Ir para conteúdo

Rafael Nobre Ravazzi

Novatos
  • Total de itens

    4
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Rafael Nobre Ravazzi

  1. Bem vindo ao CdC, Thobias. O material não influencia no sabor, pelo menos o suficiente pra eu notar. Esteticamente, a de alumínio perde o brilho com o tempo, pois vai sendo criada uma camada de óxido de alumínio sobre a superfície.

     

    Sobre Moka (ou modelos similares) vs. Brikka, o sabor é um pouco diferente sim. Mais pela velocidade de extração que pela crema, que mesmo na Brikka vai embora rápido. Tenho a impressão que a Brikka realça mais a acidez do café mas tem mais particulado na bebida, enquanto a Moka tende a amargar mais e é mais limpa. Maaaas faz tempo que não uso as duas, então não tenho certeza. 

     

    Luís, sou novato aqui e não sei falar do jeito certo sobre os resultados na xícara rsrs.

    A crema feita na brikka varia muito de café pra café. Já fiz com café moído Lavazza embalado à vácuo, italiano, moído fino (quase como mellita do mercado) e fez uma bela crema, que permaneceu até o final da bebida (melhor do que máquinas superautomáticas mal reguladas). Nos cafés que uso, normalmente a crema fica com bolhas bem grandes e logo desaparece.

    Realmente ficam muito mais partículas na bebida do que na Moka. O sabor é diferente, é mais "potente". Mas a moagem é melhor um pouco mais grossa do que na moka, pra não ficar muito amargo/queimado.

     

    Ultimamente nas minhas bialettis (tenho de 3, 6 e 9) estou usando moagem um pouco mais grossa que café de mercado e estou tendo um resultado muito bom. 

     

    Seguindo as dicas dos confrades aqui, estou moendo na hora, no moinho botini (tipo o mimoso, de ferro) e o sabor realmente é outro.

     

    Só uso bialettis. Não conheci as outras marcas italianas. Já as chinesas já vi, já testei, e não dá muito certo mesmo. 

     

    Já deu vontade de um cafézinho hein...

  2. Não entendi sua afirmação referente à preservar sabor. Cada método de extração tem um perfil de xícara, e cada método vai extrair um sabor diferente para cada grão. 

     

    Cada grão vai ter um sabor, em resumo, não é só por que a moka é um método "barato" que seja ruim, tampouco que mereça grãos baratos.

     

    Tudo depende do seu paladar e sua disposição financeira.

     

    Álvaro! Me perdoe, é uma afirmação meio besta. Obrigado pelo esclarecimento!!!!

    A disposição financeira é o que pega rsrs.

     

    Olá Rafael,

    Duas sugestões, moa só o que vai usar na hora e fuja de grãos de supermercado, existem bons cafés com torra recente e preço acessível.

     

    Use a busca e procure por Café do Mario (melhor custo x beneficio na minha opinião), café Pereira Vilela e Café Nossa Casa.

     

    Seu Zé, em casa eu não tenho onde deixar o moinho. É daqueles de ferro, manual. Então dá muito trabalho armar ele no tanque (único lugar que dá pra por em casa) pra moer um pouco, guardar e tal. 

    Guardo um tanto num potinho na geladeira, mas consumo rápido, em três ou quatro dias.

     

    Vou procurar esses que você recomendou. Muito obrigado!

  3. Pessoal, boa tarde.

     

    Estou me precipitando na criação desse tópico. Há muito não entro no fórum. Gostaria de um conselho de vocês.

     

    Eu tomo café, em casa, feito na moka. Compro café em grão, de mercado, e moo em casa mesmo, mas não na hora. Moo um tantinho que dura uns três dias, deixo guardado na geladeira.

     

    Já usei café do Café do Feirante, café de uma fazenda aqui da região (Lins, Marília), muito bom (que é vendido na cafeteria Mosaico, em Lins, e torrado todo dia, R$40,00/kg).

    Usei café América (do pacote prata e do preto), já usei Melita espresso, Pilão, Café do Ponto, Canecão (gostei) e recentemente o da marca Bom Dia. O mais em conta e muito gostoso.

     

    Os que mais gostei foram esse da Mosaico, depois o Bom dia, Feirante, Canecão, América (preto), Melita, Café do Ponto e Pilão. Nessa ordem.

     

    Penso em experimentar o da Leão. Alguém já usou?

     

    Mas minha pergunta é: será que seu eu partir para cafés melhores, mais frescos, (e pelo menos o dobro do preço), compensa? Pq sei que na moka não preserva tanto do sabor como em outros métodos. 
    Pra moka, do jeito que está, tá bom, ou dá pra melhorar? Ou não compensa?

     

    Tenho nespresso em casa também, mas não tomo tanto pra economizar kkk
     

  4. LUW, que legal!

     

    Acabei de entrar no forum pra perguntar se eu realmente estava apreciando um café bem feito na Moka, e pelo que vi, estou sim.

    Uso esse grau de moagem, mas num moedor manual de ferro mesmo, Bottini. 

    Café de um produtor aqui da região, do interior de SP. Muito bom.

    Poxa, que legal.

    Fiquei feliz!!!

×
×
  • Criar Novo...