Ir para conteúdo

Fernandolucas

Senior Members
  • Total de itens

    13
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Fernandolucas

  1. Pessoal,

    Estou em contato com ele. A principio ficarei com o Bravo Mini.

    Não é má fé na demora das respostas, ocorre que ele está em férias fora do país.  Inclusive o mesmo se mostrou muito solícito em meus contatos. 

    Caso o negócio não se concretize informo por aqui.

    Valeu...

    • Curtir 1
  2. 3 minutos atrás, Jefferson Peres disse:

    @Fernando Lucas P Bassani, eu costumo contar a partir do acionamento do botão. Mas há quem conte a partir do momento que o café começa a cair, já que a Breville tem um pequeno tempo de pré-infusão. Melhor fazer os dois testes e ver o que funciona melhor pra você. Com relação à moagem, estou convencido de que o problema é do meu moedor, já que sou o único aqui que usa níveis abaixo de 10 e obtém resultados satisfatórios. Em geral, pelo que vejo o pessoal comentar, a faixa de moagem fica próxima dessa que você está usando. O café com 4 dias de torra dará muita crema, mas provavelmente ainda não estará em seu melhor momento. Em geral o pico do café chega com uns 10 dias após a torra. É possível que você já saiba de tudo isso, mas - não custa reforçar - se tiver com grandes quantidades e  for demorar para consumir tudo, pode dar uma olhada nos tópicos sobre congelar o café para manter a qualidade.

    @Jefferson Peres, Perfeito farei os dois testes de tempo.

    Quanto a moagem, inicialmente testei próximo a 10 - 12, mas se eu fizer a mínima pressão no tamper a máquina já leva o ponteiro de pressão no limite, sofre pra realizar a extração, alem claro do amargor absurdo que resulta. (Ainda estou em busca de um espresso que me de mais sensação de dulçor, está difícil).

    Quanto ao tempo de torra, sim, hoje esse café já esta próximo a 10 dias/pouco mais e realmente está muito bom. A primeira extração do dia é mediana a segunda já melhora bem (mesmo aquecendo a máquina antes do uso).

    Quanto a armazenar o grão, ainda é um passo que não consegui evoluir, pelo que li aqui o ideal já seria particionar as doses antes de congelar, e ao congelar fazer isso a vácuo. Assim que tiver a balança vou evoluir nesse ponto, já que compro pacote de 1kg, e me incomodar ver ele ali ao lado da cafeteira. O que tenho feito é fechar bem e colocar no moedor o mínimo que preciso para a extração.

    Grande abraço.

     

     

     

    • Curtir 2
  3. Em 22/08/2017 at 12:03, felipejack disse:

    @Fernando Lucas P Bassani, essa bambeada é a canalização. Sim, acontece muito para o final da extração. Eu acho que a fluxo de água pode ser responsável, mas não é sozinho, dado que cafés diferentes tem canalizações diferentes (ou o fluxo de água tem um componente aleatório rs). 

    No domingo, eu tentei extrair o terroá. As primeiras extrações, começando no 18 foram muito ruins. O café parecia super-extraído por estar mto lento (o ponteiro dizia isso tb), mas tb saiu bem "cuspido". Eu cheguei a tentar no 19 e 20, mas só consegui algo satisfatório quando comecei a usar o palito para distribuir/soltar o pó. Aí sim, eu consegui beber o terroá. 

     

    Olá @felipejack tudo bem?

    Tenho feito WDT desde as primeiras extrações, já que o moedor da Breville tem esse histórico de empelotamento. 

    Nunca tentei ir até 18 - 20 na moagem, mas creio ser um teste válido.

    Também me questiono quanto a força do meu tamper, quando tiver a balança vou tentar validar isso, ao menos até adquirir o Tamper do Gil.

    O espresso tem ficado bem satisfatório, infinitamente melhor que a grande maioria das cafeterias do dia a dia, mas realmente a bambeada é algo que visualmente me incomoda, tenho parado a extração quando ela aparece!

    Vamos testando e evoluindo! 

    Abraços

     

     

     

    • Curtir 1
  4. Em 03/08/2017 at 13:28, Jefferson Peres disse:

    @Fernando Lucas P Bassani, tente fazer a extração com uma balança embaixo da xícara. Parar o shot antes do final só funcionará se já tiver atingido uma quantidade razoável de café na xícara, algo entre 30 e 60ml de café para um filtro duplo. Quanto de café você coloca no filtro, mais ou menos que 17g? Eu tenho tido bons resultados ultimamente, parando a extração exatamente antes de ela começar a dar essas bambeadas. Mas costumo tirar shots de 30ml com o filtro duplo (17g de pó). Se quisesse chegar aos 60ml da programação de fábrica, dificilmente conseguiria evitar a tal bambeada. Há alguns vídeos, neste mesmo tópico, de um usuário que mostra como a distribuição de água no chuveiro da máquina é desigual. Um problema que ainda não sei como resolver...

    Olá @Jefferson Peres

    Comprei a balança, estou esperando chegar para fazer esse teste sugerido. Muito obrigado.

    Realmente, tinha notado essa distribuição desigual na Breville, ela é bem clara no flush.

    Estava utilizando café com pouco menos de 30 dias de torra. Recentemente comprei o Bourbon Vermelho da Baden, chegou com 4 dias de torra. Ai o resultado já começou a ficar mais interessante. Mas ainda assim utilizo o moedor no 15 - 16, tentei entre 11 e 14 e levou muito amargor para a xícara.

    No 16 o espresso tem ficado bem interessante, crema consistente e alta e o paladar mais equilibrado.

    Quanto ao tempo de extração na Breville, o correto seria contar a partir do acionamento da bomba ou do inicio da saída do café?

    Mais um vez obrigado a todos pelas contribuições.

    Abraços

     

     

  5. Em 27/07/2017 at 09:00, Jefferson Peres disse:

    @felipejack, moinho no 17?! :o

    Às vezes acontece comigo essa bambeada no café. Em geral, quando acontece, o bolo de café fica desforme no PF. Sinal de canalização. 

    De qualquer forma, já tentou parar a extração logo que essa bambeada começa? Tente fazer isso e prove o café.

    Acho estranho que isso ocorra somente ao final da extração. Eu já notei que a distribuição de água da Breville é bem capenga, mas isso deveria prejudicar o shot desde o início, não?

    Opa!

    Estava justamente procurando informações sobre essa 'bambeada' na Breville, como não sabia o termo acabei aqui.

    Pra mim ocorre sempre, e também no final da extração, não consigo ter uma extração bonita, com um fio de café descendo uniforme. No final é essa bagunça do café saindo 'cuspido'. O Bolo sai do porta filtro perfeito, firme e aparentemente sem sinais de quebra ou canalização. 

    Igualmente o moinho fica entre o 15 e 17 nos inúmeros testes, se tento descer mais que isso acabo ficando com fines no fundo da xícara. 

    Alguma dica ou teste que posso tentar para normalizar esse cenário? Vou tentar essa de parar a extração quando iniciar a bambeada, mas fica uma boa quantidade (ml) pra trás.

    Muito obrigado

     

     

     

    • Curtir 1
×
×
  • Criar Novo...