Ir para conteúdo

Gabrielprz

Senior Members
  • Total de itens

    16
  • Registro em

  • Última visita

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Gabrielprz's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Dedicated
  • Collaborator
  • First Post
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

4

Reputação

  1. Acabei indo pela Oster que tava com um bom preço na black friday e o moinho é de inox! valeu pelo Feedback
  2. Como é esse controle de temperatura? Seleciona em graus celsius? Eu andei refletindo sobre o assunto, realmente “precisar” é uma palavra forte hehehe. Seria uma questão de comodidade aqui pra casa, já que só rola espresso quando eu faço. Minha esposa gosta, porém não se interessa em fazer. Na pior das hipóteses levo a máquina para o trabalho. Vou aproveitar essa black friday que tá com bons descontos
  3. Fala pessoal, venho mais uma vez recorrer ao fórum em busca de conselhos e dicas! Gosto muito de cafés e todos os métodos de preparo, já possuo uma máquina semiautomática (Breville Bambino Plus) e pretendo fazer um upgrade no futuro. Minha esposa também aprecia bons cafés, porém não tem tanta paciência para todo ritual que o espresso exige, ela é mais adepta dos cafés de capsula. Então uma alternativa que pensei pra ela e também pra quando viessem visitas e desse preguiça tirar vários espressos em sequência, foi uma superautomática. Sei que o café de uma máquina dessas se aproxima de um tirado em filtro de parede dupla, mas não me importo tanto, já que vou manter dois tipos de máquina. Pesquisando encontrei as opções da Gaggia, que sinceramente não consegui identificar muito bem a diferença entre cada uma delas em relação ao espresso (me parece que todas ela usam o mesmo sistema de moedor de cerâmica), o que em tese resultaria em um espresso mais ou menos parecido. Algumas possibilitam inclusive o controle de temperatura, porém não há informações quanto a precisão (fala-se em três níveis de regulagem o ideal era controlar a temperatura de extração). Há também a Saeco Lirika, que parece ser uma máquina bem consolidada. E por fim, a recente lançada Oster Super Automática, que tem review no canal do Thales. Dentre essas busco o melhor custo benefício, já que não vai ser minha opção principal. Alguma sugestão? agradeço desde já =)
  4. Queria ter controle da temperatura ou ao menos saber quantos graus aproximadamente saia a extração, pra poder me adaptar e encontrar grão que funcione bem pra ela… já tentei essa técnica de surfar o vaporizador, por mais de 30s e não resolveu. O que me resta é usar a dica do porta filtro pressurizado em outro cachimbo.
  5. Muito obrigado pelas informações Mario! Sendo 9bar, acho que o meu problema se resume a baixa temperatura, e aí teria que conviver com isso e buscar outras alternativas de grãos
  6. Achava que todas essas máquinas caseiras usavam mais pressão do que o padrão pra espresso. Boa ideia essa de usar o filtro pressurizado, vou testar
  7. Amigos, depois de pesquisar bastante e não encontrar muitas informações resolvi abrir esse tópico pra ver se consigo algumas respostas. Bem, em primeiro lugar tenho essa máquina , comprei no mercado livre nova, porém ela não é aquele modelo da Tramontina. Apesar de ela possuir uma tecnologia mais avançada em relação à Tramontina infuser/express, ela não tem como controlar a temperatura de extração e nem tem medidor de pressão. Lendo sobre o assunto, vi que duas modificações importantes que melhoram consideravelmente a extração são o controle de temperatura (PID) e controlar a pressão (OPV). Não encontrei vídeos no YouTube com tutoriais específicos pra essas modificações dessa máquina específica e nem de produtos específicos pra ela. Vi que tem muita coisa sobre a Gaggia Classic. Pra tentar melhorar meus espressos instalei chuveiro IMS e Basket IMS, e utilizo WDT, distribuidor e tamper com dinamômetro, mas ainda assim acho que minhas extrações faltam temperatura e o espresso sai muito ácido. Agora minhas dúvidas. Fazendo essas modificações vou conseguir uma extração melhor? Tem indicações de equipamentos? PID e OPV? São fáceis de instalar/ tem algum tutorial? Desde já obrigado:)
  8. Exatamente essa sensação! Valeu pelo relato @Lauro Schmith, então acredito que haja solução hehehe, porque se não iria jogar a cafeteira de cima do prédio... Bom também saber que o K4 dá conta e com 30s somente de moagem, parece ser o melhor custo benefício Bom saber @regisassao. Você usa que maquina ? Outra pergunta sobre o K4, ele atende bem em outros métodos? principalmente coado (v60)
  9. Bacana!! Olhei o tópico do Bravito e foram tantos elogios que eu to inclinado a pegar ele! mas vou esperar um pouco mais. Depois deixa aqui o seu relato =)
  10. Vi que os Kingrinder são muito parecidos com 1Zpresso, porém mais em conta. Por isso fiquei entre k4 e bravito
  11. por volta de R$2500, que seria o preço do bravito. Como disse, tenho o smartgrinder da breville que me atende satisfatoriamente para os coados e prensa. O negócio é o espresso. Se fosse para gastar muito acima disso, acredito que seria melhor fazer um upgrade de máquina.
  12. Eu uso o breville/tramontina smartgrinder, mas estou achando que fica muito ácido o café, e quando afino mais fica superextraído (15g em 50s, por exemplo). As opções que vi que seriam melhores e que vendem aqui no Brasil seriam baratza sette (30 ou 270, sendo que no momento só esta vendendo o 30) e o vario-w, também anúncio pausado no ML. alguma outra sugestão ?
  13. Valeu pelas dicas @Medeiros123 Você ja testou os dois moedores? sentiu muita diferença que justifique o valor bem mais caro do Bravito? Pra mim interessa mais o custo benefício, mas se for para não dar certo e ficar frustrado, melhor comprar o melhor moedor haeheheh
  14. Desde já obrigado por compartilhar teu relato. Olha.. só tive essa máquina mesmo, bambino plus, comprei ela no ML de uma revendedor que trouxe de fora, zerada na caixa, e na época achei bom o preço, menos de 3 mil reais, enquanto aqui o modelo mais simples da breville/tramontina tava 4500. Ja tentei cafés da Unique, da KOA (muito bons achei) e mitsuo nakao (esse porque vende próximo aqui de casa), todos com torra menos de 30 dias. Ultimamente compro da KOA cafés, pois é o que chega com menos tempo e consequentemente torra mais recente (já consegui com torra de 06 dias). Moro em Belém - PA e, tinha uma torrefação local muito boa, mas infelizmente fechou. Os cafés do Mario demoram mais de duas semanas pra chegar aqui e acaba não compensando... Eu comprei grão com torra mais escura, pois estava usando torra média e achei que tava muito ácido.. Ainda assim não chega nem perto de torras como do starbucks hehe. OS últimos que tentei foram da KOA cafés, especificamente o chocolatto e o moquinha. Acredito que um dos pontos que estão contribuindo para acidez seja a temperatura da máquina (mas não tenho certeza). Infelizmente esse modelo bambino plus não tem como regular, diferente dos outros modelos um pouco mais avançados da Breville. Também dificulta um pouco o fato de não ter medidor de pressão, que dá um indicativo se a espessura/quantidade de grãos está adequada. No geral acho que tenho feito a preparação do disco corretamente.. por isso pensei nos moedores manuais, pois lendo relatos vi que entregam uma moagem mais precisa e tendem a extrair mais corpo e doçura.
  15. Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e estou pesquisando moedor para espressos e ainda não achei uma postagem que me esclarecesse definitivamente. Tenho uma máquina da breville, a bambino plus, que parece ser um pouco inferior às vendidas aqui no Brasil pela Tramontina, pois não possui meios de ajustar a temperatura e nem possui medidor de pressão. Uso junto com ela o moedor da Tramontina/Breville smartgrinder e ao fazer as extrações nunca consegui um resultado satisfatório. Pesquisa do bastante na internet, vi várias recomendações para usar acessórios que facilitam muito, entre eles distribuidor, desempelotador do café, puck screen e um tamper melhor. Adquiri tudo aliado a um filtro naked, o que ajudou bastante a melhorar a consistência da crema do café. Consigo fazer um café mais ou menos com as seguintes especificações: 16,5g no portafiltro, 36g na xícara, 26s de extração. Aqui dois pontos, a contagem da extração começa quando? Vi que tem balanças que medem a partir do momento que o espresso cai na xícara, e que outros medem no momento que se aperta o botão para extrair.. tenho começado a contagem logo após a pré-infusao. Apesar de todo o esforço e de aparentemente sair um espresso com cor correta, crema consistente e proporção adequada, o sensorial não me agrada, pois geralmente é um espresso muito ácido. Se eu fizer um ajuste no moedor para ficar mais fino, a extração acaba retardando e vai para 30s ou mais ... E geralmente o café amarga demais, também não consegui ajustar só na quantia de pó. Resultado: só estou usando a máquina para fazer bebidas com leite, para poder disfarçar um pouco o excesso de acidez. Não acho que o problema seja o café. Adquiri cafés com torra mais escura e o problema persiste. Pesquisando vi que o problema pode ser o moedor, e após vários modelos, cheguei a dois: kingrinder k4 e bravito (Bravo IT), que de acordo com as informações do fórum, entregam um espresso com perfil mais encorpado e doce. Se a questão fosse só preço, claro que iria no custo benefício do K4. No entanto, ele é por ajuste de clicks e pode ser que eu tenha o mesmo problema do Breville (posso estar enganado). Por outro lado, já vi relatos de pessoas aqui do fórum que disseram não ter visto diferença na xícara entre o Bravito e o K4. E agora? Vocês acham que o meu problema se resolve mesmo com o moedor? ou minha limitação é a Máquina ? Se for o moedor qual deles escolher ? Gostaria do K4 por ser mais barato, mas será que resolveria ou preciso gastar mais ? A minha ideia é ficar com o Breville para métodos coados e com o manual somente para espresso (eventualmente para coado só em viagem). O que me dizem ?
×
×
  • Criar Novo...