Ir para conteúdo

Rafael Capistrano

Senior Members
  • Total de itens

    29
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Rafael Capistrano

  1. Após um longo e tenebroso inverno (moka clube atrasando entrega e Jonathan enviou o café em grãos, quando era para ser moído, caso que foi prontamente corrigido e recompensado pelo nosso torrefador) finalmente tenho insumos novamente.

     

    Fiz o pedido do Sinfonia de Monte Verde, e recebi um de torra Clara e um de torra Média (que foi o meu pedido de fato).

     

    Impressões:

     

    Sinfonia de Monte Verde - Torra Clara = Boa doçura, acidez média, sem amargor, textura leve. O toque de uva fica altamente evidente, muito bom. Não consegui sentir o cedro (muito provavelmente por causa da minha falta de perícia, apesar de sentir que havia algo mais lá). Retrogosto persistente.

     

    Sinfonia de Monte Verde - Torra Média = Equilibrado entre doçura e acidez, corpo mais intenso e textura aveludada. O toque da uva reduziu muito. Sobre o cedro, mesma coisa de cima. Retrogosto persistente.

     

    A torra clara se mostrou, para mim, um café bem mais interessante que da torra média. Que bom que o Jonathan me enviou o torra clara.

     

    FATO INTERESSANTE,

     

    Na minha primeira tentativa de extração da torra média o café vazou pela vedação (mesma calcação e mesma quantidade de pó utilizada na extração da torra clara).

     

    Na segunda tentativa de extração da torra média, novamente o café vazou pela vedação (fiz uma calcação bem mais suave e mesma quantidade de pó).

     

    Na terceira tentativa de extração, finalmente obtive sucesso (sem calcação, mesma quantidade de pó. Canalizou bem).

     

    O grau da torra interfere muito na extração.

  2. Jonathan o meu café ainda não chegou na minha residência (pedido #180).

     

    E os correios não atualizam a informação de rastreio, só está registrado que foi enviado dia 22/05.

     

    Quando envio e-mail para você Jonathan, o e-mail volta (Delivery to the following recipient failed permanently: contato@williamsonscofee.com) e acabei por enviar uma mensagem pelo site mesmo, mas como não sei se vai dar certo, estou entrando em contato por aqui também.

  3. Agora lendo de ponta a ponta o tópico, fiquei com água na boca para experimentar o Late Harvest....

     

    Entretanto, espero que minha opção pelo Sinfonia continue sendo excelente também, porque utilizei como critério experimentar novas sensações (no caso dos toques de cedro e uva).

     

    Agora resta esperar chegar... vai que de repente me chega uma amostra do Late Harvest :rolleyes:ficarei com borboletas na barriga.

  4. Se eu urubuza-se uma cafeteria aqui em Cuiabá, eu aprenderia qualquer coisa menos fazer café :(  (por enquanto foi esta percepção que tive).

     

    Já pensei em abrir uma cafeteria por aqui, mas fico um pouco com o pé atrás, talvez não seja hábito da população tomar muito café, até porque aqui é muito quente... vai entender,  :unsure:.

  5. Quando estou sem café de qualidade em casa, vou de 3 Corações Gourmet, no mercado. Assim... não é as mil maravilhas de um café decente, mas para o padrão de mercado, dá pra beber e não ter tantos pesadelos (apesar de eu desconfiar que há uma pequena quantidade de Robusta nele, por causa do aroma que fica no PF depois da extração).

     

    Alguém já experimentou?

  6. Uma questão: para quem já experimentou a Moka italiana e a Moka genérica, há diferença no sabor na xícara?

     

    A minha moka é a chinesa genérica (de alumínio) e nunca tive problemas de cheiro ruim ou sabor ruim. Basta se fazer o preparativo correto da cafeteira antes do primeiro uso, inclusive lavo apenas com água corrente, sempre depois que a uso.

     

    Quando quero fazer uma limpeza total, fervo ela com água e vinagre.

     

    Quanto à questão de se fazer mal para a saúde, temos que ver pesquisas do impacto do material de alumínio e o de aço inox, se há algo contra o uso dos mesmos.

     

    José Alexandre Silva

     

    A minha moka chinesa, sempre que tiro do fogo a extração é cortada também. Sempre que vejo esses videos fico também com uma pulga atrás da orelha.

    • Curtir 1
  7. Minha contribuição para a lista.

     

    Fazenda Santa Maria - Moka Clube Fev/2014

     

    Impressões pessoais: Preparo no expresso, apesar de ter chego com uns 20 e poucos dias de torra. Aroma de caramelo e um sabor de laranja ao fundo, se apresentou um café bem refrescante. Café bem equilibrado, com boa doçura, acidez cítrica e sem amargor. Talvez, se preparado mais fresco, seja melhor ainda e tenha até mesmo um aroma mais intenso.

  8. milenebento, a dica do carlos eduardo é muito boa.

     

    Já que você quer continuar por essa faixa de preço, seria interessante buscar mesmo uma máquina em aço inox, com algumas vantagens em relação à EC220.

     

    Outra opção ao Breville ESP8XI (que eu não conheço) pode ser a Philco PHC19 (que eu possuo) e sinto que é uma boa máquina de entrada também. Não parece que é de brinquedo, pois possui grande parte em aço inox, o vapor é mais forte que a Chef Crema Silver da Electrolux, além de possuir válvula solenóide.

     

    Mas por uma questão de custo/benefício (se a máquina estiver em bom estado de conservação)  e pelas vantagens já citadas, essa Breville parece ser interessante.  :P

×
×
  • Criar Novo...