Oi gente! Sou relativamente novo por aqui, mas tenho acompanhado o fórum já faz um tempo.
Tenho uma Tramontina Express Pro que tem sido uma boa companheira nos últimos anos. Porém acabei me apaixonando por latte art há alguns meses, e aí comecei a perceber as limitações da Tramontina. Agora estou pensando em fazer um upgrade e após pesquisar um pouco, acabei encontrando a S1 Vivaldi, da La Spaziale, que parece atender minhas expectativas. O fato dela ser vendida oficialmente no Brasil também é uma vantagem (tanto pela praticidade quanto pela segurança da garantia e serviço aqui). Porém eu fiquei um pouco confuso com relação às versões e modelos disponíveis. Pelo que pude compilar até agora:
No site oficial da La Spaziale, só existe um modelo da S1 Vivaldi. A distribuidora oficial no Brasil também trabalha com este mesmo modelo.
Existe uma segunda versão, chamada Vivaldi II, criada em parceria com a Chris'Coffee, e vendida nos EUA. Esta versão tem uma série de melhorias em relação à S1 Vivaldi "padrão".
Existe uma terceira versão, chamada Lucca A53, distribuida pela Clive Coffee. Aparentemente ela inclui ainda mais melhorias em cima da Vivaldi II.
Pouco depois de lançar a V2, a La Spaziale passou a fabricar a V1 usando a mesma controladora da V2. Portanto, teoricamente é possível fazer o "upgrade" da V1 para trabalhar como V2 (mas somente a controladora, já que a V1 não tem o manômetro duplo da V2, por exemplo).
Pra complicar um pouco mais, eu achei que a V2 só era vendida nos EUA, mas tem um site italiano (espressocoffeeshop.com) que vende a Vivaldi II, mas as fotos são da V1.
Eu tentei questionar o distribuidor no Brasil sobre estas diferenças, mas eles não souberam me responder.
A minha questão é: vale a pena comprar uma Vivaldi V1 no Brasil, ou o distribuidor aqui está vendendo uma máquina ultrapassada e desatualizada? E levando em consideração a possibilidade de "upgrade", eu conseguiria uma performance similar a V2 se tivesse uma V1?