smarley Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Olá, verifiquei na internet o preço de alguns kits de PID e encontrei este bem acessível: http://www.ebay.com/itm/111057034183?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 $50 com termopar já com rosca e rele de estado sólido. Quando chegar eu testo e informo se presta. Vi alguns vendedores na internet oferecendo kits de pid por até $200, mas com o mesmo objetivo e recursos deste. Este fica bem mais em conta para instalar em qualquer máquina. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Smarley, um pid por aqui custa em torno de R$ 100,00. Paguei este preço ano passado, se aumentou foi pouco. Ele também pode ser instalado em qualquer máquina. Se olhar no tópico de instalação de pid na Silvia pode ver o meu. Tecnicamente, não sei se corresponde ao modelo que você localizou. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 26 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Você comprou onde? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 26 Abril 2013 Denunciar Share Postado 26 Abril 2013 Na Florêncio de Abreu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 29 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 29 Abril 2013 Eu vi algumas instalações na internet mas não entendi uma coisa. Alguns colocam o sensor preso a algum parafuso da caldeira, não seria melhor colocar o sensor dentro da caldeira? Como este sensor: http://www.ebay.com/itm/800C-2M-Type-K-THERMOCOUPLE-SENSOR-TEST-PROBE-FOR-TEMERATURE-METER-CONTROLLER-/121091132076?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item1c31980aac Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Abril 2013 Denunciar Share Postado 29 Abril 2013 Se não quiser furar a caldeira... Mais fácil só encostado no metal. Esse aí do eBay provavelmente vai vazar por dentro do parafuso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 29 Abril 2013 Denunciar Share Postado 29 Abril 2013 Eu vi algumas instalações na internet mas não entendi uma coisa. Alguns colocam o sensor preso a algum parafuso da caldeira, não seria melhor colocar o sensor dentro da caldeira? Como este sensor: http://www.ebay.com/...=item1c31980aac Claro que sim, mas daí teria que furar a caldeira. Sem problemas, desde que tome os devidos cuidados, lembrando que é um dispositivo que atua sob pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 29 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 29 Abril 2013 O que se costuma utilizar para vedar neste caso? Uma simples fita veda-rosca será que serve? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Abril 2013 Denunciar Share Postado 29 Abril 2013 Umas das melhores invenções já criadas, PTFE (Teflon) e a fita veda-rosca... Mas tem que furar a caldeira e tem que fazer a rosca M6 no caso que mostrou. Se for uma caldeira fina (inox deve ser estampada e não deve ser grossa) não terá espessura suficiente para ao menos umas 2 voltas da rosca. Se for uma caldeira como a da Gaggia, de alumínio e bem grosso, é mais tranquilo. Ainda assim, essa sonda que mostrou é um pino dentro de um parafuso M6 furado. Tem que vedar o pino pro parafuso também, não sei se funfará... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 29 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 29 Abril 2013 Pois eh, vou tentar colocar na caldeira da Chef Crema, modelo antigo. Tomara que tenha parede suficiente para isto. Acredito que pelo preço da máquina a caldeira seja o mais fina possível, hehehe Eu acredito que o pino seja fundido no parafuso, vamos ver quando ela cheg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 30 Abril 2013 Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Se tiver uma porca por dentro da caldeira com uma vedação de borracha não funcionaria, Márcio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Abril 2013 Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Pode ser, até mesmo com veda-rosca. Ainda tem o espaço entre o pino e o parafuso... Se for uma sonda que é o parafuso inteiro, mais fácil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 30 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Se for mais fácil estou pensando em pegar um termopar tipo T que tenho aqui e colocar na borracha de vedação como o Rodrigo falou. Porque este que tenho é como se fosse um fio destes de telefone, bem fino, seria fácil de colocá-lo entre a vedação da caldeira. Só aí tenho que torcer para não vazar nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 30 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Verifiquei e realmente a parte interna é solta. Não sei se vai servir... Acho que a maneira mais fácil é mesmo prender um termopar na vedação da caldeira. Não tem problema de deixar os fios do termopar em contato com a água que eu vou beber? Estou pensando em utilizar termopar tipo T. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Abril 2013 Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Tipo T é bom, só não entendi onde vai prender. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 30 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Preciso abrir a máquina primeiro e verificar a caldeira. Como ela é fechada, e onde estão os parafusos dela. Não imagino como seja fechada a caldeira no momento, só olhando mesmo. Mas os fios do termopar tipo T que tenho são bem finos, de repente eu consigo colocá-lo entre as duas metades da caldeira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Abril 2013 Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Primeiro lugar que pode tentar é entre o termostato que deve haver lá e a caldeira. Grande chance desse termostato ser um parafuso M4. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
smarley Postado 30 Abril 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Abril 2013 Fazer um furo e rosca M6 não vai ser problema, desde que haja parede suficiente para isto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas