Ir para conteúdo

Dúvidas de cafeteira comprada pra um negócio


Tauanã

Postagens recomendadas

Oi gente, 

 

Estou abrindo um espaço para café da manhã e delicatessen em Visconde de Mauá, no RJ e estamos com algumas dúvidas quanto a maquinário de café. Compramos uma Espressione Café Roma Deluxe usada e o moedor embutido dela tem travado e não está mais empurrando o café moído pra baixo, a vendedora disse que podemos mandar pra assistência ou ela pode devolver o valor pago (R$750), o que vocês acham, compensa eu pegar o dinheiro de volta ou esse tipo de concerto é manutenção de rotina? Porque no geral a cafeteira está funcionando legal, tanto a passagem do café quanto o vaporizador e o preço parece ter sido bacana, só tem pegado mesmo esse problema com o moinho. Tive a ideia de comprar um moinho extra, mas não queremos gastar muito mais, alguma sugestão?

 

Pra quem quiser ver o modelo da cafeteira comprada, é esse aqui: http://www.espressione.com.br/site/detalhes_produto.php?idProduto=5〈=pt

Obrigado desde já pelas respostas!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que esse moedor é identico ao nemox que alguns aqui tem , é um bom moedor , mas , fragil para o seu uso , a cafeteira é residencial , se o seu negócio é voltado para o cafe da manhã e digamos que no horário de pico vc faça 20 espressos , essa maquina não vai aguentar , no seu lugar eu pegaria o dinheiro de volta e compraria uma maquina multibebida como a Tres

 

http://loja.escolhatres.com.br/maquinas

 

Para o seu uso o modelo "serv" é o ideal , faz todos os tipos de bebidas , vc podera oferecer desde espresso , chas , chocolates e lattes , descafeinados e etc.

Ela vai custar um pouco mais caro (R$ 850, 00) que o modelo mais simples , mas é robusta.

Por usar capsulas o seu controle de estoque será mais simples e sua margem de lucro bem maior pois enquanto a sua maquina atual faz um cafe , essa fará no mesmo tempo e com menos trabalho pelo menos 5 bebidas variadas (desde um chocolate ate um chá) .

 

O problema de uma maquina residencial em um ambiente comercial é que inevitavelmente ela deixara vc na mão , como esta fazendo agora.

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Na verdade é a mesma dúvida que foi discutida em pergunta similar na semana passada.

 

Os equipamentos domésticos simplesmente não suportam o ritmo comercial. Mesmo que seja um ambiente pequeno ou começando e saiam poucos cafés por dia, no horário em que saírem pedidos de vários em seguida, você diz o que para o segundo (ou terceiro, ou quarto ou quinto) cliente: - Olha, seu café vai demorar uns minutos pois preciso esperar a máquina se recuperar.

 

??

 

ou

 

- Seu expresso vai demorar ainda mais porque acabei de vaporizar o latte daquele cliente e a máquina precisa de mais tempo, mas daqui a pouco sai.

 

??

 

Enquanto isto o cliente foi tomar café na casa ao lado que usa uma máquina profissional e não precisa de tempo de recuperação, além de ser projetada para aguentar o tranco comercial.

 

Boa parte das domésticas nem vaporiza direito por falta de potência na máquina para isto.

 

Boa sorte na sua busca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas!

Quando comprei pensava que essa máquina era pra uso pelo menos semi-profissional já que o preço de nova dela estava na casa dos R$1.700 e antigamente ela era usada com esse fim. Até então tenho testado com uso doméstico passando 3 a 4 cafés por vez, 2 com espuma e não tinha pensado que poderia dar problemas fora o moinho, mas vou pensar nisso que vocês disseram, vocês tem mais algum modelo pra indicar de até R$1.000 que me atenda legal? Gostei da indicação do Carlos Eduardo, só achei que falta nela o vaporizador e gostaria de algo com um toque mais artesanal, o objetivo do espaço aqui é usar o máximo de coisas orgânicas, naturais, então usar cápsulas apesar de muito mais prático e fácil de calcular vai perder o propósito.

Anita

 

Nesse momento os gastos estão no pescoço, mas vem passar um fim de semana aqui, o espaço é no alto Maringá com um riozinho lindo atrás de casa!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não me tente, não posso agora... saudade desse lugar mágico...

 

Faz sentido tanto a preocupação ecológica quanto a ideia de um café mais artesanal, algo mais slow e comfort food (palavras da moda no mundo gastronômico), mas precisa mesmo de um equipamento mais profissional, o equipamento caseiro não vai suportar fluxo e vai te deixar na mão.

 

Considere a possibilidade de alugar. Vem o set (moinho + máquina) e assistência técnica embutida. Só não sei com que agilidade eles subiriam a Mauá.

 

Você precisa neste momento resolver do moinho. Procure ML ou OLX se aparece alguma oportunidade. E depois tentar uma máquina mais pro. E um café de qualidade (gourmet pelo menos) pode ser seu diferencial na região. E junte com uns pães de levain feitos aí mesmo por vocês (já conheceu nosso famoso tópico do pão e café?) e vocês podem realmente marcar presença na região.

 

Boa sorte! Depois informa o nome do lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc faz questão de vaporizador , tem o modelo "gesto" que tem vaporizador , não será tao robusta , o seu limite de 1000 reais tornam impossível o que vc quer , um moedor residencial bom vai custar isso.

Qualquer coisa profissional é bem mais cara , modelo usados vão inevitavelmente exigir alguma manutenção ou reparo , aluguel é uma solução , mas , com certeza vai apertar muito sua margem de lucro .

Superautomaticas como o Ruston falou , também resolveriam , mas , as mais simples estao na faixa de 2000 reais.

Se vc não quiser fazer como todas as pousadas da região que acabam disponibilizando 3 garrafas termicas com café coado , leite e agua quente para chá , a sua solução é uma multibebidas ou investir uma quantia muito superior a 1000 reais.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri uma cafeteria a alguns meses, e entre comprar uma máquina doméstica, porém robusta (a silvia) e alugar, optei por alugar, e pra um espaço que está começando, é a melhor opção ao meu ver, principalmente se a pessoa não tem experiencia nenhuma com máquinas de espresso e pouca com o universo do café, e sinto dizer, infelizmente isso é um investimento que não dá economizar caso queira ter um bom resultado no produto final e pretenda ter um fluxo comercial bom.

 

Aqui em SSA, aluguei uma faema 2 grupos mais moinho por 300 pilas/mês. Ao final do ano dá o preço de uma igual usada, mas pela assistencia técnica e por estar começando, alugar foi a melhor opção

 

Boa sorte !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sem garrafa térmica, pelo amor.

 

Melhor investir num moinho e fazer coados com mais frequência durante o dia. Melhor um coado bem feito do que um expresso mal tirado (quente ou frio em excesso ou sem crema porque a máquina não dá conta - crema faz parte do expresso, ainda que dependendo do café, tipo e data da torra, a camada da crema seja maior ou menor - mas sem não dá, é expresso mal feito).

 

Pelo menos a de cápsulas, ainda que este modelo menos robusto (mas que vaporiza e considerando que saiam menos lattes), dará uma bebida sempre de mesmo padrão, mesmo tipo de crema todas as vezes. E dispensa o moinho.

 

Para o café extraído no porta-filtro e com qualidade, vai realmente precisar investir mais.

 

Talvez um meio-termo no começo: buscar um moinho comercial usado e focar nos coados (e investir num coado de qualidade, usando isto como diferencial do seu espaço) e encher porquinhos para no futuro partir para uma expresso robusta. Se quiser se destacar um pouquinho na região enquanto não viria o (bom) expresso, coloque outros métodos que não custam caro pra implementar: Clever, aeropress. E os coados faça no Hario. Melhor coar várias vezes de manhã e oferecer uma jarrinha fresquinha do que um expresso mal extraído.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Realmente já mudei de opinão na hora de inaugurar meu espaço tb. Além das dicas do Miyamoto, e de outros, realmente é arriscado começar e não consegui suprir uma futura necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

E ouça os conselhos do Fernando.

 

Só lembrando que mesmo a Silvia é doméstica e não indicada para ambientes comerciais. Ela é robusta, mas cairia no mesmo problema de ter que aguardar a máquina se recuperar, principalmente após vaporizar e o cliente ali esperando.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito obrigado pelas dicas, estão ajudando e muito!

A pessoa que me vendeu a cafeteira emprestou uma Lavazza El 3200 que tinha parada pra usarmos até estruturarmos melhor o espaço, apesar de ser café em cápsula é o melhor que já provei, e até então vai ser a minha próxima aquisição pro espaço sem dúvidas. O legal é que a Espressione vai ficar pra fazer o leite vaporizado e cafés mais artesanais. Consegui também um moedor que um parente vai me trazer da Argentina, simples mas dá pra começar já que teremos as cápsulas.

Anita, o nome do espaço será Media Luna, fica perto do Warabi no alto Maringá. Gostei muito das suas ideias pra aprimorar os cafés passados, vi alguns videos no youtube de como são feitos mas não encontrei os equipamentos, aonde consigo comprar eles por um preço justo? Quando vier pra Mauá venha tomar um café, vai ser muito bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Cafés coados? Eu faria uma placa imensa para colocar na porta: melhor coado da região (e Aeropress, Clever... ).

 

Arrume um retalho de madeira por aí (um toco de árvore, alguma madeira descartada), leve a um marceneiro para aplainar, colocar os pés laterais (tipo um banquinho, 18 ou 20 cm de altura) e montar a drip station (estação de coados). Faça no mesmo marceneiro os furos: para o Hario diâmetro de 5,4 cm. Uns 2 ou 3 furos, para uns 2 ou 3 coados simultâneos.

 

Coloque em local bem visível, para chamar a atenção.

 

Onde comprar? Use nossa busca para localizar o kit Hario, ótimo preço para o kit completo, compre um para cada furo da estação.

 

Demais ítens, Clever tem no Coador Dourado na internet.

 

Sugiro também escrever para um colega nosso sumido, o Juliano, que reformou a cafeteria, toda linda e mudou de ramo.

 

Ele estava vendendo tudo, talvez tenha sobrado uns algos que podem te interessar. Procure na lista de membros o Juliano.

 

E com qual café vai trabalhar? Precisa ser um bom. Pode arrumar um fornecedor no Rio.

 

Bons cafés e boas compras.

 

PS: personalize sua foto e complete seu perfil. Facilita a comunicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito obrigado pelas dicas, estão ajudando e muito!

 

A pessoa que me vendeu a cafeteira emprestou uma Lavazza El 3200 que tinha parada pra usarmos até estruturarmos melhor o espaço, apesar de ser café em cápsula é o melhor que já provei, e até então vai ser a minha próxima aquisição pro espaço sem dúvidas. O legal é que a Espressione vai ficar pra fazer o leite vaporizado e cafés mais artesanais. Consegui também um moedor que um parente vai me trazer da Argentina, simples mas dá pra começar já que teremos as cápsulas.

 

Anita, o nome do espaço será Media Luna, fica perto do Warabi no alto Maringá. Gostei muito das suas ideias pra aprimorar os cafés passados, vi alguns videos no youtube de como são feitos mas não encontrei os equipamentos, aonde consigo comprar eles por um preço justo? Quando vier pra Mauá venha tomar um café, vai ser muito bem vinda!

 

Saudades da comida do Chef Julio Buschinelli !!!! Restaurante Rosmarinus

Não consigo esquecer do risoto de alecrim e da truta salmonada ( http://www.rosmarinus.com.br/restaurante  )

 

Siga o exemplo deste chef ! Procure trabalhar com um nível de excelência em tudo que fizer.... Com o tempo será reconhecida, ainda mais na região que você está  !

A grana está curta...  Comece com o simples, mas com ingredientes de qualidade, porque o simples bem feito, possui o seu valor ... Ainda mais se for regado com uma bela colherada de amor !

 

Esqueça máquina de café neste momento e adquira apenas um moinho. Invista em um café coado no pano( combina com a sua região). Siga as dicas da estação para coados da Ana, mas eu sugiro fazer várias estações e passar o café na hora ...isto mesmo ! Na mesa do cliente já em cima da xícara ....Nada de garrafa térmica !

Mas terá que estudar e ler bastante ... Terá que usar um bom café(o pessoal pode indicar) e com torra recente, além de saber a moagem correta, temperatura correta etc e tal !

 

Outra coisa: O café vai ser o diferencial, mas terá que fazer os acompanhamentos ( pães, doces, bolos etc e tal ) Eu não teria um cardápio muito extenso... venderia produtos feitos por você ! Usando ingredientes da região.  

 

Devore as informações deste forum, leia muito e não tenha vergonha de perguntar... Ajuste as informações pessoais, pois isto ajuda e vai trazer um melhor relacionamento no forum... Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome.

 

Prazer !

Fernando Lopes

 

Boa sorte e que Deus te ilumine !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que preconceito com a garrafa térmica... Se tem a mínima clientela que vai passar só pra tomar um café, pode ser uma opção para o café do dia. E deixa para os métodos entediantes para quem está a fim de ficar lá conversando e provando algo diferente - e mais caro.

O que mais me incomoda em diversas cafeterias especiais é a falta de visão para manter e atrair o cliente "normal". Perdi a conta de quantas vezes vi, em um certo lugar aí, o coitado do cliente tendo um chá de baboseira de 10 minutos enquanto ele só queria um café...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Blargh..

 

Frio e se ainda estiver adoçado, piora...

 

Ferve um pouco de água e enquanto isto mói e prepara o filtro.

 

Em 10 minutos no máximo cliente recebe um café fresco e decente. E cobre um preço justo, não precisa ser nada do outro mundo.

 

Aliás a chaleira elétrica ferve em exatos 5'. Eu marquei.

 

Cobrar x do cliente por um café esfriando na térmica, cobre o mesmo x e sirva um fresco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que preconceito com a garrafa térmica... Se tem a mínima clientela que vai passar só pra tomar um café, pode ser uma opção para o café do dia. E deixa para os métodos entediantes para quem está a fim de ficar lá conversando e provando algo diferente - e mais caro.

 

O que mais me incomoda em diversas cafeterias especiais é a falta de visão para manter e atrair o cliente "normal". Perdi a conta de quantas vezes vi, em um certo lugar aí, o coitado do cliente tendo um chá de baboseira de 10 minutos enquanto ele só queria um café...

Não é difícil imaginar de onde fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Blargh pra garrafa térmica. Faz um coado fresco na hora.

 

O Márcio não vem nos meus encontrinhos. Se algum dia ele viesse, o café dele eu faria de manhã cedo e largaria na térmica.

 

Para os demais faço fresquinho na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias fizemos um café muito bom coado, e usamos uma Melita com jarra de vidro, que é a mesma que a Bonavita. Acho que eram umas 9h30. Depois do almoço ainda tinha uns 200 ml ou mais, esquentamos a base e provei, ainda estava muito bom.

 

Certamente se pago caro por um café especial, espero uma extração especial, mas café bom não precisa ser assim. É muito 8 ou 80...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que cafés com robusta e/ou menos selecionados oxidam mais rápido? Sempre tive a impressão que cafés mais comuns alteram muito o paladar em coisa de uma hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu gosto da idéia dos coados, mas..... infelizmente a cultura de café no brasil é café coado em casa, espresso (mesmo que ruim) na rua e eventualmente um café de padaria. Eu amo coados, mas além de equipamento, você vai ter que investir em marketing, paciência e estudar um bocado, porque o diferencial do produto vai estar muito mais no seu papo do que na xícara, e quando digo papo, é uma mistura de lábia de vendedor e conhecimento técnico do que tá vendendo. Nas cafeterias que conheço, os coados correspondem a menos de 10% das vendas. Vale a pena estudar seu público e ver se eles tem o perfil dos coados/slow coffe (afinal, uma french press pode demorar até 6 minutos pra ficar pronta) antes de investir

 

Se for pros filtrados/percolados, recomendo a french press (paguei 6 reais em algumas na região da 25 de março e são excelentes pelo preço cobrado, heehhehe), siphon/globinho (é muito charmoso o método) e Hario V60. O V60 acho mais interessante servir direto na xícara e fazer na frente do cliente do que usar a drip station. Aeropress também é uma boa pelo sabor. Uma ou duas chaleiras de água quente calha super bem, se não me engano a cuisinart tem uma com controle de temperatura que é excelente pra experimentar. Se tiver algo pra manter as xícaras aquecidas seria ótimo, senão, é bom esquentar com água antes de servir. O ruim disso tudo é que, colocando nisso um moedor básico, o kit já beira uns mil reais =[

 

Eu ainda recomendo alugar uma máquina, ou fazer um empréstimo e comprar uma faema com moedor usada. São máquinas bastante robustas, e caso a cafeteria não dê certo, dá pra vender por um preço muito próximo ao da compra se ela for mantida em bom estado. É um capital que fica congelado, mas que não se perde também, e pode ficar mais barato do que ficar comprando duas, três, quatro máquinas pra ver se da certo ou não. Aluguem por seis meses, o prejuízo não será dos maiores e vai ser um tempo super bom pra experimentarem o próprio espaço e aprimorarem os conhecimentos. O fórum foi essencial nesse ponto pra mim, até pra desenvolver um pensamento crítico e não dizer amém a tudo que encontro aqui, heheheheh

 

Quanto ao café, sou suspeito de falar. Trabalho com o Terroá, e além de gostar muito do serviço deles, eles trabalham com torras claras (sol amarelo e vento norte) que em coados (e até num espresso pra paladares mais curiosos) ficam excelentes. Geralmente a partir de 10 kg ele dá o frete ou se ficar muito caro, dá pra dividir, e ele torra toda semana. Também sugiro provar porque reparei que estive agora em SP, que a produção de cafés de Piatã chega relativamente pouco no sudeste, e existe uma curiosidade de provar os cafés dessa região. Isso já trás um diferencial pro produto vendido

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...