Embora eu já acompanhe as discussões do fórum há algum tempo, nunca postei. Mas acho que esta é a oportunidade para quebrar esse jejum e falar sobre a experiência negativa que tive com a ARAM.
Eu já estudava comprar a cafeteira, e tinha ciência que no passado a empresa lidou com atrasos na entrega e outros problemas. Tanto é que somente tomei coragem para fazer o pedido após não ter notícia (por bastante tempo) que estavam ocorrendo atrasos.
Pois bem, fechei a compra no site de uma Aram Experience no começo de abril de 2025, com a previsão de fabricação para 16 de maio.
Em meados de abril, entrei em contato com a empresa via Instagram, para confirmar a data de entrega. Isso porque o site já havia sido atualizado, com previsão de entrega somente para agosto. Em resposta, a Aram me garantiu que meu pedido seria enviado até 16 de maio.
Chegou o dia 16 de maio, sem qualquer atualização. Enviei mensagem por instagram. Sem resposta.
No outro dia, enviei e-mail. Sem resposta.
No outro dia, enviei mensagem por WhatsApp. Finalmente me responderam, para falar que meu pedido desde o princípio estava previsto para 08 de agosto, pois foi feito após o encerramento do lote anterior. Detalhe: eu comprei quando o site previa 15 de maio, e a informação foi confirmada pela empresa.
Nisso, enviei o screenshot da conversa do Instagram e perguntei se não havia a possibilidade de ser adiantada a entrega do pedido, caso contrário eu consideraria cancelar o pedido. Disseram que considerariam o meu pedido e daria uma resposta no mesmo dia, até o final da tarde. A resposta não veio.
No outro dia, de manhã, mandei um "bom dia", e o atendente prontamente me informou que todos os pedidos com previsão de entrega para 16 de maio estavam atrasados, porque um dos fornecedores não havia entregado uma peça da cafeteira. Disseram, então, que poderiam enviar o meu pedido junto com os demais até o dia 08 de junho.
Como já era a segunda "informação nova" que a empresa passava (primeiro que eu receberia somente em agosto, agora que pedido nenhum havia sido enviado), não confiei o suficiente na empresa e solicitei o cancelamento do pedido. Formalizei o pedido através de e-mail, também.
Depois do pedido de cancelamento, a empresa informou que poderia me enviar uma cafeteira imediatamente, no mesmo dia, desde que eu aceitasse que ela viesse sem essa peça faltante, que seria enviada posteriormente. Eu achei ainda mais esquisito e preferi manter o cancelamento. Não sei (mas também não quis saber) qual seria essa peça faltante, nem se de fato ela comprometeria o funcionamento da cafeteira, mas concluí que é um produto caro demais para vir incompleto. Fiquei me imaginando olhando uma cafeteira de R$ 3.000,00 incompleta sobre a bancada, aguardando sabe lá quanto tempo até vir a dita peça ...
Como fiz o pagamento via cartão de crédito, fui informado que seria realizado o extorno em até 48h. Passadas as 48h e nada.
Finalmente, contestei a compra com o meu banco e passei o ocorrido. Parece que tudo está resolvido, até o momento.
E até entendo que alguns possam achar que fui injusto quando pedi o cancelamento, pois atrasos eram esperados, vide os relatos aqui do tópico. Mas nesse meio tempo, tive a inspiração para buscar informações a respeito da empresa na internet. Aí que veio um motivo real para eu perder completamente a confiança:
No site "escavador" consta que a Aram está respondendo 4 processos judiciais, que iniciaram entre meados de 2024 e o começo de 2025, sendo uma execução fiscal, uma execução movida por banco, uma execução movida por uma empresa particular e um despejo por falta de pagamento de aluguel. Ou seja, são todos processos judiciais recentes que podem causar (se é que já não causaram) o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de outros ativos. Em bom português: basta uma canetada do juiz para conturbar a operação toda.
Depois de ter conhecimento disso, não consegui ter plena confiança que de fato receberia o produto, pois o cenário como um todo retira essa credibilidade da empresa. O cancelamento me pareceu a opção mais segura, pelo atraso, pela falta de transparência, e agora por esse cenário financeiro esquisito.
Vocês estão sabendo de alguma coisa nesse sentido? Acham que eu fui muito intransigente, e teriam feito diferente?