Fala-se muito que a cafeteira chamada “aeropress” é muito próxima do espresso, mas não faz crema. Creio, pois, que não é bem assim.
É natural que o aeropress não deposite uma crema na xícara. Isso ocorre porque a crema que se forma na extração se produz no momento em que você põe água nessa cafeteira e agita para que faça infusão. Desse modo, a crema forma-se dentro do aeropress e não na xícara. Quando você põe o café produzido na xícara, ele não tem mais a crema, ela se foi. No entanto, ela existiu.
Seja como for, eu consegui produzir crema. Coloquei 30 gramas de bom café no aeropress e, em seguida, água até encher. Não mexi e, assim que a água foi colocada, já pressionei o êmbolo. A crema se formou nesse pressionar e se depositou na xícara.
A relação entre o volume de água e o peso do café também é importante aí. O espresso tem uma relação de 25ml para 7 gramas ou 50 ml para 7g. Trata-se de uma alta concentração de café. Se se quiser, então, um café feito na aeropress que imite o espresso, é preciso respeitar essa concentração