Ir para conteúdo

ederlima14

Novatos
  • Total de itens

    8
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por ederlima14

  1. 8 horas atrás, rluik disse:

    Ah, avalie cada café individualmente. Já comprei o Native Orgânico em grãos do supermercado com meses de torra e surpreendentemente pra mim tinha mais aroma e sabor achocolatado que o Orfeu Orgânico com torra recente que comprei diretamente da loja online deles. Peguei o Orfeu Intenso em promoção recentemente e veio data de fabricação de 2 meses atrás! Na prensa francesa ficava aparecendo um sabor amargo que tive que engrossar a moagem um nível pra sumir, e então honestamente não identifiquei nenhum sabor especial na xícara, no espresso um pouco melhor como se fosse o clássico com menos acidez. Uma vez o Orfeu Clássico estava mais floral e na outra vez menos, ou seja uma marca um pouco sem consistência que não envia torra fresca sempre.

    Mas na questão do frete pode valer a pena, não precisa comprar 250g por vez, aqui consumo 1kg por mês e peço essa quantidade logo. Melhor no fim do mês ter um café torrado há 40 dias do que ir no mercado e pegar um café torrado há 10 meses atrás só porque o kg está R$10 mais barato.

    Ainda sobre arábica vs robusta, é da tradição italiana usar um blend com uma porcentagem de robusta misturada para dar mais corpo/crema e até um toque amargo como gosto pessoal/cultural (pense chocolate 90% cacau ou mais). Acho que tem cápsulas da Nespresso que não são 100% arábica. Não significa necessariamente falta de qualidade.

    Valeu mais uma vez pelas excelentes dicas.

    Moro no interior do Ceará e sofro com duas coisas: 1- a distância para a capital (o que dificulta o acesso a grãos e cafés de qualidade bem como encarece o frete pra comprar pela internet) e 2- a ausência de publico local que aprecie um bom café (o que faz com os comerciantes locais não invistam no oferecimento de boas opções).

    Mas creio que posso contornar esse problema com duas medidas: comprar café pela internet em quantidades maiores (como você sugeriu) e em parceria com alguns amigos (aí barateia o frete no rateio) e experimentar essas linhas goumert de alguns fabricantes que vendem nos supermercados. Creio que o Mellita Regiões, o Santa Clara Reserva de Familia e o Rituais da Três Corações, devem dar pro gasto na falta de coisa melhor. O osso é que aqui onde moro, praticamente só tem essas três opções no comércio local.

    Hoje vou experimentar o Café da Seleção do Mário que chegou ontem.

  2. 2 horas atrás, rluik disse:

    Robusta (não-especial) não desenvolve os mesmos aromas e sabores que o Arábica, pela grande indústria ele é sempre muito torrado e traz gosto de queimado, é melhor o Arábica.

    Porém veja, 100% Arábica não significa nada. Pode ser 100% Arábica extremamente queimado e cheio de grãos defeituosos. Por isso foque na classificação (gourmet, especial, pontuação) e as notas sensoriais indicadas na embalagem. Quando não tem as notas sensoriais especificadas na embalagem eu simplesmente "passo", porque aí você tem certeza que não vai encontrar nada já que nem a marca atingiu a qualidade necessária pra estar autorizada a escrever na embalagem a característica como chamativo.

    A 3 Corações deu uma relançada na linha Rituais, vê se chega em algum mercado por aí.

    Valeu amigo. Bastante esclarecedor! 

  3. Aproveito o tópico para pedir ajuda na seguinte duvida:

    Tenho duas maquinas expresso de entrada (oster primalatte 2 e britania 15b), que utilizam a moagem fina para extração de expresso.

    Estou ciente que a qualidade do café é dependente do tipo de grão, da moagem e da torra.

    Mas pra quem mora no sertão do Ceará e cujas opções de bons cafés estão limitadas a compras pela internet, com fretes caros ultimamente que acabam muitas vezes inviabilizando a compra de pequenas quantidades, acaba ficando preso (a contragosto) aos cafés industrializados vendidos no supermercado.

    Sei que o mínimo aceitavel nesses cafés de supermercado é comprar café 100% arábica com torra recente. Assim, deve-se procurar aqueles que tem o selo gourmet da ABIC (exemplos: Santa Clara reserva de familia e Melita Regiões).

    Mas surgiu a seguinte duvida: encontrando um café gourmet com torra velha e um café robusta com torra recente, qual dois escolher? Entre o grão 100% arabica e um café robusta fresco, qual iria proporcionar uma melhor experiencia?

  4. Gostaria de uma ajuda, não sei se esse é o tópico adequado. Se não for, perdoem-me....

    Estou esperando chegar pelo correio uma cafeteira expresso britania 15b comprada e usada poucas vezes e depois guardada.

    Antes de usar a primeira vez, quero fazer uma limpeza interna e externa.

    Em relação a limpeza interna, basta fazer circular agua dentro dela ou é necessário acrescentar algum outro produto?

    Quem puder ajudar agradeço.

    • Curtir 1
  5. Boa tarde amigos,

    Estou ressuscitando o tópico porque resolvi comprar uma segunda cafeteira expresso de baixo custo pra usar no trabalho.

    Pesquisando pelo mercado livre achei uma peça do modelo desse tópico pela bagatela de 110,00 reais. Segundo as informações do vendedor, ela foi comprada há uns 02 anos e foi usada poucas vezes. Vem com todos os acessorios de fábrica, manual, etc.

    Ainda estou esperando chegar pelo correio, mas pra terem uma ideia, o estado de conservação dela é similar desse anuncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1218713508-cafeteira-expresso-britnia-15b-_JM?quantity=1&variation=35858559483#redirectedFromSimilar=https%3A%2F%2Fproduto.mercadolivre.com.br%2FMLB-1531193744-cafeteira-expresso-britnia-15b-_JM, sendo que talvez esteja até mais bem conservada.

    Estou ciente das limitações dessa maquina pois li tudo o que pude relacionada a ela e suas similares de outras marcas (mondial, philco, electrolux...) aqui no Clube do Café. Sei que se usar um café de qualidade com uma moagem adequada posso obter bons expressos nela.

    Dito isso, gostaria de saber a opinião de vocês em relação ao seguinte:

    1- Tendo em vista o contexto (preço mais estado de conservação) e o objetivo da compra (usar só no trabalho numa média de uns 04 expressos diários) fiz uma boa compra?

    2- Partindo do principio que as informações do vendedor sobre o estado dela estejam certas (vou confirmar quando receber e testar), devo adotar algum cuidado além de fazer uma limpeza interna e externa nela?

    Desde já agradeço as respostas. 

  6. Oi,

    Tinha a mesma dúvida que você em relação a essa cafeteira. Pelo que pesquisei neste e em outros fóruns, o preço dela já esteve bem mais em conta até há algum tempo atrás. Porém com a alta dolar a tendência é que o preço de produtos eletro-eletrônicos mantenham-se no atual patamar. 

    Dito isso, acho que (a não ser que o dolar tenha uma grande baixa, o que é muito improvável) será muito dificil achar esse cafeteira num preço melhor.

    Eu mesmo venho monitorando o preço da Oster Prima Latte II há cerca de um mês e não tenho achado menor do que esse. Tanto é que acabei comprando ela por 899,00 nas americanas, que foi o menor preço que achei na voltagem de 220.

    Particularmente estou gostando da cafeteira. Sei que por esse valor é possível comprar uma maquina melhor semi-nova ou uma nova mais em conta com um moedor razoavel. Tudo depende do perfil de cada um.

    É isso aí... 

×
×
  • Criar Novo...