Penna Postado 8 Maio 2017 Denunciar Share Postado 8 Maio 2017 cara eu nao sou mto rigido com meu fermento que guardo na geladeira nao mantenho aproximadamente 120g de fermento, que alimento sempre na proporção 1:1:1 (40g de levain antigo, 40g de agua e 40g de farinha de centeio). Eu refresco ele quando chega mais ou menos no volume de 1/3 do pote e volto pra geladeira. Sempre que vou fazer um pão, eu "crio" um novo fermento na noite anterior. Explico: por exemplo, vou fazer uma receita do Luis Americo que pede 120g de fermento. Eu dou uma olhada como ele ensina a fazer o fermento (esse autor usa uma razao de 1:2:3). Então na noite anterior pego 20g do meu fermento, junto 40g de farinha e 60g de agua. Daí tenho 120g de levain que uso para fazer o pão. Faço o mesmo quando vou fazer receita de outros autores, modificando a razão acima. A vantagem de fazer isso é que eu nao preciso guardar volumes enormes de fermento dentro da geladeira. Aprox 100g está otimo e dura umas 2 semanas de producao. A desvantagem é que tenho que me planejar para, na noite anterior ao dia que quero assar o pão, "gerar" a quantidade de fermento necessária para a receita 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbata Postado 8 Maio 2017 Denunciar Share Postado 8 Maio 2017 Estou retomando a produção de pães aqui, por enquanto apenas recriando meu fermento... Me lembrei de uma dica: Ao invés de jogar fora parte do levain a cada refresco, você pode utilizar o descarte para fazer panquecas ou waffles por exemplo. https://www.chefsteps.com/activities/crispy-yeasted-waffles 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 8 Maio 2017 Denunciar Share Postado 8 Maio 2017 Muito legal esse waffle, vou tentar no fim de semana Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 Finalmente começando a me entender com o levain depois de umas 10 fornadas tá saindo algo que preste hehehe https://flic.kr/s/aHskWeRFdr 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 FORNO A LENHA :o :o :o Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 Peguei uma parte do levain antigo e fiz de acordo com a recomendação do gil, parece outro levain, ficou assim em 2 dias dentro da geladeira. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 Putz, este levain esta muito bom. Mas quando for usar faz a alimentação e deixe na temperatura ambiente. Se fosse para usa-lo hoje, uma só alimentação seria suficiente, mas nos próximos dias na geladeira ele vai recolher e ficar lá no fundo, ai já precisaria de 2 alimentações antes do uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 Vou usar só daqui 2 dias, mas vou me programar para alimentar antes de ir para a faculdade (7:30) alimentar de novo quando chegar (12:30) e fazer o pão umas 19:30-20:00 para dormir na geladeira e assar pela manhã. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 A pia/balcão do João é de levain fossilizado e polido! 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 10 Maio 2017 Denunciar Share Postado 10 Maio 2017 João, para fazer esta alimentação nos horários que você falou eu faria assim: 100% levain 50% farinha 25% aguá. Desta maneira ele vai chegar no ápice nos horários citados. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 MEU NAO TA FICANDO ASSIM :/ O MEU SÓ FICA PARECIDO COM ISSO FORA DA GELADEIRA GIL. Primeira foto, ontem a noite por volta das 22:30 e segunda foto hoje às 7:00Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Vitor Ribeiro Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 Uma duvida que tenho é de como cobrir o levain e a massa quando estiver descansando, eu deixo coberto por um pano perfex / cross hatch, mas a massa fica ressecada por cima, tem problema em umedecer o pano? ou é algo que eu deveria ter feito desde o começo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 Esta bom Sall, é assim mesmo. Na geladeira, se colocar alimentado, ele vai crescer também , mas leva 2/3 dias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 João. Eu acabo deixando minhas massas em desenvolvimento dentro de uma caixa plástica com tampa, só sai quando faço o pré boleamento, mas você pode cobrirmo-nos um pano é um plástico por cima do pano. Na geladeira eu guardo conforme foto abaixo, monto tipo uma cabana, isto é que vai ajudar nas bolhas quando assar . https://flic.kr/p/UD6UnU Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 ENTENDI, separei em dois, esse primeiro vou ré-alimentar agora meio dia para usar a noite ( testar uma farinha que ganhei ) e o outro esta na geladeira, vou deixar e ver se a reação é a mesma. Gil, a "Cabana" é fechada em baixo? para a geladeira não tirar umidade da massa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 Sall, Sim, mas não precisa dar nó, é só colocar a boca do saco para baixo meio dobrada, é legal manter o formato cabana, isto mesmo a ideia é deixar a massa gotejada de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 11 Maio 2017 Denunciar Share Postado 11 Maio 2017 testarei hj 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 12 Maio 2017 Denunciar Share Postado 12 Maio 2017 Cada dia mais apaixonado por issaqui Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 12 Maio 2017 Denunciar Share Postado 12 Maio 2017 Estão ficando bonitos, parabéns, Sall se joga no fermento e bons pães meu caro 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 12 Maio 2017 Denunciar Share Postado 12 Maio 2017 Obrigado Rogério, tenho pertubado muito o Gil e o João, mas esta começando a dar certo. hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 13 Maio 2017 Denunciar Share Postado 13 Maio 2017 Pão da semana que passou (encontro com a turma do cdc de Campinas-SP) 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Maio 2017 Denunciar Share Postado 13 Maio 2017 Caramba Fernando, que belo pão. Este Cdc de Campinas só tem gente boa, precisa uma hora virem todos para SP em um dos nossos encontros . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 13 Maio 2017 Denunciar Share Postado 13 Maio 2017 He he ... Com certeza ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 13 Maio 2017 Denunciar Share Postado 13 Maio 2017 Lindo o Pão Fernando. levain? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 13 Maio 2017 Denunciar Share Postado 13 Maio 2017 Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 13 Maio 2017 Denunciar Share Postado 13 Maio 2017 Esse pessoal aqui só faz pão bonito, estou enferrujado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
m3nd3s Postado 14 Maio 2017 Denunciar Share Postado 14 Maio 2017 Klause vc ao menos está enferrujado, eu to é com inveja! Pessoal, quero começar a brincar com esses pães também! Eu costumo fazer apenas os de fermento biológico com receitas que encontro na internet. O que preciso pra começar? Esses pães são de fermento criado por vocês mesmo? Onde consigo as receitas? Muitas dúvidas Sent from my iPhone using Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 14 Maio 2017 Denunciar Share Postado 14 Maio 2017 http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2447-caderno-de-receitas/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 14 Maio 2017 Denunciar Share Postado 14 Maio 2017 Amanhã tem de novo[emoji51] Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 14 Maio 2017 Denunciar Share Postado 14 Maio 2017 Klause vc ao menos está enferrujado, eu to é com inveja! Pessoal, quero começar a brincar com esses pães também! Eu costumo fazer apenas os de fermento biológico com receitas que encontro na internet. O que preciso pra começar? Esses pães são de fermento criado por vocês mesmo? Onde consigo as receitas? Muitas dúvidas Sent from my iPhone using Tapatalk Almir. Comecei o meu a mais ou menos um mês e meio. 40 gramas de farinha branca, 40 gramas de farinha integral e 60 gramas de água Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas