Obrigado,
Nada a declarar! Junto ao fisco.
Acredito que os vôos oriundos da Europa não sofrem o mesmo tipo de controle rigoroso dos que vêm do USA.
Entretanto, o valor dos 2 equipamentos, descontado os impostos de lá (o que não foi o meu caso), cabem na cota de 1 casal (usd 1,000), que era o meu caso.
Apesar de trazer mais coisas, pois além do café tenho uma queda por vinho (hehehehe) e vindo da França, com a diferença de preço.....acredito que passaria na alfandega tranquilo, mesmo abrindo as malas. Desde que não traga mais de uma unidade (máquina de espresso, moinho etc), ou seja, que o auditor fiscal não entenda que tem finalidade comercial, ou no informal, vc. está é de sacanagem!!! dá pra argumentar.
Dentro do razoável e não dando azar de pegar um caxias (ou auditora fiscal mulher!!!! que, em geral, não têm jogo de cintura) acredito que não tem mistério ou dificuldade.
Recomendo a quem tem programado uma viagem à Europa ou USA que compre lá fora. No meu caso apesar de na Europa o preço ser mais elevado fazia questão da máquina ser 230V pois Brasília - DF é um saco!!! E usar transformador nem pensar.
Falar nisso, em uma loja de café que visitei em Paris (Richard café) deu inveja da diversidade de oferta de grãos de café. Africano, diversos. América central muitos, Brasil.....etc.... Um leque de opções que não temos aqui.....
Um dia a gente chega lá.....