Ir para conteúdo

GustavoNP

Novatos
  • Total de itens

    3
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por GustavoNP

  1. Alguem ja experimentou os seguintes grãos

     

    Santa Monica

    Cafe Baronesa

    Dona Mathilde

    Fazenda pessegueiro.

     

    Estou numa ansiedade para experimentar, li em alguns blogs que são bons mais eu queria uma opinião mais concreta...

     

    Forte abraço!

     

    Baronesa certamente foi um dos melhores que tomei. Pra quem gosta de café adocicado vale a pena.

     

    O pessegueiro é bem equilibrado, vale a pena conhecer.

     

    • Curtir 1
  2. Leonardo como você compararia o Orfeu em relação ao Sweet Collection e o Bourbon Yellow do Atelie?

     

    Eu gosto muito do Sweet, já o b.yellow não me agrada tanto. Mesmo assim tem uma diferença gritante em relação a todos "gourmets" que provei até então, acha que vale a pena arriscar o Orfeu?

     

    Alguém provou o Santo Grão ultimamente?

  3. Legal a iniciativa de criar um fórum dedicado para o assunto, antes apenas em um único tópico ficava complicado acompanhar tantos assuntos.

     

    No outro tópico via muitos perguntarem sobre o MDF, vou fazer um resumo sobre ele:

    Serve para espresso?

    Sim, a regulagem original permite preparar tranquilamente espressos usando a escala entre 3 e 7.

     

    E turco?

    Embora na 1 fique bem fina, ainda não é 100% ideal. Se for realmente necessário dá pra desmontar ele facilmente e rolar uns 2 steps mantendo a mesma numeração, ou seja, 2 steps além do limitador. Isto implicado em perder 2 steps de moagem grossa, para ganhar 2 steps + finos.

     

    E o restante?

    Todos também, inclusive o mecanismo não tranca por causa dos grãos se você estiver numa regulagem fina tipo a 4 e quiser ir para a 30 ou vice-versa. Basta girar.

     

    Tem estática?

    Tem, muito pouca.

     

    Qual o principal 'defeito' na minha opinião?

    Não existir a opção 'doserless'. Para quem prepara eventualmente o dosador se torna um inimigo, já que acumula resíduos. Além disso, quem usa pouco não consegue moer café em quantidade suficiente para que o dosador despeje exatas 7g de café por acionamento da alavanca, perdendo completamente o propósito de existir. Remover o dosador não é uma tarefa fácil, visto que precisaria mexer em todo o casco do moedor. Eu não deixo grãos no reservatório, os deixo em um pote hermético, portanto coloco exatamente a quantidade de grãos (14-16g) que vou moer e dou quantas maniveladas forem necessárias para que o pó caia totalmente no filtro.

    Quem gosta de deixar o grão no reservatório pode cronometrar uma vez apenas com a quantidade desejada, depois é só repetir o mesmo tempo sempre que precisar que a mesma quantidade seja moída.

     

    Tem alguma mod útil?

    Tem, dá para deixá-lo stepless removendo 2 pinos e 2 molas que são os responsáveis por saltar de 1 step para outro. O problema é conseguir estabilizar o step (impedir que ele gire enquanto moe o café), o mod tradicional com fita de teflon não é eficiente, pois você não conseguirá deixá-lo firme para toda a escala. Exemplo: se deixar firme o suficiente para a escala de 3 a 7, ao tentar moer em 27 ele rapidamente irá girar sozinho enquanto moe até atingir algo perto de 9. Portanto, não é tão simples quanto parece. A melhor solução para evitar o giro é adaptar um L na lateral do aparelho com um pino rosqueado exercendo pressão sobre o reservatório de grãos, permitindo que ele gire somente se você afrouxar.

     

    Vale a pena?

    Sim.

     

    Pra limpar como faz? É fácil?

    Não é muito fácil ter acesso ao dosador, tem uma aba que atrapalha muito pra limpar, mas você pode usar aqueles "grãos"/pedrinhas especiais para limpeza de moedores.

    Eu uso arroz a cada 3 meses, removo 2 parafusos do reservatório, retiro ele e passo aspirador em tudo.

     

     

     

     

    • Curtir 2
×
×
  • Criar Novo...