Já mudaram tanto as opções e qualidades das cafeterias aqui em Brasília, que gostaria de tentar atualizar e descobrir com vocês se tem alguma novidade na "cena", tentando apontar algumas diferenças entre cada uma delas (não está em ordem de preferência):
Seu Patrício: Fui algumas vezes no da Octogonal, que fechou, era um lugar legal. Só tomei o espresso, achei bom, nada demais. Parece que abriram em um espaço na Asa Norte, mas ainda fui conhecer pra ver.
Ernesto: Gostava bem mais quando o café não era tão grande e lotado. O atendimento foi muito prejudicado. O espresso deles pra mim virou uma loteria, as vezes está bom, as vezes não. Gosto do V60 e do Chemex deles.
Acervo Café: Novidade bem vinda pra mim. Acho que eles ainda não tem máquina espresso, mas não tem problema algum. Tomei o Chemex deles, dois seguidos, achei muito bom (acompanhando o bolo de chocolate com café). O ambiente é diferente, não recomendo ir com crianças. Fui e foi difícil conter em segurança, hahaha.
Belini Café The Coffee Experience: Gosto bastante do espresso e dos outros métodos de preparo, exceto o coado no filtro de pano (água misturada com o café antes de coar), pois fica com um gosto muito estranho. Não me remete ao sabor da fazenda.
Objeto Encontrado: Gostava do espresso, mas como nos diversos comentários acima, acho que a política passou por cima do café.
Clandestino: Gosto da preocupação deles em explicar os métodos e tipos de cafés. O espresso é bom.
Café Cristina: O melhor espresso que já tomei na capital, bem consistente, nunca me decepcionei. São bem ágeis no atendimento.
Los Baristas: A primeira vez que eu fui, tive uma boa impressão do espresso, nas demais visitas, não. Mas ainda assim é uma opção.
Dylan: Só fui uma vez e o espresso deles foi um longíssimo com um café muito torrado, nem tive a impressão que o foco deles seja o café.
Grenat: Que Deus o tenha. Pra mim, aquele da 202 Sul foi o melhor de todos, com diversas variedades de grãos e um preço honesto para cada um.
Torço para o nascimento de novas cafeterias, focadas no café propriamente dito.