Galera, bom dia!
Tenho acompanhado o fórum há algum tempo, mas como podem ver, é a primeira vez que posto aqui.
Recentemente adquiri uma C-08 para avançar na minha paixão por café, antes eu só fazia expresso de cápsula, ou seja, a curva de aprendizado que eu terei será a mesma de alguém que nunca realmente fez um café.
Enfim, a cafeteira chegou e eu li o manual todo duas vezes, pois já havia lido que muitas pessoas relatando problemas de vazamento e sabia que isso era por mal uso, não queria ser um desses.
Pois bem, a cafeteira chegou, eu ainda não tenho moedor (pretendo pegar um Hario Slim, mas estou aberto à sugestões) e por isso fui ao Starbucks e pedi um café moído para expresso e testar assim que eu chegasse em casa.
A primeira extração não saiu nem perto do que eu gostaria, ele saiu aguado, quase sem crema e bem fraco. Até aí eu pensei que pudesse ser característica do café, nunca botei muita fé nos cafés do Starbucks. No outro dia passei no mercado e comprei um Melita Extra Forte, que vi algumas pessoas daqui usando. O café já saiu beeeem mais parecido com o que eu costumo beber, só que realmente é muito forte, eu gosto de café forte, mas esse é uma porrada e tanto!
Comprei outro também, Ghini, se não me engano e também não saiu legal. Então eu irei focar mais no melita.
Hoje eu fui fazer outros testes (hoje é meu terceiro dia com a cafeteira) e todos saíram desastrosos e com um agravante:
Eu acho que fiz uns 5 testes (vou chamar de teste porque aquilo lá não é café) e em 2 deles a água começou a vazar do cachimbo, vazar exatamente na direção da empunhadura do cachimbo. Na hora fiquei assustado, por se tratar de uma máquina com pressão, pensei que tivesse o risco de explodir ou algo do tipo. Antes de começar a vazar, até que tava saindo um café legal, mas aí ferrou tudo.
Tendo isso em mente, tenho algumas perguntas que mesmo procurando aqui, não consegui chegar à uma conclusão:
1 - Eu vi alguns vídeos no youtube recomendando colocar bastante café no cachimbo (mais que a borda, por exemplo, formando um montinho mesmo) e depois nivelar e compactar. Em um vídeo uma barista diz que deve pressionar com uma força aproximada de 20kg. Isso serve somente se o filtro for não pressurizado? Ou devo fazer isso com o meu que é pressurizado?
2 - Vamos dizer que eu não tenha que fazer o que a barista da item 1 disse, o tanto de café que eu coloco seria uma questão de gosto, certo? É necessário mesmo comprar outro tamper? O que vem na máquina eu percebo que deixa as bordas mais altas do que o resto, eu tentei corrigir isso, mas pelo que li em outros tópicos, pode ser que esteja canalizando...
3 - Quanto a moagem do café, acho que é minha maior dúvida. O do starbucks está razoavelmente grosso, nunca tinha tido contato com um café moído tão grosso, ele é um pouco mais grosso que açúcar cristal, cogito a possibilidade deles terem errado na hora de moer, mas como sou leigo... O melita é fino como a maioria dos cafés para filtro, um pouco mais grosso e o Ghini parece um talco, ele até forma pelotas quando aperta ele, coisa que não acontece nos outros 2.
4 - Saberiam me dizer o motivo de vazar a água pelo cachimbo? Não acho que tenha sido mal encaixado, virei o cachimbo até travar, estava reto, não estava balançando ou algo do tipo... Eu li em um lugar que pelo fato da cafeteira não ter uma válvula solenoide eu preciso aguardar ela despressurizar antes (de fazer outro café?). Não entendi bem...
Eu vou tirar foto dos grãos depois e postar aqui também.
De qualquer forma, postarei algumas fotos para vocês verem, o bolo não está ficando enxercado, somente úmido.
Obrigado!