Após um longo e tenebroso inverno (moka clube atrasando entrega e Jonathan enviou o café em grãos, quando era para ser moído, caso que foi prontamente corrigido e recompensado pelo nosso torrefador) finalmente tenho insumos novamente.
Fiz o pedido do Sinfonia de Monte Verde, e recebi um de torra Clara e um de torra Média (que foi o meu pedido de fato).
Impressões:
Sinfonia de Monte Verde - Torra Clara = Boa doçura, acidez média, sem amargor, textura leve. O toque de uva fica altamente evidente, muito bom. Não consegui sentir o cedro (muito provavelmente por causa da minha falta de perícia, apesar de sentir que havia algo mais lá). Retrogosto persistente.
Sinfonia de Monte Verde - Torra Média = Equilibrado entre doçura e acidez, corpo mais intenso e textura aveludada. O toque da uva reduziu muito. Sobre o cedro, mesma coisa de cima. Retrogosto persistente.
A torra clara se mostrou, para mim, um café bem mais interessante que da torra média. Que bom que o Jonathan me enviou o torra clara.
FATO INTERESSANTE,
Na minha primeira tentativa de extração da torra média o café vazou pela vedação (mesma calcação e mesma quantidade de pó utilizada na extração da torra clara).
Na segunda tentativa de extração da torra média, novamente o café vazou pela vedação (fiz uma calcação bem mais suave e mesma quantidade de pó).
Na terceira tentativa de extração, finalmente obtive sucesso (sem calcação, mesma quantidade de pó. Canalizou bem).
O grau da torra interfere muito na extração.