Ir para conteúdo

Pré-Infusão Vale a pena ?


Romano

Postagens recomendadas

Quanto ao sabor, é discutível, mas ela diminui bastante a ocorrência de canalizações, garantindo, assim, uma melhor qualidade na média das extrações.

Minha experiência é com a pré-infusão do grupo E61 e com uma Spring Lever (não sei qual seria a tradução mas tenho certeza que o Márcio a postará abaixo, logo após o post do Rodrigoks).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E temos vários métodos...

 

Se a pré-infusão é alguma rampa suave de subida de pressão, ou poucos segundos de pressão menor, o principal fator é a melhoria de consistência etc. Se for mais tempo de baixa pressão, como pode ser feito nas manuais (pressão da caldeira em algumas, pressão da rede hidráulica em outras) e algumas outras máquinas, aí a situação muda bastante.

 

Com uns 15 segundos de pré-infusão na Velox, pressão em 2 bar, mesmo um bolo bem restritivo (moagem bem fina) se acomoda e depois a extração acontece normalmente. Com essa mesma moagem sem essa pré-infusão longa a extração trava e demora demais, resultando em uma sobre-extração bem exagerada.

 

O que quero dizer é que, se a pré-infusão tem um tempo considerável em "baixa" pressão (pra mim no máximo 3 bar), normalmente há que se rever consideravelmente moagem e dosagem, e aí fica muito difícil comparar diretamente a extração com e sem pré-infusão.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao sabor, é discutível, mas ela diminui bastante a ocorrência de canalizações, garantindo, assim, uma melhor qualidade na média das extrações.

Minha experiência é com a pré-infusão do grupo E61 e com uma Spring Lever (não sei qual seria a tradução mas tenho certeza que o Márcio a postará abaixo, logo após o post do Rodrigoks).

 

Errou! :P

 

Não tenho como colaborar nesse assunto, já foi dito muito mais do que o pouco que eu sei sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Umas dúvidas:

 

No tempo final da extração (25 segundos) incluo o tempo da pré-infusão ou só conto o tempo da extração depois dela?

 

Qual seria em média o tempo e a pressão de uma pré-infusão quando objetivo dela for obter uma melhora na consistência da extração?

 

Por fim, o procedimento que dá para fazer nas gaggias com a abertura da válvula de pressão - "pré-infusão", pode danificar, "forçar", a caldeira ou algum outro componente da cafeteira.

 

Grato a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errou! :P

 

Não tenho como colaborar nesse assunto, já foi dito muito mais do que o pouco que eu sei sobre.

Hehe, na verdade foi uma brincadeira já que vc é quase sempre o primeiro a responder os posts. Rodrigo "F5" ks. :P

 

Ainda estou esperando a tradução de "Spring Lever" pelo Márcio.

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Umas dúvidas:

 

No tempo final da extração (25 segundos) incluo o tempo da pré-infusão ou só conto o tempo da extração depois dela?

 

Qual seria em média o tempo e a pressão de uma pré-infusão quando objetivo dela for obter uma melhora na consistência da extração?

 

Por fim, o procedimento que dá para fazer nas gaggias com a abertura da válvula de pressão - "pré-infusão", pode danificar, "forçar", a caldeira ou algum outro componente da cafeteira.

 

Grato a todos

 

Não danifica a máquina. Para ter uma idéia aproximada da pressão que está sendo aplicada no bolo, dá pra usar a curva da bomba Ulka e correlacionar com o volume de água total (xícara+expurgo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião, sim, vale a pena.

 

Ah, depois de passar o último mês experimentando ajustes, acho que vale MUITO a pena. Consigo mais consistência e, portanto, melhores extrações e notas mais distintas de aroma e sabor quando chego na combinação entre moagem, tamping e pré-infusão adequados ao café em uso. Seguindo exemplo do Márcio, diminuí a pressão e aumentei a pré para tempos superiores a 10 segundos, conseguindo ótimos resultados.

 

Abraços e Carpe-Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, nem reparei. Manual. Não sei se vale a pena especificar manual de mola, pois sem mola só a La Pavoni e Gaggia Achille.

 

Márcio.

 

Oxe, Gaggia Achille não tem mola? Conta isso direito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: A ação é direta, e o pistão e câmara são de plástico. Você empurra a água para um trocador que depois vai para o grupo. Então a única semelhança mesmo que tem com as máquinas manuais é a alavanca, pois não tem nem a coluna d'água.

 

Veja que falo da Gaggia Achille, não da Quick Mill Achille que usa grupo comercial. Também nem sei se conta Gaggia Achille que acho que não tem mais no mercado nem as que sobraram em estoque.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, agora sim... :P

 

Eu li um review da Gaggia Achille que me impressionou muito, acho que no Home-barista.

 

De fato não me parece que esteja disponível no mercado, exceto usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

É que eu estava pensando na possibilidade de utilizar uma válvula redutora de pressão em um circuito de água alternativo pra fazer uma pré-infusão em baixa pressão. Após feita, uma outra válvula, acionada manualmente, desviaria novamente para o circuito normal da máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode abrir parcialmente a válvula de vapor no inicio da extração, não sei na Dose mas na Twin se abrisse totalmente liberava a bomba no tuf tuf e acionava a resistência o circuito o vapor, como isto não pode acontecer ela travava, piscva tuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na boa Rodrigo...

 

Em maquinas de bomba vibratória eu coloco mais fé na manipulação da voltagem da bomba. Dá menos trabalho e um controle mais versátil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é, é bem mais fácil trabalhar com a voltagem da bomba. Só precisaria saber se funcionaria bem com baixa pressão, isto é, até que ponto a bomba responderia à queda de voltagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é, é bem mais fácil trabalhar com a voltagem da bomba. Só precisaria saber se funcionaria bem com baixa pressão, isto é, até que ponto a bomba responderia à queda de voltagem.

 

A resposta pode estar no Carneiro... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei se um dimmer funciona diretamente na bomba, tem que testar. Acho que para ficar suave o controle tem que atuar no zero da onda senoidal, não sei se esses baratos funcionam assim.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, parece que pra pré-infusão não funcionam bem. Os relatos indicam que com dimmers comuns dá pra baixar até uns 6 bar, menos que isso e a bomba falha. Até serve pra fazer algum perfil de pressão, mas pra pré-infusão, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Voltando à ideia original de OPV, uma possível solução seria a troca da mola. Com uma mola de igual comprimento e constante elástica menor seria tecnicamente possível obter uma pressão menor de abertura sem ter que abrir muito o parafuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coincidentemente este fim de semana pensei sobre este tema. Pesquisei na net e fiquei meio na dúvida sobre as conclusões. No caso o pessoal parece que recomendava esse equipamento para controlar a ulka file:///C:/Users/Windows/Downloads/Cafeteira/PWM%20Controller%20in%20Electric%20Motor%20Speed%20Controls%20%20%20eBay.htm

 

 

Não sei no final se acabaram usando, mas tem um link que fala bastante no assunto. file:///C:/Users/Windows/Downloads/Cafeteira/Voltage%20Controlled%20Pump%20Pressure%20(Ulka)%20-%20Espresso%20Machines%20%E2%80%A2%20Home-Barista.com.htm

 

 

Carneiro, como tinha participado do debate na época, sabe qual foi a conclusão final. Acabou fazendo alguma experiência sobre o assunto.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...