Ir para conteúdo

otro.tiago

Senior Members
  • Total de itens

    10
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por otro.tiago

  1. 31 minutos atrás, Bruno Marinho disse:

    Legal Tiago. Eu sei que pode ser esquentado. Mas eu curto beber gelado mesmo.
    E no verão ou em dias mais quentes (tipo maioria do ano no Rio) cai super bem.

    Eu já tive experiencias boas comprando cold brew concentrado do Gava Coldbrew.
    Então acredito que se a embalagem for o suficiente para não ocorrer vazamento é
    tranquilo.

    Eu te aconselho no Rio a falar com o Leo da cafeteria Cafuné. Fazemos os encontros
    do CDC Rio lá todo mes e ele é super aberto a testar coisas novas.

    Quando tentei comprar do Gava, ele tinha fechado a distribuição pra remodelar o modelo dele. Não sei se já voltou...

    A gente já mandou pro Rio e azedou, lá pra Dri Menezes, do Slow Bakery. Mas isso foi quando a gente não pasteurizava. Agora acho que isso não acontece mais.

    Pô, não conheço a Cafuné, masv vou ver se falo com o Léo sim :) Valeu a dica!

    Vamos falando!

  2. 3 horas atrás, Schiavon Bruno disse:

    Que ideia massa! Eu sou muito fã de cold brew, tenho feitos alguns testes com diferentes métodos, perfis de café e também diversas combinações (leites, alcoólicos, etc). Existe um mundo sensorial imenso pra ser explorado no cold brew e no iced coffee também. E os cafés da região de Sidamo na Ethiopia (incluindo Yirgacheff), Quênia e Tanzânia (todos muito frutados e cítricos) são excelentes pra este tipo de extração. Muito boa a ideia mesmo!

    Fala Bruno (2! hehe) Valeu!

    Nós aprenderemos a fazer cold brew na Coreia do Sul. Eles têm uma cultura em cold muito forte. E daí, nessa última viagem, consultei o Caffe Museo que grãos eles recomendavam pra fazer cold brew especificamente. O que trouxe, por recomendação deles foi:

    http://caffemuseo.co.kr/shop/detail.asp?g_num=12635&ca1=homeroasting&pagenum=1

    http://www.caffemuseo.co.kr/shop/detail.asp?ca1=homeroasting&pagenum=1&g_num=5540

    Ou seja, duas opções bem cítricas! Ainda não provei o Kenya, mas o Etiópia ficou sensacional :) Aliás, nossa decisão de fazer com o Salada de Fruta é um pouco nesse sentido de ter uma acidez de fruta e alta complexidade.

    E depois me diz se rola experimentar seu Cold em algum lugar!

    Abraço!

  3. 3 horas atrás, Bruno Marinho disse:

    Legal a iniciativa Tiago. Avise quando estiver entregando no Rio e fora da modalidade assinatura :)
    Tenho interesse em provar, principalmente com o verão vindo ai :)

    Fala Bruno!

    Então, falei hoje com um cara do Rio, queremos ter controle total da qualidade que estamos entregando, e por isso decidimos abrir aos poucos. Temos uma entrega teste pra Santos nesse Setembro pra testar como o Correios se comporta. E estamos procurando alguém do Rio pra testar o envio... ;)

    Mas não queríamos não fazer assinatura. Queríamos compartilhar uma série de experiências (cold brew feito em sous vide; pingagem simples; pingagem dupla; semi-imersão (mizudashi); pingagem rápida (shizuku); cold brew fermentado com rum (receita coreana do Shut Up and Take Coffee de Seoul); cold brew feito com robusta; extração com álcools no lugar da água; cold brew de cascara; cold brew com lúpulo; etcetcetc. Enfim, são só ideias por enquanto...

    De qualquer forma, falei com algumas cafeterias do Rio há um tempo pra vender nosso Pato_rei aí (sem as experiências do Clube). Talvez mais pra frente né...

    E, por último, mas não menos importante: 1. nosso cold brew pode ser esquentado, não precisa esperar o verão não; 2. pô, no frio as pessoas tomam cerveja, também dá pra tomar café frio! hehe :)

    E vindo pra Sampa, avisa e vem tomar um Cold aqui em casa!

    Abraço!

  4. Olá a todos! Aqui é o Tiago, do @sededecafe. Como comentei com alguns de vocês, estávamos montando o plano de negócio para um Clube de Assinatura voltado à degustação de Cold Brew. Temos (eu e minha mulher, a Larissa) feito muitas experiências com Cold Brew aqui em casa, e chegamos a uma receita que achamos muito boa! Mas também passamos por outras coisas muito interessantes, e queremos continuar buscando novas receitas e experiências.

    Bem, lançamos essa semana o Clube do Cold Brew (http://clubedocoldbrew.com.br), com o intuito de poder compartilhar nossas experiências com outros coffeelovers. E daí achei que tinha que vir aqui convidar vocês :)

    Basicamente, o Clube do Cold Brew oferece planos a partir de R$35, e conta com a entrega mensal de 2 tipos de café: um sendo a receita da casa (o nosso Pato_rei Cold_brew), que está sendo feito com grão Salada de Fruta do Sítio Santa Rita, que nós mesmos torramos, aqui na nossa Huky 500; e o outro sendo uma experiência diferente todos os meses, esse mês, no caso, repetindo a mesma receita que usamos pro Pato_rei com grão Yirgacheffe Etiópia (um Koke G1, que nós mesmos torramos!). Os dois cafés são concentrados, podendo ser diluídos em até 3 partes de água/leite/suco/água de coco/etcetcetc...

    É tudo artesanal, e restringimos, pelo menos nesse começo, as assinaturas. E como queremos ter um maior contato com os assinantes e um controle maior da entrega, nesse começo nós entregaremos pessoalmente os cafés (ou seja, só está valendo para a cidade de São Paulo por enquanto). A primeira entrega será feita na semana que vem, provavelmente durante o feriado - um pouco depois dele. Ou seja, ainda dá pra assinar lá!

    Enfim, teria muito mais a falar sobre Cold Brew, mas no site tem mais informações, e eu estou aqui, sempre disposto a falar sobre... Se alguém tiver alguma dúvida, só me chamar!

    Espero poder encontrá-los em breve!

     

    Grande abraço a todos!

     

    Tiago de Mello

    Clube do Cold Brew

    @sededecafe

     

    • Curtir 2
  5. Aí Tiago ótima iniciativa, sucesso para vc.

     

    Já fui algumas vezes nessa Academia em frente à Livraria da Vila, realmente o que me chamou mais a atenção foi o Brejetuba em Cold. Fora que estava uma tarde quente, vamos combinar que bebida fria vai melhor.

     

    Quanto a equipamento pra cold/ ice o q você está curtindo mais? Extração lenta x muito lenta, fria x gelada?

     

    Abs

     

    Fala Fábio!

     

    Então, a gente tem feito algumas experiências aqui em casa, inclusive misturando métodos. Um dos blends que estamos preparando, especificamente pra diluição em álcool pra preparação de coquetéis, por exemplo, é 50% imersão direta (Toddy, 12h) e 50% pingagem (Bruer, 4h). Isso acaba trazendo o corpo e a doçura do Toddy, mas com a acidez da Bruer que acaba ajudando pro café não sumir no álcool sabe?

     

    Mas o café da casa tem sido o com pingagem com pré-infusão a quente. Embora isso diminua um pouco a validade do café (uns 15 dias, por enquanto), acaba que é o café mais complexo que temos aqui em casa. Fazemos uma pré-infusão com água quente (100mL), e depois deixamos pingando água geladíssima (água mais gelo) por 4h (300-350mL), sobre o mesmo pó que acabou de receber água quente. É um processo que não vimos ninguém mais usar aqui no Brasil ainda, mas que tem produzido resultados bem legais :)

     

    Amanhã, no curso, a degustação de grãos vai ser toda feita com esse método, pq daí consigo extrair mais do grão, sem deixar tudo muito parecido (sem acidez e sem corpo - que costuma ser o caso dos cold brew por aí). Aliás, se tiver por Sampa e animar vir... :)

    • Curtir 1
  6. Opa Durval! Brigado pela mensagem!

     

    Pô, fui hoje na Academia do Café que abriu aqui em São Paulo, o Cold Brew dos caras é muito responsa. Fiquei falando com o Alexandre, e ele disse que dos melhores Colds que ele já fez foi com café recém-torrado, coisa de 24h depois da torra. Acho que vale tentar! Se você fizer, me avisa que achou! hehe

     

    Vamos trocando!

     

    Grande abraço

    • Curtir 1
  7. Olá a todos. Meu primeiro Post aqui, embora eu já tenha lido praticamente tudo que vocês já escreveram sobre torra caseira, o motivo, aliás, que eu vim parar no Fórum!

     

    Me apresento: sou Tiago de Mello, do Sede de café (www.instagram.com/sededecafe) , barista especializado em métodos de Cold Brew, o café extraído a frio. Imagino que vocês já conheçam, ou já tenham falado em Cold Brew, então não me alongarei explicando isso!

     

    Tenho trabalho um conceito de Cold Brew que conheci na Coréia do Sul, sempre mais concentrado (pronto para diluição), e com alta complexidade de sabores. Nessas, acabei investindo em grãos excêntricos e em cafeteiras diferentes para ver o que conseguiria extrair. Nisso, acabei chegando em resultados bem interessantes, que gostaria de compartilhar com as pessoas.

     

    Assim, gostaria de convidá-los para um Curso/Degustação que realizarei aqui no meu ateliê (vulgo, minha cozinha), nesse DOMINGO, dia 11/06.

     

    Serão 2 vivências:

     

    Às 11h: experimentação com 5 grãos diferentes, todos preparados com a receita da casa, para mostrar as sutilezas de cada grão e como cada um se comporta na extração a frio.

     

    Às 14h: mostra de métodos de extração à frio - pingagem, infusão direta, infusão indireta, sob pressão, com diversos filtros e a receita da casa.

     

    Mais informações e inscrições aqui ó: sededecafe.com.br

     

     

    O investimento pra cada curso é de 50 reais.

     

    Estou localizado na zona noroeste de São Paulo, no bairro de Pirituba. Passo o endereço por email para aqueles que se inscreverem pra não expor a casa na internet...

     

     

    Sejam muito bem-vindos! E vamos conversar mais sobre Cold Brew oportunamente!

     

    Grande abraço a todos

     

    Tiago de Mello

    sededecafe.com.br

    • Curtir 9
×
×
  • Criar Novo...