Ir para conteúdo

pedromachado

Members
  • Total de itens

    4
  • Registro em

  • Última visita

Sobre pedromachado

  • Data de Nascimento 23-03-1994

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco
  • Interests
    Café
  • Equipamento
    Gaggia Classic, DF54, KingGrinder K6

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

pedromachado's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • Reacting Well
  • One Month Later
  • Week One Done
  • First Post

Recent Badges

2

Reputação

  1. Para quem se incomoda com o "tira e bota" das tomadas dos transformadores, eu comprei na shoppee uma tomada com filtro de linha embutido que tem um interruptor, dessa forma, aperto apenas um botão e ligo todos os transformadores do meu setup. Fiz uma adaptação no meu móvel para guardar os transformadores e ficarem escondidos também, sem atrapalhar a estética do cantinho do café. Outra solução, para quem tem mais habilidades elétricas, é usar uma caixa de tomada com interruptor, daí você coloca a fase da tomada no interruptor. Desta forma a energização da tomada só ocorrerá com o interruptor fechado.
  2. pedromachado

    Moedor DF54

    Onde moro é 220V, todo meu setup é 110V... Não é o mundo ideal, mas dimensiona bem o transformador, pega um com capacidade ligeiramente superior e vai fundo... Sempre cafés com torra nova ou congelados. Já conferi o alinhamento das mós e não tá 100%, mas não queria mexer nisso pelo apego ao zero da indicação. Vai me incomodar bastante se o zero se tornar o 5 por exemplo kkkkkk Já são vários grãos de várias torrefações, não costumo variar tanto o ratio. Mas cafés DCAE, Goulart, Elisa café, torrefações locais aqui do Pernambuco... Minha máquina é uma Gaggia Classic com OPV 9bar, chuveiro IMS.
  3. pedromachado

    Moedor DF54

    E aí pessoal, tudo certo? Movimentando o tópico, rs! Já estou com o DF54 há alguns meses com foco em espresso e os resultados tem sido satisfatórios para o meu paladar. Eu costumava fazer espresso com o meu K6 e o resultado era um café com acidez bem evidenciada, eu até gostava dessa característica porém, o DF54 me trouxe shots mais equilibrados e me fez perceber outras características dos cafés. Algo que tem me intrigado bastante é que vejo relatos de pessoas usando o ajuste 15 como ponto de partida para espressos porém, no meu caso, o 15 sai muito, mas muito, rápido! Tenho usado regulagens entre 8 e 10 para maior parte dos cafés que tenho. Um, especificamente, pede o ajuste 11 ou 12. Detalhando mais, uso sempre ratio 1:2 e 18,5g de café num cesto de 3Bomber (BEP) dimensionado para 18g. Faço WDT, uso um nivelador, também 3Bomber, e aplico pressão com o tamper sem mola, compacto até o ponto de sentir resistência tal que não permita mais compactação. Outro cesto que uso é o duplo original da Gaggia Classic que, devido a geometria com redução de diâmetro, gera uma maior resistência ao fluxo da água e, neste caso, o café que ora pedia moagem 8 ou 9, será moído no ponto 12. Não sei se isso seria devido um possível desalinhamento das mós mas, é algo que não gostaria de mexer. Já apertei a regulagem até escutar um leve contato entre as mós e isso está bem próximo ao zero da graduação. Mais alguém usa esse mesmo range de ajuste? Poderia ser algo da máquina também?
  4. pedromachado

    Moedor DF54

    Estou com o meu há menos de 1 mês muito focado em espresso, tenho usado regulagem entre 8 e 12, dependendo do cesto, ratio, grão etc... Conto aos dedos as vezes que fiz para filtrado, o resultado é bom, mas ainda prefiro e mantenho usando o meu K6, regulagem entre 70 e 80 (no DF54). Acredito que não conseguirá uma moagem grossa suficiente para prensa francesa. Não tenho moka, mas acredito que consiga um bom ajuste.
×
×
  • Criar Novo...