Ir para conteúdo

barbaecharuto

Senior Members
  • Total de itens

    33
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por barbaecharuto

  1. 5 horas atrás, Italo Freitas disse:

    Pessoal , sou novato aqui no clube e também novato mundo do café hahahah.

    Comprei a Breville citada nesse tópico. Estou usando apenas o filtro despressurizado (no caso é o filtro profissional que alguns chamam isso?) É o filtro mais difícil de fazer o café sair perfeito. Porém é esse filtro que eu quero ficar bom, não no outro. hahahahaha

    Com esse filtro o medidor de pressão não chega na faixa mais escura, e usando o filtro pressurizado o medidor chega um pouco na faixa de pressão indicada pela maquina. Porém bem no começo e pelo que vi de varios video sobre a maquina, chegar naquela região já está bom, mas o perfeito é chegar no meio para o final, e não passar da faixa mais escura do medidos, se é que entende o que escrevi.

     

    Outro problema do moedor, ele enche 16g porem fica tão alto no filtro que começa a cair pra fora.

    Voltando sobre a pressão.

    Ja tentei moer do 5 até a moagem 1 não consigo chegar na faixa de pressão com o filtro profissional. 

    Alguém tem mais alguma indica do que pode ser feito?

    Quantidade de café em torno de 16g 

    Teste com café mais fresco para você ver a diferença...

    Aqui em casa na Breville eu deixo no 7 de moagem quando o café é fresco (até 10 dias apos a torra). Ja peguei grao velho que colocava no 1, pressionava bem, e quase caía pra fora mas mesmo assim nao chegava na pressao da faixa recomendada...

  2. Eu uso sempre a moagem do Grinder na posição 3.

     

    Esta semana resolvi fazer o café no filtro duplo pressurizado e o gosto saiu muito bom (apesar do meu pré-conceito). Parecia café de cafeteria no gosto.

     

    Estou usando café do clube do café que chega sempre torrado com uma semana.


    Uma dúvida, no manuall da máquina ele recomenda 60ml para dose dupla. E vi um colega aqui no forum recomendando 35ml, é isso mesmo ?

  3. Valeu muito o investimento. Nunca deu problema e nunca precisei de assistencia técnica. Calculo que se durar mais 1 ano já estará paga :)

    Se der problema irei comprar outra igual, mas ela é bem robusta.

    Os acessórios estou comprando no ebay e pedindo para um amigo trazer quando vem de lá pra cá. A ultima coisa que comprei nao foi nem acessorio, foram aqueles tabletes de limpeza...

  4. Pois é, já fiz a moagem mais fina, mas o café ficou muito escuro e amargo (apesar do tempo). Estou pensando em fazer um teste com a minha mão no tamper mesmo, para ver se estou fazendo pressão de mais no café fino e pressão de menos no café menos fino... Dizem que é 15kilos de pressão, mas ainda não consegui "medir" isso...

  5. Amantes do bom café, eis que comprei a tal máquina do tópico e estou muito feliz a praticamente 1 ano com ela aqui em casa.

    Comprei de uma cafeteria que estava fechando e desde então saio por aí dizendo que foi uma das minhas melhores aquisições até hoje.

    Pesquisei pacas e foi difícil escolher, mas se a ocasião fez o espressólatra cá estou.

     

    Procurei a palavra chave no site e não retornou resultados, no youtube há milhares de vídeos sobre a Breville, alguns ótimos e exaltando a máquina, e como não há muita coisa aqui no fórum sobre ela (nem no google em português) fico à disposição para dúvidas e também para compartilhar experiências.

     

    A Máquina veio completa e quase tudo na embalagem original, ela tem um kit para iniciante e um kit avançado. O kit avançado são os porta-filtros despressurizados e nada mais, o resto é contigo. No kit iniciante há porta-filtros pressurizados, o Razor® para deixar o nível do café na quantidade ideal no porta-filtro, um quantificador de dose ideal e um manual para iniciantes.

    Em complementação a máquina trouxe consigo 2 tabletes para limpeza (já usei e estou importanto mais 200 dos EUA pelo Ebay), uma escova para limpeza, um desentupidor do steammer (aquele jato do leite).

    A máquina possui um excelente moedor com 15 níveis (até hoje usei apenas os 5 primeiros), possui o vaporizador (agora lembrei o nome) e uma opção para sair água quente que às vezes uso para fazer chá para os hereges do mundo do espresso (putz desculpe prefiro com espresso com "s" ao invés de "x"), um medidor de pressão central, e ajustes manuais para volume e temperatura da água. Também é possível programar os "shots" para single e double espresso.

     

    A máquina é uma mercedes:linda. É um espetáculo na cozinha, os leds brancos à noite acendem igual aos botões do seu Dell Vostro, porém com aço escovado em tudo. A única parte que não é aço escovado é o porta-água, que é de um plático fumê não menos bonito que a máquina, e que segura água por bastante tempo (deve dar 1 Litro ou mais).

     

    Bom, esta foi uma pequena descrição da máquina. Vamos à experiência com ela :

     

    1- Aqui em Curitiba há muitas lojas em que é possível comprar cafés 100% arábica, com torras boas, e muitos blends ótimos. Quase todos os cafés que fiz na máquina ficaram excelentes, dignos das lojas boas que usam lamarzzoco para fazer café e cobram cincão a xícara (esse é o meu comparativo). Infelizmente nunca chego nos 26s perfeitos do café espresso italiano com 15bar. Cada café que chega e dependendo da temperatura e humidade do dia dá um tempo diferente. Como não gosto de gastar muito café testando a máquina e prefiro tomar logo às vezes tomo café extraído com apenas 20s.

     

    2- O único café ruim que eu fiz na máquina foi um que comprei de mercado, um Melita em grãos, pois era tarde da noite e a piazada ia lá em casa fazer um churrasco. Eles não reclamaram do café às 5am, mas ficou uma m****. Nos outros dias tentei fazer alternativas com o café, mudando a moagem, mudando a quantidade de pó, colocando porta-filtro simples e duplo, mas não teve milagre. Se o café é ruim , não há máquina que salve. Talvez um café Latte ou cappucino...

     

    Já assinei o clube mocca e também compro cafés frescos no distintocafés aqui em Curitiba, que possui ótimos blends e torras frescas.

    Esta semana achei aquele café Lemont, 1Kg, no muffato da alberto folloni, por R$ 49, com torra de 15 dias.

     

    Bom, fiquem à vontade para perguntar sobre a máquina, que pelo jeito não é muito comum aqui no Brasil (no youtube é um sucesso na Europis e EUA).

     

  6. Vou comprar um daqueles copos de volume para verificar se o tempo faz juz ao volume.

     

    Sobre o porta-filtro simples, ainda nao consegui chegar nem perto do tempo ideal, ele fica entra 13 e 17s.... Acabei de resetar a máquina para o padrão de fábrica e depois subi a temperatura para +4F e apesar do tempo nao melhorar muito o gosto do café ficou melhor, um pouco mais salgado para o meu gosto. Acho que vou abandonar o porta-filtro simples pois os melhores cafés da minha máquina saem tudo através do porta filtro duplo...

×
×
  • Criar Novo...