Ir para conteúdo

dudu_portugal

Novatos
  • Total de itens

    1
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por dudu_portugal

  1. Em 09/09/2015 at 13:48, Lisboa Santos disse:

    Lá no Coffe Lab o que eu mais gostei foi o 2SL (acho que é esse o nome de guerra, não lembro mais), do Joselino (Sítio Dantas), era o mais caro (acho que R$68,50/250g), mas que agora não está mais disponível (sequer é mencionado) na loja virtual. Para casa eu trouxe o 785 e o Catuaí Amarelo. Eu fiquei em dúvida, porque não cheguei a tomá-los lado a lado, mas o 785 do Sítio Dantas (tomei em coados, com torra entre 2 e 3 semanas) agradou-me  um pouco mais do que o Catuaí Amarelo do Sìtio São Jorge; ambos são excelentes, só para esclarecer.

     

    Um detalhe interesante do Catuaí Amarelo, é que eu só abri o pacote após a 3ª semana de torra, gostei muito; mas este fim de semana, já passada a 4ª semana da torra e a 2ª semana do pacote de grão aberto (conservei fechado apenas em lugar fresco ao abrigo de luz) o café "mórreu". Não faz mais o blooming, mesmo moído na hora de preparar, o amargor aumentou bastante, perdeu a acidez característica e muito das notas frutadas. O Coffee Lab adverte que o prazo para consumo é de 30 dias da torra, sob pena de perder as características sensoriais do grão, e foi o que aconteceu! Lição aprendida! Curioso também, pelo menos para mim, é que nas primeiras degustações eu estava conseguindo uma Extração de 19,5% a 20,5%, mas agora (com exatamente o mesmo método de preparo, na AP), a %Ext caiu para 18,0% a18,5%. Parece que o envelhecimento do café afeta também a Extração.

    Amigos, sou novo no grupo, e novo também no universo dos cafés. O que seria essa porcentagem na extração? BR 10%, BR 50%, 95C, o que seria essas nomenclaturas também?

×
×
  • Criar Novo...