E aí pessoal, tudo certo? Movimentando o tópico, rs!
Já estou com o DF54 há alguns meses com foco em espresso e os resultados tem sido satisfatórios para o meu paladar. Eu costumava fazer espresso com o meu K6 e o resultado era um café com acidez bem evidenciada, eu até gostava dessa característica porém, o DF54 me trouxe shots mais equilibrados e me fez perceber outras características dos cafés.
Algo que tem me intrigado bastante é que vejo relatos de pessoas usando o ajuste 15 como ponto de partida para espressos porém, no meu caso, o 15 sai muito, mas muito, rápido! Tenho usado regulagens entre 8 e 10 para maior parte dos cafés que tenho. Um, especificamente, pede o ajuste 11 ou 12.
Detalhando mais, uso sempre ratio 1:2 e 18,5g de café num cesto de 3Bomber (BEP) dimensionado para 18g. Faço WDT, uso um nivelador, também 3Bomber, e aplico pressão com o tamper sem mola, compacto até o ponto de sentir resistência tal que não permita mais compactação.
Outro cesto que uso é o duplo original da Gaggia Classic que, devido a geometria com redução de diâmetro, gera uma maior resistência ao fluxo da água e, neste caso, o café que ora pedia moagem 8 ou 9, será moído no ponto 12.
Não sei se isso seria devido um possível desalinhamento das mós mas, é algo que não gostaria de mexer. Já apertei a regulagem até escutar um leve contato entre as mós e isso está bem próximo ao zero da graduação.
Mais alguém usa esse mesmo range de ajuste? Poderia ser algo da máquina também?