Ir para conteúdo

Framses

Senior Members
  • Total de itens

    26
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Framses

  1. Saudações, pessoal.

    Estou com meu querido Rancilio Rocky SD parado há quase um ano.

    Ele começou a "emperrar" durante moagens. Desmontei a parte das mós, limpei, mas segue o problema.
    Algum dos amigos do fórum conhece bem esta máquina e sabe indicar como consigo mais detalhes ou uma luz para este problema? Meu cunhado é engenheiro elétrico e suspeita que seja a bobina, mas ele não conheçe esta máquina nem moedores de café em especial.

    Não encontrei nenhum lugar (próximo ou longe) que faça manutenção deste monstrinho de quase 8kg.

    Abraços toda e qualquer informação é muito bem-vinda.

  2. Pessoal, estou precisando de umas peças para manutenção de uma Gaggia Color antiga (ela está desmontada, preciso trocar a caldeira e a bomba), eu lembro de ter encontrado uma assistência técnica em Campinas há uns 3 anos aqui e até contatei eles por telefone para comprar as peças, mas perdi o número.

    Alguém sabe desta empresa ou de alguma outra forma de deixar operacional a minha velha Gaggia Color?

  3. 37 minutos atrás, paulohvs disse:

    Uma coisa que afeta a produção de crema é a distribuição de água pelo chuveirinho. Se deu pouca manutenção e nunca o tirou para uma limpeza "detalhada", ele pode estar com vários furos entupidos com restos de café e, com isso, não fazendo uma boa distribuição da água, o que também provoca esse "buraquinho" no bolo após a extração.

    Isso eu tentei fazer antes, tirei o chuveirinho, o conjunto da válvula (molinha atrás do parafuso) e limpei tudo. Mas só isso não resolveu.

  4. 7 horas atrás, Guilherme Torres disse:

    Framses,
    Vc usa o filtro pressurizado? Sugiro que vc troque ele na Imeltron. Eles têm para repor. Depois que vc fizer isso, aí vc parte para outras possibilidades. Se seu porta filtro está entrando muito fácil, peça uma gaxeta para a gaggia color tb.

    Essas duas peças devem resolver seu problema.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    Tenho um filtro para duplo despressurizado e um naked 58mm. Com o tempo eles não só estão entrando muito fácil como vão até o fim do encaixe com foga. Devem ser graxetas mais anel de vedação.

    Desmontei a caldeira e deixei tudo de molho em detergente. Só tinha um pouquinho de limo dentro dela, nenhuma obstrução visível.

     

  5. 7 horas atrás, ronaldom1 disse:

    Caro colega, pelo que falou pode ser a vedação no grupo, vale a pena trocar o anel de vedação, pesquisar na Imeltron, ou comprar de fora - Ebay, normalmente são baratas e não são taxadas. Se for isso o procedimento é simples e rápido. 

    Concordo, deve ser a vedação no grupo, possivelmente a molinha mais as graxetas (acho que elas são aquelas duas canaletas de plástico que fixam firme o porta filtros, correto?) e o anel de vedação (pelo que vi tem o preto grande que fica no próprio anel onde encaixa o porta-filtro e outro que fica no meio da caldeira, creio que é melhor já trocar tudo de uma vez). Liguei na Imeltron e eles tem tudo e sai bem barato :)

  6. Acho que identifiquei duas causas prováveis para o problema:

    1) o encaixe do cachimbo (porta filter) está muito frouxo, possivelmente por isso está fazendo muito pouca pressão.

    2) com 5 anos de uso e pouca manutenção (embora a dureza da água aqui seja de apenas 0,20, duvido que calcificação seja um problema), possivelmente houve desgaste demais na ponta de plástico da válvula. Vou tentar repor as peças, a dificuldade vai ser achar onde comprar isso :(

    • Curtir 1
  7. Saudações, pessoal.

     

    Tenho uma Gaggia Color Vermelha de 5 anos, sempre funcionou que é uma beleza. Mas ultimamente ela não faz mais praticamente nenhuma crema. Tenho um moedor Rancilio (Rocky no doser) que uso na regulagem 5 (de 40). Testei uma velha máquina espresso da Arno (a minha reserva) com filtro pressurizado e o café sai com uma crema linda, mas na minha querida Gaggia, nada (mesmo grão - um bourbon amarelo da reserva gourmet com 45 dias de torra) na mesma moagem (5 do Rancilio).

    A impressão que tenho é de que o filtro da Gaggia está "frouxo", não está pegando mais pressão, não sei se isso é possível, mas o café, após preparado, mesmo que eu aperte muito (com o tamperzinho de plástico que vem com a Gaggia Color, eu sei, tenho que comprar um de verdade), sai com um "furinho" no meio, não sai compactado  como deveria, ela parece estar mais "lavando" o café do que pressurizando adequadamente. Imagino que em algum lugar aqui haja um comentário ou instrução de manutenção, mas não sei exatamente como consigo encontrar isso aqui no tópico :P

  8. Obrigado pelas informações, caro Rodrigo. Penso em adquirir um bottomless gringo, só estou pesquisando vendedores e preços no ebay, por hora.

     

    Acho que a vazão do chuveiro está normal (embora eu não conheça a máquina, o espresso sem crema que sai dela demora 30s para passar 60ml, acho que isso é o normal... fora a falta completa de crema).

     

    A propósito... um tamper decente para este modelo tem que ser de 57mm ou pode ser o de 58mm mesmo?

     

    Desculpem o abuso pelo excesso de perguntas, mas sou marujo de primeira viagem com Gaggias...

  9. Por hora fiquei com uma Gaggia Color, comprada no Magazineluiza (on-line).

     

    Uma dúvida: a minha (que chegou hoje) veio apenas com dois filtros (os novos "crema perfecta" segundo a errata do fabricante). Não era para terem vindo 3?

    Usei a mesma moagem que eu estava empregando na minha finada Poemia Philips/Saeco (6 no Rocky) e não consegui praticamente nada de crema, não sei se o filtro que é uma porcaria, a moagem que não está boa... o grão que estou usando é o mesmo que antes me dava uma boa crema (um Mogiana do Café do Mercado de Porto Alegre... eu sei que não é grande coisa, mas era o que estava me salvando para passar na cafeteira italiana).

     

    Outra coisa, a Gaggia é normalmente muito mais barulhenta do que a Arno ou a Poemia (tenho as duas, só a Arno funcionando como reserva e a Gaggia é mais barulhenta do que as duas juntas.

     

    Última coisa: achei o fluxo de água da máquina muito pequeno e bastante irregular (não sai a mesma quantidade dos dois lados), sei que boa parte disso decorre do fato de eu estar muito acostumado com a Poemia... mas pergunto se é uma característica da linha. De toda maneira, minha perplexdade está na total falta de crema dos cafés que passei... aceito dicas para melhorar isto.

  10. Pessoal, muito obrigado mesmo pelas indicações.

     

    Vou ver quais as possibilidades e explorar as referências que vocês me passaram sobre Lisboa.

     

    Não tinha pensado na excelente Gaggia Classic, inexistente em terras tupiniquins.

     

    Guilherme, ainda não conheço suficientemente as máquinas para me arriscar em outras, minha intenção com a Gaggia é, literalmente, não ter trabalho e incômodo (a não ser a limpeza recomendada).

  11. Pergunto aos camaradas do Fórum.

     

    Como costuma ser a assistência técnica da Gaggia?

     

    Pergunto porque a minha querida Poemia (Philips/Saeco) faleceu recentemente e estou pensando seriamente em comprar uma Gaggia, a princípio a color, pois é a única que achei no buscapé com voltagem 220v (meu ideal era a Baby Twin, mas ninguém merece ter que usar um estabilizador para a cafeteira).

     

    Nâo sei se existe algum modelo vendido no Brasil além da Color em voltagem 220.

     

    Até pensei em pedir para minha esposa, que início do mês que vem estará em Lisboa, para trazer uma para nós de lá, mas não sei se compensa o estorvo (e o provável imposto).

  12. Consegui achar uma chave sextavada que me permitiu tirar todos os parafusos da máquina, só não tenho coragem de terminar de desmontá-la por medo de quebrar...

     

    Não faço idéia de como trocar ou mesmo limpar o tal do anel de vedação mencionado pelo camarada Mortari, aceito sugestões, pois descobri que a assistência da Saeco só funciona em PoA e é muita mão-de-obra levar apenas a máquina até PoA e pegá-la sabedeusquando.

  13. Saudações, amigos do Fórum.

     

    Hoje, para minha tristeza, minha cafeteira Phillips/Saeco Poemia começou a vazar...

     

    Não consegui localizar nenhuma assistência Phillips na minha cidade que faça a manutenção de cafeteiras expresso.

     

    Pergunto-lhes, o vazamento de água acima do encaixe metálico é algo que um leigo consiga consertar ou é caso sério?

  14. Saudações, amigos do Fórum.

     

    Aposentei a minha Arno Café E Latte CAEX de minha casa, levando-a para o trabalho...

     

    Após prometer um delicioso expresso para colegas da universidade... eis que a máquina me trai, deixa vazar vapor, água, um fracasso...

     

    Não entendi exatamente o que acontece, mas acretido que o encaixe (que é de um plástico vagabundo) da minha maquinha espresso bagaceira da arno sofreu desgaste com o uso e não está encaixando direito, deixando vazar vapor e até mesmo água do encaixe do porta-filtro...

     

    Há solução para isso ou é problema de junta(tudo e bota fora)?

  15. Alexandre, agradeço deveras pelas informações detalhadas.

     

    Seguramente eu não saberei usar todo o potencial do Preciso (mais de 400 posições, uau!), mas pela velocidade de rotação, o Preciso parece ser MUITO mais silencioso... me parece ser imbatível dado que ambos estão na mesma faixa de preço.

     

    De todo modo, estou pendendo ao Rocky pela robustez... vou preparar o bolso e tomar a decisão, mas é certo que será um destes dois...

  16. Estudando um pouco no "rabo das horas", como dizia um poeta gaúcho, acho que finalmente compreendi o porquê da ênfase dos amigos no moedor...

     

    Eu estava tirando uns pseudo-espressos muito aguados, até ganhar um café português moído para espresso de um amigo alguns dias atrás... é outra coisa.

     

     

    Meu único problema é que aqui em Santa Maria a voltagem é toda 220v... Só encontrei o Rocky que suporta voltagem 220v na loja do camarada Alexandre, mas não sei se ele é superior, equivalente ou inferior ao Baratza Preciso e se o uso de um transformador detona muito a durabilidade de um Baratza...

     

    Aceito informações.

  17. Caro Leonardo.

     

    Aceito de bom grado o conselho e concordo que a assistência é essencial, pois o moinho será usado com frequencia. Minha maior dúvida é se não começo com um mais básico, que após acabará indo para o campus (meu destino é ter duas cafeteiras, uma em casa outra no trabalho). Neste caso a máquina básica (a Arno) migra para o campus e, daqui a algum tempo, o moinho básico também.

     

    Já estou me resignando com a idéia do moinho de 1k. Mas preciso de algo para acompanhar a Gaggia que em breve irei adquirir e, por hora, talvez um Krups básico (para sentir a brutal diferença) já seja o suficiente. Até o meio-fim do ano possivelmente eu pego um Encore ou até algo mais sofisticado.

     

    O que comentei quanto à tarifação da Amazon é por experiências anteriores. Já encomendei jogos de tabuleiro com eles duas vezes e, em ambas, com um pouco de sorte, não fui tarifado (não havia componentes metálicos na caixa, o que ajuda na sorte), logo, embora eles tenham solicitado o pagamento antecipado do imposto, após recebi o dinheiro de volta, já que não houve tarifação. Acredito que no caso destes produtos a tarifação seja beeeem mais frequente, ainda mais em se tratando de uma cafeteira. Perdão pela confusão do post anterior.

  18. Ricardo, agradeço pelas considerações. Seguindo as recomendações do Leonardo e do Rodrigo, acho que vou acabar indo de Gaggia color ou no máximo a Baby Twin. Só vou estudar um pouco melhor as máquinas para ver o que diabos eu saberei usar das opções. Possivelmente pelo critério estético, bem como pela ignorância e incompetência como barista mirim deste que vos escreve, vou acabar pegando a mais simples (que creio ser a color), para daqui a pelo menos um ano, quando conhecer mais modelos e variedades e, quiçá tenha conseguido fazer um curso de barista (ainda quero descobrir onde eles ocorrem em Porto Alegre), aí sim eu me sinta em condições de usar algo mais sofisticado.

     

    Encontrei a Color por pouco menos de R$ 1k e, bizarramente, pela amazon dos EUA é possível comprá-la por menos do que isto (já com imposto incluído)... a pergunta é se a receita não "some" com ela antes de chegar ao destino (já comprei vários outros produtos e raramente sou tarifado, mas um desta natureza eu acredito que é tarifação certa).

     

    Quanto aos moedores/moinhos a coisa é um pouco mais complicada. No Brasil basicamente só encontrei os de lâminas por precos menores que R$ 500. O Encore e os demais é possível encontrar na mesma amazon, mas estranhamente eles não mandam para cá... só os Krups mesmo. Pelo ebay eu encontrei algumas ofertas, mas basicamente o custo fica em torno de mais R$ 1k... o que ainda não consigo aceitar gastar com um moedor.

     

    Agradeço a todos pelas dicas. Vou seguir estudando as possibilidades de moedores e decidir qual Gaggia irei encarar.

×
×
  • Criar Novo...