Ir para conteúdo

isaaclevi

Senior Members
  • Total de itens

    12
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Posts postados por isaaclevi

  1. Em 09/03/2023 at 09:18, mat.spina disse:

    Pessoal, só pra relatar aqui, consegui resolver o problema da válvula!

    Ontem desmontei a máquina de novo para dar uma olhada, e desrosquei a OPV por completo. Dentro dela, tem uma pequena mola com um pistão de borracha na ponta (que faz tampar a saída de água pela mangueirinha quando está pressionada). O que tava acontecendo é que essa mola é muito comprida para a válvula em questão, ou seja, mesmo na regulagem mínima (rosca quase saindo), a pressão ainda era alta (em torno de 13bars). Então minha solução (gambiarra kkkk) foi cortar a última volta da mola com um alicate de corte para deixá-la um pouco menor, e fazer menos pressão no pistão, e bingo! Quando remontei, na posição mínima (mais frouxa), resultou em uns 6 bars no filtro cego. Na posição mais apertada, ainda conseguiu fechar total e voltou aos 15 bar de fábrica (caso algum dia queira voltar atrás), então regulei num meio termo para pegar uns 10bars de pressão estática no filtro cego, e tirando um espresso, ficou entre 8 e 10 bar. Perfeito! Ainda vou tirar mais alguns espressos para ver como tá ficando o sensorial mas a princípio fica muito bom realmente. Notas mais evidentes e mais saboroso.

    Eu conseguiu regular a minha pra 9/10 bar mas no limite da mola , boa ideia essa de cortar uma volta, nas gaggias faz-se o opv trocando a mola , agora entendi o motivo. Está gostando do resultado ? A minha na verdade quando faço a moagem muito fina atinge uns 12 bars , mas corrijo isso na moagem pra fazer 9 bar em 1:2 em 30 segundos . Queria baixar mais um pouco a pressão máxima da minha pra poder moer mais fino e continuar nos 9 bar . Será que faz sentido ? 

  2. Boa noite, fiz o ajuste da OPV  na minha breville , eu mesmo que realizei seguindo as orientações do vídeo que postei anteriormente.

    Apanhei um pouco pois ao girar o parafuso ( peça plástica que não sei o nome) pra ajustar a abertura da valvula ela abriu toda e a maquina perdeu toda pressão,  apesar do susto consegui identificar meu erro e  ajustar pra ficar perto dos 9 bar , usei o disco de limpeza pra medir a pressão e ia ajustando as voltas. Pra ficar em 9 bar o parafuso ficou bem no fim do curso,  escapou algumas vezes mas consegui ajustar. 

    Agora entendo quando alguns participantes do fórum criticam a construção dessas maquinas , é muito plástico por dentro e peças que parecem muito frágeis . A própria OPV é de plástico,  a mola é bem fina e tem uma borracha de vedação que parece elástico de dinheiro. Mas enfim , as peças pra reposição no caso de problema devem ser baratas. 

    Falando da extração a conversa muda, a maquina se transformou , hoje consigo tirar espressos muito bons , no filtro duplo e no naked com pouca canalização,  as extrações ficaram mais fáceis de ajustar e a diferença na xicara pra mim foi muito perceptível,  os espressos eram bons mas não conseguia chegar num resultado mais limpo o café ficava ou muito acido e até azedo ou muito amargo e adstringente. Tenho o moedor kplus , após o ajuste consigo moer um pouco mais grosso (uns 4 clicks a mais que antes) e extrair um duplo 1:2 em 27 segundos com o marcador de pressão no primeiro parafuso. Consigo fazer ajustes e tirar de ristresttos até longos sem que a pressão seja uma variável (pelo menos no marcador) . 

    Enfim pra mim a maquina renasceu,  estava pensando em troca-la mas agora não vejo motivo,  vou tentar investir num moedor elétrico melhor e mudar de máquina somente num futuro não muito próximo.

    Comprei os cafés da roast e estão espetaculares nela , o blend com robusta que achei que ficaria amargo está muito bom,  a crema é pra comer de colher rsrs .. o melaço de cana também ficou muito bom ! 

    Vou tentar fazer alguns vídeos das extrações e postar aqui .

    Bons cafés ! 

     

  3. Boa tarde tudo bem ??

     

    Alguém fez o ajuste no OPV da maquina ? Vi um vídeo mostrando o procedimento e gostaria de saber se alguém fez ou optou pelo dimmer pro controle do fluxo e diminuição da pressão.

     

    O vídeo do opv e do dimmer é esse aqui 

     

    Eu até consegui diminuir a pressão usando a técnica da pré infusão prolongada , mas pra isso temos que "enganar" a maquina moendo mais fino (3 clicks no meu k-plus) pra elevar a pre infusão dos 4 bar pra perto dos 9 bar , mas creio que o intuito de diminuir a pressão seja pra poder inclusive moer um pouco mais grosso , portanto usando essa técnica,  além de ser difícil de ajustar não vi tanta diferença pro espresso padrao 14 bar com moagem um pouco mais grossa. Por isso queria tentar o OPV.

     

    Abraço !

  4. Em 14/12/2021 at 18:42, Pedro Freire disse:

    Olá é normal a variação da quantidade de café na xícara no modo automático. Varia conforme o ajuste do moinho. O melhor e colocar a balança na hora da extração e medir 50 a 55 Gr na xícara para 18g de café. Usando filtro duplo parede simples (despressurizado). E o mais importante um café com cerca de 15 de torra. Modo manual. 

    Bons cafés. 

    Obrigado Pedro. Estou aprendendo aqui na prática,  tento mudar uma variável e "vareia" outras. Mas pelo menos os cafés já estão saindo bons, agora estou em busca de descobrir meu gosto pessoal diante das possibilidades.

    Mais um ocorrido inesperado numa extração. A máquina estava regulada com 1 grau a mais do que o padrão (estava extraindo torras claras). Peguei um café torra média e deixei esse 1 grau na primeira extração:

    18 gramas entra 45 gramas sai em 32 segundos. Saiu bem bom mesmo mas decidi manter a receita e diminuir 1 grau deixando a maquina no padrão.

    Resultado, os mesmos 45 gramas saíram em 48 segundos , no início achei que ia chocar. Será que esse 1 grau a menos interfere tanto no tempo ou será que foi no tamper que não consegui manter a mesma consistência? 

    Mas no fim esse segundo café apesar do tempo mais elevado saiu até melhor que o primeiro, achei que ia amargar mas ficou bom.

    Enfim , gastando e tomando café igual um louco pra aprender a domar a bendita.

    Abraço 

     

  5. Boa tarde ainda estou aprendendo em relação ao ajuste das variáveis na extração,  uma duvida de leigo quando aperto o botão de 2 xícaras na breville o quantidade (peso) de cafe na xicara também varia ? 

     

    Fiz uma receita com 18 gramas de cafe , com a moagem que usei saíram 36 gramas na xicara em 21 segundos apertando o botão de 2 xicaras, achei o cafe meio azedo. Afinei a moagem e novamente apertando o botão de 2 xicaras a extração durou 29 segundos só que a quantidade de cafe na xicara diminuiu para 30 gramas. O cafe saiu melhor  mas achei que o volume sairia igual. 

    Ou devo deixar de lado esse botão automático e partir pra extração manual parando a maquina quando atingir o volume desejado ?

     

    Valeu 

     

  6. 2 horas atrás, viniciusdsg disse:

    Com a desvalorização do real parei de importar café. Mas até pouco tempo eu assinava Bean Bros e April. Pode ser que sejam opções válidas, mesmo que caras talvez sem essas 50 libras aí de entrega hehe

    Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
     

    Bean Bros não conhecia e o frete é baratinho 2,90 EUR , mas a questão do cambio é complicado mesmo. Já o April também só fedex e muito caro.

    • Curtir 1
  7. Olá, vocês tem comprado de alguma torrefação de fora ? Comprava sempre na Has Bean e La Cabra mas eles só estão enviando via Fedex que inviabiliza totalmente a compra, da Inglaterra pra cá sai 50 libras, também vi na Coffee Collective e é a mesma coisa, o único que está mantendo o frete mais barato é a Square Mile via Roya Mail.

     

    Mandei um email pra Has Bean e eles disseram que a perda de encomendas pro Brasil estava grande por isso resolveram mudar, o fato é que com essa mudança dificilmente vão vender pra cá novamente. Já era meu Ana Sora e Fica Argentina queridos ...

    Se puderem mandem email pro Sac dessas empresas , quem sabe repensam a situação.

    E se tiverem algum outro site por favor me indiquem.

     

    Abraço

     

     

     

     

     

  8.  

     

    Agitação tem a finalidade única de uniformizar a extração (manter todo o pó totalmente distribuído por toda a água), então em tese ela nunca é demais, é só uma questão de não exagerar, ou seja, de acertar o quanto é o suficiente agitar

     

    Lisboa obrigado pela resposta, é impressionante e não sei de onde veio a ideia que tinha que agitação deixaria o café amargo, sei que aqui não é o lugar ideal, mas andei lendo o tópico da aeropress de infusões mais demoradas e com constante agitação e resolvi testar, meu café não era o ideal, pois apesar da torra relativamente recente estava acondicionado já há quinze dias num pote, e também não tinha peneira, mas fiz uma extração com infusão total de 4 minutos com agitação constante de 7 seg com pausa de 20 seg e resultou um café muito menos amargo do que numa infusão convencional de 1:30 com pouca agitação. Agora vou tentar uma infusão de 6 minutos pra ver o que dá, o complicado é a queda te temperatura, não sei em qual ponto isso começará a jogar contra.

     

    Mais um paradigma que caiu pra mim e assim abriu novas possibilidades tanto na aeropress quanto em experimentações no coado, claro que no v60 não tenho o controle de outros métodos, mas vou mexendo o bixo até chegar no ponto que me agrade.

     

    Creio que em infusões mais demoradas e claro que com as outras variáveis ajustadas conseguimos ressaltar mais as qualidades do café, mas claro que temos a contrapartida os pontos fracos também serão ressaltados. Mas isso é viagem minha não sei se procede.

    • Curtir 1
  9. Boa tarde, estou tentando aprender mais sobre os métodos de preparo de café, hoje já tenho uma certa experiência, mas muito mais por conhecer meu gosto pessoal e não por ser um entendedor das técnicas corretas.

     

    Também tenho frequentado algumas cafeterias e observado as técnicas utilizadas, no Coffee Lab especificamente vi que eles mexem o café no filtro e fazem uma pré infusão bem rápida, cerca de 10 segundos. O resultado foi um café sem amargor, só achei um pouco sub extraído, não tem como saber as outras variáveis, a moagem parecia média, semelhante a que utilizo.

     

    Sei que o Coffee Lab é referencia pra muitos tanto em qualidade de grãos quanto no conhecimento das técnicas, o que vocês pensam desse método de mexer o café ? Fiz em casa algumas vezes e senti que o resultado foi um café um pouco mais amargo, porém com um corpo mais acentuado. Vi também algum vídeo que o barista disse que o café precisa de calor e turbulência (acho que foi esse o termo usado) e que por isso mexer era importante.

     

    Abraços

×
×
  • Criar Novo...