Ir para conteúdo

Arno Café e Latte CAEX - pelo que substituir?


Framses

Postagens recomendadas

Saudações, pessoal.

 

Aprecio muito café e já faz tempo... mas há muito pouco descobri este maravilhoso fórum.

 

Dediquei as duas últimas semanas a ler os tópicos e agora me autorizo a pedir sugestões aos amigos.

 

Tenho usado café em grão (usualmente o Mogiana do Café do Mercado, vendido em Porto Alegre; em casos de maior desespero apeço para o Melita em grãos), mas já me decidi a começar a procurar outras fontes, quiçá o famoso "café verde", mas algumas coisas preciso resolver antes disto.

 

Durante muitos anos eu só usava as Cafeteiras italianas da Bialetti, há pouco (cerca de 5 meses) tenho usado a cafeteira expresso da Arno (http://www.girafa.com.br/Cafe-e-Cha/Arno/cafe-latte-caex-preto-110v-ex3208b1.htm), que é... digamos, honesta para alguém que não possui critério de comparação.

 

Penso em adquirir outra, deixando esta como "reserva". Vi bons comentários sobre a Mondial C8, mas estava querendo voar um pouco mais alto, no entanto, não consegui chegar a uma decisão. Oscilo entre as básicas da Gaggia (até R$ 1K) ou uma das Minimokas do Café Fácil, que parecem ser ligeiramente melhores do que a média dos modelos nacionais.

Escrevo este post pedindo sugestões de boas cafeteiras expresso por até R$ 1000. Moro em Santa Maria, RS e já ouvi boatos sobre umas miraculosas (e baratas) cafeteiras expresso vendidas em Rivera, mas até agora não conheci ninguém que tenha uma (se houver alguém aqui, manifeste-se, por favor).

 

A segunda coisa: eu costumo usar o moedor de Café da Cadence... por total falta de opção (o Krups, como comentado em outro post, sumiu do mercado nacional), mas estou muitíssimo tentado a usar um mais preciso (que não me obrigue a contar os segundos e a quantidade para tentar alcançar uma moagem mais ou menos uniforme). Só encontrei este: http://www.cafefacil.com.br/loja/produto-moinho-de-cafe-em-grao-java-espressione-785, pergunto-lhes, existe algum outro sendo vendido no mercado nacional (vi o Krups para venda no ebay, mas o frete torna a importação proibitiva).

 

Agradeço pela atenção dos amigos desde já :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaggia abaixo de 1K, eu acho que é comprar uma máquina simples de R$ 300 e pagar o dobro só pelo nome Gaggia. Se for comprar, vá direto para uma Baby.

Ou você pode comprar minha Breville por R$ 800,00 - uma nova esta custando R$ 1800,00 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, Framses.

 

Uma Gaggia é uma a boa opção, dá para encontrar as da linha Baby a partir de 1.000,00 até uns 1.500,00. Porém se não comprares um bom moinho de nada vai adiantar. Na loja do Alexandre Velloso, membro do Clube, há boas opções de moinho, com preços diversos. Vá no melhor que puder comprar, pois o investimento na moagem compensa bastante, porém lhe adianto que até mesmo o Encore dá conta do recado para um usuário iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o Leo nessa. É um pouco difícil aceitar no início, mas o principal investimento deve ser no moinho, o melhor que conseguir comprar. Segundo lugar, café decente (o que exclui o Café do Mercado no meu juízo). Aí em Santa Maria a solução é encomendar bons cafés torrados pela internet, ou ainda entrar na torra doméstica.

 

Quanto a Gaggia, acho que, do ponto de vista de quem tem uma Gaggia Dose (vale para o Color também), de entrada, que ainda é um bom equipamento pelo dinheiro. Apesar de haver outras opções no mercado, encontra-se em promoções por bom preço e é um equipamento relativamente robusto e que pouco dá problema. Aprendendo a utilizar direitinho, dá pra tirar bons espressos.

 

Por outro lado, se bebidas com leite não são prioridade, eu optaria por uma Mypressi Twist.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, agradeço pelas considerações. Seguindo as recomendações do Leonardo e do Rodrigo, acho que vou acabar indo de Gaggia color ou no máximo a Baby Twin. Só vou estudar um pouco melhor as máquinas para ver o que diabos eu saberei usar das opções. Possivelmente pelo critério estético, bem como pela ignorância e incompetência como barista mirim deste que vos escreve, vou acabar pegando a mais simples (que creio ser a color), para daqui a pelo menos um ano, quando conhecer mais modelos e variedades e, quiçá tenha conseguido fazer um curso de barista (ainda quero descobrir onde eles ocorrem em Porto Alegre), aí sim eu me sinta em condições de usar algo mais sofisticado.

 

Encontrei a Color por pouco menos de R$ 1k e, bizarramente, pela amazon dos EUA é possível comprá-la por menos do que isto (já com imposto incluído)... a pergunta é se a receita não "some" com ela antes de chegar ao destino (já comprei vários outros produtos e raramente sou tarifado, mas um desta natureza eu acredito que é tarifação certa).

 

Quanto aos moedores/moinhos a coisa é um pouco mais complicada. No Brasil basicamente só encontrei os de lâminas por precos menores que R$ 500. O Encore e os demais é possível encontrar na mesma amazon, mas estranhamente eles não mandam para cá... só os Krups mesmo. Pelo ebay eu encontrei algumas ofertas, mas basicamente o custo fica em torno de mais R$ 1k... o que ainda não consigo aceitar gastar com um moedor.

 

Agradeço a todos pelas dicas. Vou seguir estudando as possibilidades de moedores e decidir qual Gaggia irei encarar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Framses,

 

Eu sei que de início é difícil aceitar gastar tanto num moedor. Entretanto, se revela o melhor investimento, pois permite tomar café decente em diversos métodos: coado, prensa, espresso, etc. E sem um bom moedor, esqueça espresso de qualidade. Dá pra gastar menos em um moedor manual, mas eles são... manuais.Mas não deixa de ser um bom custo-benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo, caro Rodrigo.

 

Vou tentar encontrar um Encore por preço aceitável no ebay, ou ir me virando com um Hario por hora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Framses,

 

Costumo ser cuidadoso ao dar esse tipo de conselho. Que fique bem claro que não ganho nada por indicar as lojas de parceiros do Clube, mas o fato é que o Encore custa 999,00 na mão do Alexandre, no Brasil, com garantia e Assistencia técnica, fora que a condição de pagamento deve ser melhor que na Amazon. É algo a se pensar.

 

Com relação a gastar 1k no moinho vá se acostumando a isso se quiser ter um espresso de alta qualidade. Meu moinho atual é um Vario, que custou o preço de dois Encore. Dito isso, há quem diga que não está satisfeito com um Vario e que está procurando coisa melhor.

 

Outra coisa que não entendi é porque você seria tarifado pela Receita Federal se a Amazon já vende o produto com tributos de importação inclusos e frete até a porta de casa...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Framses, quando estamos começando é difícil aceitar a ideia de gastar no moinho o mesmo valor que na cafeteira. Eu, sem nada entender, também relutei. Mas aí me mostraram (com razão) que não há sentido gastar muito numa máquina legal e acompanhá-la de um moinho mais básico.

 

Você vai cansar de ouvir (e ler) aqui no Clube que o moinho é o coração do café (em qualquer método, no expresso mais acentuado). Um bom moinho te atende em diferentes métodos, um moinho mais básico servirá bem para alguns métodos, em outros deixará a desejar.

 

Uma máquina boa (e a Gaggia é bem bacana) merece um moinho condizente. Principalmente se você usar filtros comerciais na máquina, não-pressurizadores.

 

Você pode achar aqui vários relatos de colegas que começaram com moinhos básicos e conforme avançaram em seu aprendizado (mudando os filtros, por exemplo) sentiram necessidade de mudar de moinho. Ainda mais se você fizer upgrade de máquina, depois. Terá que gastar de novo em um moinho melhor.

 

Um abraço, seja bem-vindo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Leonardo.

 

Aceito de bom grado o conselho e concordo que a assistência é essencial, pois o moinho será usado com frequencia. Minha maior dúvida é se não começo com um mais básico, que após acabará indo para o campus (meu destino é ter duas cafeteiras, uma em casa outra no trabalho). Neste caso a máquina básica (a Arno) migra para o campus e, daqui a algum tempo, o moinho básico também.

 

Já estou me resignando com a idéia do moinho de 1k. Mas preciso de algo para acompanhar a Gaggia que em breve irei adquirir e, por hora, talvez um Krups básico (para sentir a brutal diferença) já seja o suficiente. Até o meio-fim do ano possivelmente eu pego um Encore ou até algo mais sofisticado.

 

O que comentei quanto à tarifação da Amazon é por experiências anteriores. Já encomendei jogos de tabuleiro com eles duas vezes e, em ambas, com um pouco de sorte, não fui tarifado (não havia componentes metálicos na caixa, o que ajuda na sorte), logo, embora eles tenham solicitado o pagamento antecipado do imposto, após recebi o dinheiro de volta, já que não houve tarifação. Acredito que no caso destes produtos a tarifação seja beeeem mais frequente, ainda mais em se tratando de uma cafeteira. Perdão pela confusão do post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu insisto na dica, experiencia de quem fez o contrario: Gaste 1K no moinho e compre uma C08 ou chef crema... A silver tem filtro 58mm

 

Eu comprei uma maquina intermediaria mas com moinho de laminas, máquina não faz milagre, moinhos fazem!!

Comprei a máquina e não me arrependo dela, pois foi uma oportunidade, pensando que em breve compraria um moinho bom, cheguei ate a ver o Preciso la fora 2 vezes mas nao consegui trazer, nesse meio tempo troquei de carro e comprei um apto, e o moinho ficou para trás...

 

Um moinho simples e uma maquina intermediaria vai te dar espressos razoaveis. Mas um bom moinho pode te dar bons espressos numa maquina simples, e excelentes coados em qualquer filtro e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem que vejo em máquinas como Saeco e Gaggia é que em tese é mais fácil de achar peças no Brasil, além de diversos tipos de mods serem facilmente aplicáveis, inclusive com kits prontos pra comprar (caso o usuário goste desse tipo de traquitana).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudando um pouco no "rabo das horas", como dizia um poeta gaúcho, acho que finalmente compreendi o porquê da ênfase dos amigos no moedor...

 

Eu estava tirando uns pseudo-espressos muito aguados, até ganhar um café português moído para espresso de um amigo alguns dias atrás... é outra coisa.

 

 

Meu único problema é que aqui em Santa Maria a voltagem é toda 220v... Só encontrei o Rocky que suporta voltagem 220v na loja do camarada Alexandre, mas não sei se ele é superior, equivalente ou inferior ao Baratza Preciso e se o uso de um transformador detona muito a durabilidade de um Baratza...

 

Aceito informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Framses,

 

Há vários modelos de moinhos Baratza funcionando com transformadores de voltagem nos estados da região Nordeste, que também é servida por tensão de 220 V.

Nunca atendi um pedido de reparo de moinho por conta de problemas relacionados à queima de motores ou placas eletrônicas.

Por certo demandará o cuidado do operador certificar-se que o transformador está corretamente instalado e funcionando perfeitamente.

 

Tanto o Rocky quanto o Preciso são bons moinhos. Enquanto o Rocky é muito robusto, o Preciso permite ajustes mais "afinados" de granulometria com suas 440 posições contra as 40 do Rocky.

Outras diferenças marcantes se referem ao conceito de moagem, pois o Rocky usa 2 discos de lâminas com 50 mm de diâmetro enquanto o Preciso usa o conjunto formado pelo anel fixo com diâmetro de 40 mm e tronco de cone dinâmico. Também o regime de rotações de apenas 450 RPMs do Preciso, quase 1/4 das aproximadamente 1700 RPMs do Rocky.

Ainda há o fato que no Preciso é possível moer diretamente para o porta-filtros ou no compartimento de pó para outros métodos. Já no Rocky com dosador isto não é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Framses,

 

Há vários modelos de moinhos Baratza funcionando com transformadores de voltagem nos estados da região Nordeste, que também é servida por tensão de 220 V.

Nunca atendi um pedido de reparo de moinho por conta de problemas relacionados à queima de motores ou placas eletrônicas.

Por certo demandará o cuidado do operador certificar-se que o transformador está corretamente instalado e funcionando perfeitamente.

 

Tanto o Rocky quanto o Preciso são bons moinhos. Enquanto o Rocky é muito robusto, o Preciso permite ajustes mais "afinados" de granulometria com suas 440 posições contra as 40 do Rocky.

Outras diferenças marcantes se referem ao conceito de moagem, pois o Rocky usa 2 discos de lâminas com 50 mm de diâmetro enquanto o Preciso usa o conjunto formado pelo anel fixo com diâmetro de 40 mm e tronco de cone dinâmico. Também o regime de rotações de apenas 450 RPMs do Preciso, quase 1/4 das aproximadamente 1700 RPMs do Rocky.

Ainda há o fato que no Preciso é possível moer diretamente para o porta-filtros ou no compartimento de pó para outros métodos. Já no Rocky com dosador isto não é possível.

No Rocky as laminas são de 50 mm ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, agradeço deveras pelas informações detalhadas.

 

Seguramente eu não saberei usar todo o potencial do Preciso (mais de 400 posições, uau!), mas pela velocidade de rotação, o Preciso parece ser MUITO mais silencioso... me parece ser imbatível dado que ambos estão na mesma faixa de preço.

 

De todo modo, estou pendendo ao Rocky pela robustez... vou preparar o bolso e tomar a decisão, mas é certo que será um destes dois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...