUNCA é demais, só de menos. Mas coloquei uma camada fina e elegante.

 

O que sobrou de massa, ao invés de mais discos, fiz mini-discos. Excelentes para as crianças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia a Dani fez pizza com o levain em casa. Colocamos as pedras refratárias no forno e aquecemos no máximo por um bom tempo. Abrimos a massa, jogamos direto sobre a pedra pra dar uma tostada, tiramos, recheamos e voltamos direto sobre a pedra. O levain era o integral mas misturado com farinha branca, numa receita similar à de pão. A massa ficou crocante, tão crocante que estava difícil cortar com a faca, acabamos comendo com a mão.

 

Ficou bom, mas conversando com o fernando essa semana, ele contou que o levain dá bastante crocância na massa de pizza mesmo e o ideal, segundo ele, é usar em torno de 10% de levai em relação ao peso de farinha que for usar e reforçar um pouco com fermento biológico. Se quiser mais crocância é só aumentar aos poucos o percentual de levain, mas não aconselho a fazer a receita do pão, a massa fica parecendo biscoito, tem que pegar com a mão, morder e dar aquela "virada" pra quebrar.

 

Uma coisa eu não posso negar, a experiência dos pizzaiolos fez a diferença:

 

Foto%2029-08-14%2019%2020%2007.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei tomates peladinhos de lata. 

 

Cebola caramelizada, dente de alho, os tomates passados no passa-verdura de furo grande, um pouco de água, manjericão fresco da minha varanda, salsinha, sal e pimenta. Um tico de açúcar para quebrar a acidez. 

 

Deixei apurar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, ervas frescas e pimenta moida na hora fazem a diferença. Gostei da simplicidade da sua pizza, nada de milho, ovo ... é isso ai. Acho vou fazer pizza hoje a noite ...rsrs

 

Mortari, lindos os seus meninos! Sempre gostei mais da pizza romana do que da napolitana. Essa pizza crocante com um diametro de um meio metro, mas tão fina que pode comer uma sozinho.

 

Eu faço pizza na churrasqueira Weber

 

http://www.industriaweber.com.br/produtos/apolo-esmaltada/apolo-11-esmaltada/

 

Cabem 2 pizzas grandes e tem calor suficiente para assar em 10 min.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada, meninos.

 

Burny, meu pezinho de manjericão está pequeno ainda, usei parte das folhas no molho e sobrou pouco para a pizza.

 

Para mim tem que ter queijo... Não precisa depois de excesso de nada.

 

Essa receita simples tanto dá para abrir fina (como eu fiz) quanto deixar mais grossa e fazer pan.

 

Gostei do tal passa-verdura pro molho. Fica pedaçudinho (mas não gigante, os furos não eram enormes).

 

Like virtual para os 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só Ana! Redonda é que não ficou, mas boa sim =)

 

Deixei na prateleira de cima do forno um porcelanato que tinha aqui no sótão. No gás o forno chega só a 150 C, deixei pré-aquecer nessa temperatura durante 30 minutos. Depois liguei o grill junto (normalmente não dá, mas fiz um bypass), durante 20 minutos, o que deve ter posto tudo a bem mais de 300 C. A pizza demorou uns 5 minutos para ficar pronta! (foram 2)

 

eiIc8sc.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, Sergio.

 

O mais legal é a gente lidar com os limites de nosso equipamento e ainda assim fazer coisa gostosa.

 

Meu forno tem dourador (não sei se é a mesma coisa que grill), mas o limite de uso é de 10", pois ele esquenta demais.

 

Parabéns, muito bom.

 

Quanto à forma redonda, questão de treino. Eu acertei melhor o formato pois sou professora de artes. Hahaha

 

Você pôs o manjericão fora do forno? Eu mandei tudo junto. E nós 2 esquecemos do orégano. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que grill e dourador é a mesma coisa, aquela resistência que fica na parte superior.

 

Mas o meu não tem mais limite! Só espero não tacar fogo na casa :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu eu sei que literalmente o fogão vai derreter, então nem arrisco abusar. Aliás uso bem pouco aquilo. Nem no pão tá me ajudando. Já sei que em algum lugar do futuro vou querer um gourmand igual do Gil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, acho que um forno que tem um interruptor pendurado na parte de trás para ligar o grill passando por cima de qualquer dispositivo de segurança, não é um forno "normal" =)

 

O que ajudou foi o porcelanato quadrado quase do tamanho interno do forno. Criou um compartimento bem menor na parte superior aquecido pelo grill.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...