Ir para conteúdo

Porlex mini - uso e manutenção


Gustavo Lima

Postagens recomendadas

Gostaria sim, Marcia! Voce pagou imposto? Obrigado!

 

Oi Ronaldo,

 

Não sei exatamente como postar aqui, mas vê se o link entra no anúncio do produto: http://www.ebay.com/itm/121088940440?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

O vendedor é v-japan.

 

Paguei imposto não. Mas pedi ao vendedor que declarasse valor menor que 40 dólares, embora o preço real seja 52.50. Aí chegou bem rápido e sem acréscimo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ronaldo,

 

Não sei exatamente como postar aqui, mas vê se o link entra no anúncio do produto: http://www.ebay.com/...984.m1439.l2649

O vendedor é v-japan.

 

Paguei imposto não. Mas pedi ao vendedor que declarasse valor menor que 40 dólares, embora o preço real seja 52.50. Aí chegou bem rápido e sem acréscimo.

 

Obrigado, Marcia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

...

 

Ahhh nesse caso, fato, minha paciência não chegou tão longe! Se a coisa chegar, a coisa deve ser imediatamente xeretada! rsrsrs

 

Marcinha, esqueci de responder antes: eu não disse que não xereto, só disse que não ponho em uso imediatamente, ainda mais quando não é algo simples como começar a extrair café numa cafeteira expresso pela primeira vez, algo que demanda tempo, ler, experimentar, jogar fora, começar de novo.... gastar esta energia e na redação de um texto acadêmico complexo ao mesmo tempo era muito pra minha cabeça. Por isto fico só no abrir a caixa, olhar tudo, espiar o manual e guardar tudo de novo, para não cair em tentação e desviar de foco, algo muito fácil quando você está na frente de um texto acadêmico (minha orientadora dizia que uma orientanda dela preferia lavar louça a escrever a dissertação - todo mundo escapa pela tangente e um brinquedinho tentador na tua frente é demais para qualquer mortal... ).

 

Pronto, passou o momento mala pro saco, como diria nosso prezado Mr. Lamb.

 

beijos

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já se discutiu isso aqui no CdC, ainda que sem um comparativo direto. Já vi opiniões em vários sentidos, alguns preferindo o Hario, outros o Porlex. Pra fazer a verdade, nos fóruns gringos percebo uma leve preferência em consistência de moagem para o Hario, mas que a ergonomia do Porlex é bem melhor. Na realidade, acho que ambos tem uma qualidade razoável de moagem pelo preço, mas tem qualidade inferior de moagem do que bons elétricos ou manuais de qualidade (como os da OE).

Pra mim é indiscutível. Se a gente não olhar o preço (porlex mais caro) o hario fica envergonhado na frente do porlex. Consistência de moagem? hario, porlex, kiocera não são basicamente as mesmas mós? Comparar com Lidos e Pharos não dá (apesar de não conhecê-los, mas pelos reviews...), assim como, pra mim, não dá pra comparar hario e porlex (experiência própria).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Anita, minha musa!

 

Deixe de pena do bichinho, uso ele três vezes por semana (no mínimo), grãos densos, moles, duros, claros, escuros, brasileiros, gringos, torra decente, torra minha (tabajara), de todo tipo...

 

Nem essa pincelada ele leva. Uma sopradinha básica e tá novo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim é indiscutível. Se a gente não olhar o preço (porlex mais caro) o hario fica envergonhado na frente do porlex. Consistência de moagem? hario, porlex, kiocera não são basicamente as mesmas mós? Comparar com Lidos e Pharos não dá (apesar de não conhecê-los, mas pelos reviews...), assim como, pra mim, não dá pra comparar hario e porlex (experiência própria).

 

É que não só o tipo de mós que influencia, Thiago, mas também o mecanismo de alinhamento e regulagem. Tanto é verdade que a OE vende um kit que estabiliza a mó inferior do Hario Skerton e o transforma em um bom moedor para moagens grossas.

 

De qualquer maneira, como disse, entra muito do gosto pessoal. Há os aficionados do Porlex, há quem prefira o Hario, como em um comparativo que linkei certa vez. Eu utilizo o Hario de vez em quando pra fazer coado em moagem um pouco mais fina (como pro Hario V60, dããã), e ele se sai relativamente bem. Aliás, creio que é pra essa faixa de moagem que foi desenhado. Mas não vejo o Porlex como um upgrade para o Hario, ou vice-versa.

 

Em tempo: o Porlex tem um design bem melhor e mesmo sem ter um percebo que é feito com material de qualidade superior. Talvez se não tivesse o Hario Mini, compraria um. Quem sabe até compre, acessório de café nunca é demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, uma opção estilosa e que tem boas resenhas por aí é o Zassenhaus Turkish grinder (falando em moagem para espresso). Um pouco mais caro que um Porlex grande, mais barato que um Lido.

 

zass175m_ctrd.jpg

 

http://www.sweetmarias.com/sweetmarias/grinders/manual-grinders/zassenhaus-175-m-turkish-mill.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Marcinha, esqueci de responder antes: eu não disse que não xereto, só disse que não ponho em uso imediatamente, ainda mais quando não é algo simples como começar a extrair café numa cafeteira expresso pela primeira vez, algo que demanda tempo, ler, experimentar, jogar fora, começar de novo.... gastar esta energia e na redação de um texto acadêmico complexo ao mesmo tempo era muito pra minha cabeça. Por isto fico só no abrir a caixa, olhar tudo, espiar o manual e guardar tudo de novo, para não cair em tentação e desviar de foco, algo muito fácil quando você está na frente de um texto acadêmico (minha orientadora dizia que uma orientanda dela preferia lavar louça a escrever a dissertação - todo mundo escapa pela tangente e um brinquedinho tentador na tua frente é demais para qualquer mortal... ).

 

Pronto, passou o momento mala pro saco, como diria nosso prezado Mr. Lamb.

 

beijos

 

Ana

 

Hahaha sei bem como é! Na época de escrever a tese, até faxina eu fazia com gosto! Organizava a casa, gavetas, assistia TV (nunca assisti tanto seriado na vida! rsrsrs).... enfim, tudo era mais interessante que a bendita tese! =) Mas passou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Oi Ronaldo,

 

Não sei exatamente como postar aqui, mas vê se o link entra no anúncio do produto: http://www.ebay.com/...984.m1439.l2649

O vendedor é v-japan.

 

Paguei imposto não. Mas pedi ao vendedor que declarasse valor menor que 40 dólares, embora o preço real seja 52.50. Aí chegou bem rápido e sem acréscimo.

 

Marcia, você lembra qual método de shipping você escolheu? Standard ($5) ou Expedited ($12)?

 

Ronaldo Castro, e afinal, você comprou? Chegou? Em quanto tempo? Qual método de envio?

 

Quanta pergunta, hein... Caramba. Fiquei sem graça agora. Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, você lembra qual método de shipping você escolheu? Standard ($5) ou Expedited ($12)?

 

Ronaldo Castro, e afinal, você comprou? Chegou? Em quanto tempo? Qual método de envio?

 

Quanta pergunta, hein... Caramba. Fiquei sem graça agora. Hehe

 

Standard, sempre! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Meu moedor chegou!!! Lógico que teve lambança dos Correios, pra variar... Mas deu tudo certo.

O vendedor do eBay - v-japan - que a Marcia indicou é realmente muito bom. Precisei entrar em contato com ele e foi tranquilo.

O pacote chegou bem embalado, como manda o figurino. Recomendo! :)

Agora só falta eu comprar o grão torrado e começar a brincadeira!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Você vai usar MUITO, Ricardo?

 

Não sei quanto tempo o conjunto dura. Mas acho que Thiago que usa muito e com todo tipo de café nem deve ter trocado ainda. Eu acho desnecessário. Mas ouçamos os mais experientes.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Uso o meu em média umas 3 a 4 vezes por semana, há alguns meses. Já moí grãos bem duros que fizeram minha testa suar.

 

Ele continua moendo como se fosse novo. Não vejo necessidade de pedir mós extras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei grãos torrados na Nicecup Café em São Paulo. Torra de 25/07, ou seja, 6 dias.

Usei o Porlex no segundo e no terceiro clicks. No terceiro click, para 15g de pó eu consegui extrair apenas 18,2g de líquido em 41s! No segundo click foram 15g de líquido (mesma quantidade de pó e tempo). Li nos reviews da Amazon que para espresso se usa o segundo click do Porlex. Tá certo isso mesmo?

Quais clicks vocês usam para espresso nesse moedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei grãos torrados na Nicecup Café em São Paulo. Torra de 25/07, ou seja, 6 dias.

Usei o Porlex no segundo e no terceiro clicks. No terceiro click, para 15g de pó eu consegui extrair apenas 18,2g de líquido em 41s! No segundo click foram 15g de líquido (mesma quantidade de pó e tempo). Li nos reviews da Amazon que para espresso se usa o segundo click do Porlex. Tá certo isso mesmo?

Quais clicks vocês usam para espresso nesse moedor?

 

Caramba , 18 grs de café ? Não é pouco ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal me parece que na Aeropress o ajuste mais usual deste moedor manual portátil seria em média de 7 clicks a partir do zero (será que a maioria usa neste nível na AP??), mas e para espresso, que regulagem andam usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger,

 

Encontrei na internet duas tabelas de referência para moagens no Porlex.

 

Na Espresso Unplugged:

 

Extra Fine (Turkish) = 1 - 2 clicks

Fine (Espresso) = 3 - 4

Medium-Fine (Fine-Medium?) = 5 - 6

Medium (Filter) = 7 - 8

Medium-Coarse = 9 - 10

Coarse (French Press) = 11 - 12

 

E no site Bytown Beanery:

 

Extra Fine (Turkish) = 1 – 2 clicks

Fine (Espresso, Moka Pot) = 3 – 4 clicks

Medium-Fine (Aeropress) = 5 – 6 clicks

Medium (Filter) = 7 – 8 clicks

Medium-Coarse (Percolator) = 9 -10 clicks

Coarse (French Press) = 11 – 12 clicks

 

Eu estou usando no 3º e 4º clicks, mas ainda não sirvo de parâmetro com as minhas extrações... Hehe... :P

Mesmo assim, comparando visualmente com extrações que vi no Santo Grão (Oscar Freire) nesse fim de semana, as tabelas acima estão coerentes. :)

 

Abraços,

 

Santiago

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal sua dica Santiago, valeu, o meu ainda não chegou mas já estou estudando a respeito para quando chegar não errar muito

Pelo site Bytown no aeropress é bem capaz de deixar no quinto click já que o filtro permanente que comprei é aquela segunda versão, a mais fina, mas só testando pra saber, pelo menos agora se tem uma noção.

E nem sonhava que este moedorzinho seria capaz de fazer moagem para Turkish

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

O meu chegou ontem e logo de cara tentei fazer 4 shots por ele na máquina Breville com filtro despressurizado.

Utilizando um café orgânico do Vale do Caxixe com torra média clara que fiz em casa no Gene com uns 5 dias de torra foi bem complicado, fiz a primeira extração na regulagem 4 e a extração foi rápida demais, depois na regulagem em 3 também subextraiu, tentei novamente com maior pressão para compactação com o tamper e nada até que regulei para o nível 2, com bastante pressão no tamper e mesmo assim não foi um shot muito adequado e o sabor não saiu tão bom.

Sempre utilizando 15 gramas de grãos no moedor.

Esse último na regulagem nível 2 a extração saiu 40g de líquido em 22 segundos.

Achei um pouco duro rodar a manivela para moer os grãos até porque a torra clara é mais complicado e nessa primeira tentativa não gostei muito do resultado, vou ter que testar mais, fiquei imaginando se eu tivesse somente este moedor e chegasse em casa 15 pessoas (parentes que as vezes vem em casa, avós, tios, primos) e todos gostam de espresso e ter de fazer esses 15 shots seguidos...

Vai ficar mais como moedor de viagem e para uso no AeroPress e coado, para espresso no primeiro momento achei que quebra um galho mas um moedor elétrico é bem mais prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, na minha opinião, o Porlex ou qualquer outro moedor manual portátil, são feitos para poucas moagens seguidas. Algo como 4x15g de grãos no máximo. Se precisa atender a essa demanda, melhor mesmo é usar um moedor elétrico, ou colocar as visitas para trabalhar! ;) Ou então parte pra um HG One de US$900+!

 

Você usava algum outro moedor antes desse? Está usando WDT para uma distribuição mais regular no PF?

 

Eu ainda estou apanhando, mas acho que o meu problema é a máquina, e não o moedor... Tá difícil chegar num acordo. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Santiago uso o Ikon para coados, o Baratza Vario para espresso e comprei o Porlex para uso em viagem, AP e também quando o Vario estiver com algum grão e querer variar outro ai utilizaria o porlex para espresso.

Ontem não gostei do resultado na xícara, saiu subextraido mesmo no nível 2 com um gosto muito diferente do Vario, mas também tenho que mencionar que é um grão torrado com finalização 2 minutos após o fim do 1º crack, uma torra mais clara, acho que o fator principal foi esse, realmente achei ele duro para moer.

Eu até cogitei em um futuro o HG One caso fosse fazer upgrade mas se for trabalhoso de moer eu to fora e fico com os elétricos mesmo.

E sim utilizo de vários métodos de tamping, o nutation, WDT com um palito de dente rss, de forma convencional, batidinha, e tudo que é voodoo :)

Mas tenho que fazer outras tentativas, com outros grãos, torras mais escuras, duro é ter que ficar jogando shot fora assim com testes, afinal esses cafés não são nada baratos.

O que gostei muito foi da portabilidade e também parece ser bem construído feito para durar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Tem algo que eu acho estranho.

 

Como saber se o ponto de partida pra contar os cliques é o mesmo?

 

Eu aperto até o máximo que consigo (o moedor nem gira neste ponto), e aí vou soltando e conto os clicks. A minha regulagem para espresso duplo (com 20g) era no clique 9 +ou-. Em 3 ou 4, como sugerem os links, simplesmente não saia nada na Baby Twin.

 

Digo era, porque comprei um Preciso e atualmente o Porlex está emprestado. Ah, e agora estou usando 18g para o duplo :-p

 

E vcs? Como fazem para determinar o ponto inicial de onde começam a contar os cliques?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...