Ir para conteúdo

Coado para 1 pessoa.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Olá amigos.

 

Escrevo esse tópico pois sou um bebedor solitário. Aqui em casa, somente eu bebo café.

 

Como eu não gosto do Melitta 102 e nem do Hario V60-02 para o meu dia a dia, acho grande demais para meu uso, resolvi falar sobre os dois filtros que uso e com isso dar uma idéia para os colegas que coam pouco café.

 

O Melitta 100 (como é chamado aqui no Brasil) foi desenvolvido para coar café para 1 ou no máximo 2 pessoas.Já o Hario V60-01 por ser maior, acredito que consegue coar para até umas 4 pessoas no máximo.

 

Os meus coadores são de ceramica (eu recomendo! ), acho bastante superiores aos de plástico, sem falar que são mais práticos de lavar, não deixam sabor ou odor ao longo do tempo e duram bem mais, exceto se cair no chão...Entretanto quem preferir, existem os equivalentes em plástico ou acrílico.

 

O Hario eu comprei no Martins café, hoje não tem mais disponível.

 

O Melitta eu comprei desse vendedor do ebay:

 

http://www.ebay.com/...=item19d3eaf18c

 

Recomendo o vendedor, super honesto, envia com rastreamento e nunca tive problemas com ele. Já comprei dele um Porlex Moinho Manual, uma chaleira "pescoço de ganso" , filtro...

 

Vou começar colocando umas fotos do Melitta como eu recebi:

 

8225749222_ab730e234e_b.jpg

 

8224676099_5aa63c07f5_b.jpg

 

8224676347_721e249e8c_b.jpg

 

 

8224676901_2fc9335ed4_b.jpg

 

8225751008_8821c87f5b_b.jpg

 

Os filtros de papel para esse Melitta são muito baratos (em vista do Hario), e são facilmente encontrados nas grandes redes de supermercados por cerca de R$4,50. Comprei no paodeacucar de Goiania:

 

8224675787_7dcd193c5c_h.jpg

 

Tirei tambem umas fotos dos dois coadores lado a lado para vocês terem uma noção:

 

8225747236_2feaf6fca3_b.jpg

 

8225747576_c7b6fcdaa5_b.jpg

 

Agora falaremos um pouco sobre os dois.

 

Qual deles cabe mais pó? O Hario.

Qual deles tem o furo maior e uma maior vazão? O Hario

Qual deles permite moer mais fino? O Hario (devido a maior vazão).

Qual deles tem o melhor filtro de papel? O Hario

Qual o mais caro? Hario

Qual o que tem os filtros mais caros? O Hario.

Qual deles é mais bonito e a esposa adora? O Hario (Versão vermelha de ceramica).

 

Qual deles eu preencho melhor com menos pó e tenho um controle melhor do processo? O Melitta

Qual deles tem uma vazão menor e menor furo? O Melitta

Qual deles pede moagem mais grossa? O Melitta

Qual deles tem o filtro de papel mais barato? O Melitta

Qual deles tem o filtro facilmente encontrado no Brasil? O Melitta

Qual é o mais barato? O Melitta

 

Custo benefício fico com o Melitta.

Papel de filtro fico com o Hario.

Tenho gostado mais do Melitta para quantidades de 15 a 20g de pó.

 

Espero ter ajudado os colegas.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso esse Melitta 100, mas o meu é de plástico, comprado no hipermercado Extra por míseros 3 reais. Já vi no Ebay esses para vender, e quase comprei também.

Rafa, a diferença no gosto do café feito no de porcelana é notável em relação aos de plástico? Ou é uma diferença mais superficial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Para as 15/20 grs de café , qual o tempo que deverá levar para o café ser coado?

 

Pergunto, pois ontem tirei um com 20 grs no Hario e saiu muito rápido, sei que preciso moer mais fino para acertar o tempo, mas não sei qual é este tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Rafa.

 

O que mata o Melitta, na minha opinião, é esse furinho. Mas acredito que na versão número 1, por haver menos pó, esse problema não apareça muito. No nº 3 leva uma VIDA para coar.

 

É uma das poucas vantagens do Melitta de plástico: pode ser arrombado. Eu fiz isso num nº 2 que tenho aqui e o resultado ficou muito bom.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Para as 15/20 grs de café , qual o tempo que deverá levar para o café ser coado?

 

Pergunto, pois ontem tirei um com 20 grs no Hario e saiu muito rápido, sei que preciso moer mais fino para acertar o tempo, mas não sei qual é este tempo.

 

Gilberto,

 

Defina muito rápido. 1 minuto? Dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, voce comprou a Hario Buono? Pode me dizer quanto acabou custando com impostos e etc?

 

Não comprei o da Hario. Comprei de outras marcas. Recomendo.Acho o da Hario um pouco caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Rafa!

E no gosto do café, alguma preferência?

Não é nada muito diferente um do outro.

Eu arriscaria uma leve vantagem pro Hario pela qualidade do seu filtro de papel.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, a diferença no gosto do café feito no de porcelana é notável em relação aos de plástico? Ou é uma diferença mais superficial?

Eu noto diferença no sabor, principalmente a longo prazo quando o filtro vai acumulando resíduos de cheiro e sabor.O de porcelana não retém nada, após lavar é como se nunca tivesse sido usado.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Rafa.

O que mata o Melitta, na minha opinião, é esse furinho. Mas acredito que na versão número 1, por haver menos pó, esse problema não apareça muito.

 

O filtro 1 da Melitta é o melhor na minha opinião, o furinho ajuda no processo de extração de pouco café, com certeza em tamanhos maiores o furo se torna um fator limitante...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

Para as 15/20 grs de café , qual o tempo que deverá levar para o café ser coado?

 

Cerca de 3 minutos, eu faço pré-infusão de 20-30s.Acredito que 3 minutos com a préinfusão é um bom tempo de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

Descontando a pré-infusão temos 1 minuto para coar 20g de café. Me parece um pouco rápido. Mas lembre-se que isso depende muito da moagem.

 

Eu diminuiria um pouco essa moagem, para algo próximo da moagem dos cafés de supermercado ou um pouco menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não comprei o da Hario. Comprei de outras marcas. Recomendo.Acho o da Hario um pouco caro.

 

Que marca comprou? Pode me dar uma idéia de quanto acabaria custando, pagando os impostos e frete, um bule de U$ 70, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que marca comprou? Pode me dar uma idéia de quanto acabaria custando, pagando os impostos e frete, um bule de U$ 70, por exemplo?

 

Eu comprei um koreano que eles anunciam.Paguei acho que 100 reais, o frete era incluso e não paguei imposto...

 

Dá uma olhada se for abaixo de U$50 normalmente a receita não tributa.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um koreano que eles anunciam.Paguei acho que 100 reais, o frete era incluso e não paguei imposto...

 

Dá uma olhada se for abaixo de U$50 normalmente a receita não tributa.

 

Valeu

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...