Klause Postado 23 Maio 2017 Denunciar Share Postado 23 Maio 2017 Não tenho nenhuma sistemática ainda de blend de farinhas, mas tento usar uma que é mais forte, geralmente cara, com uma mais fraca. No teste de cuca que fiz, usei 2/3 dessa Primor com 1/3 da Molisana 00. Na verdade pra cuca nem precisaria de uma farinha forte, mas foi pq a farinha mais barata tinha acabado. Ainda estou experimentando com esse lance de blend de farinhas, mas meu objetivo é ter uma farinha forte o suficiente para o pão e com custo mais baixo. Meu próximo desafio é fazer o pão francês com fermento natural, sem usar melhorador, como fazem nas padarias e em todas as receitas na internet. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 23 Maio 2017 Denunciar Share Postado 23 Maio 2017 Bacana, vai dando feedback das suas experiências com os blends. . . Quanto ao pão francês: Farinha, água, sal e muita, muita paciência. . . Se tiver farinhas fortes e forno com boa vaporização, facilita bastante o trabalho. Caso não tenha, "fabrique" bastante vapor nos primeiros 20 minutos de forno. Boa fornada! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Maio 2017 Denunciar Share Postado 23 Maio 2017 O rapaz da 5 stagione recomenda usar a farinha correta e não mistura-la, pelo menos não com uma farinha ruim, por exemplo entre misturar uma Manitoba e uma farinha qualquer pois a manitoba é excessivamente forte ele acha mais correto usar uma Superiore, pois preservará o sabor de uma excelente farinha. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 23 Maio 2017 Denunciar Share Postado 23 Maio 2017 Gilberto, talvez este seria o cenário ideal mesmo, mas aqui não consigo nenhuma dessas farinhas. A nossa companheira de forno aqui de Brasília faz essa mistura para os panetones: 5 stagioni com anaconda. O próprio Chad, no livro Tartine, menciona que usa blend de farinhas em sua padaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 23 Maio 2017 Denunciar Share Postado 23 Maio 2017 O rapaz da 5 stagione recomenda usar a farinha correta e não mistura-la, pelo menos não com uma farinha ruim, por exemplo entre misturar uma Manitoba e uma farinha qualquer pois a manitoba é excessivamente forte ele acha mais correto usar uma Superiore, pois preservará o sabor de uma excelente farinha.Eu tenho este pensamento, mas vejo que existem várias pessoas testando blends. Eu uso a ORO, a SUPERIORE ou a NAPOLETANA. As vezes faço blends com o restinho de cada uma, mas misturar com farinhas de outras marcas nunca tive coragem e com farinhas fracas nem penso. Mas vai que ao invés de "estragar" , apenas diminui custo e mantém a qualidade. Duvido bastante, mas aprovo os testes. Gilberto, talvez este seria o cenário ideal mesmo, mas aqui não consigo nenhuma dessas farinhas. A nossa companheira de forno aqui de Brasília faz essa mistura para os panetones: 5 stagioni com anaconda. O próprio Chad, no livro Tartine, menciona que usa blend de farinhas em sua padaria. O representante da 5 stagioni, em Brasília é o Cláudio Gelelete. (61)99925-9898. Em 5 dias ele entrega qualquer farinha do portfólio. Podemos até pensar em uma compra coletiva, pois o pedido mínimo é de R $ 500,00 e a média de preços do kilo está girando em torno de 8 reais. Não sei vocês, mas minha produção é doméstica e não tenho maiores pretensões. Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Podemos fazer uma compra coletiva se mais pessoas se interessarem. A Glaucia faz compra de vez em quando, eu já rachei uma saca de farinha de espelta com ela e já comprei alguns kgs avulsos dela também da 5 stagioni. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Podemos fazer uma compra coletiva se mais pessoas se interessarem. A Glaucia faz compra de vez em quando, eu já rachei uma saca de farinha de espelta com ela e já comprei alguns kgs avulsos dela também da 5 stagioni.Acabei de receber da 5 stagioni. Seriam 25 kg sortidos para cada um e o kilo sairia a R $ 9,60. Que tal?Prezado Leandro, fica assim o seu orçamento: Oro 25Kg - R$ 209,50 Superiore 25 Kg - R$ 189,50 Integral Fina 25Kg - R$ 232,00 Frete - Aproximadamente R$ 90,00 Total - Aproximadamente R$ 721,00 Att Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 24 Maio 2017 Denunciar Share Postado 24 Maio 2017 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Leandro, se a escala da tua produção é caseira, acho que é minha é escala individual. 25 kg pra mim é muita farinha, mas se for o caso de comprarmos eu tento aumentar a produção. Tem mais alguém pra entrar no racha? Vou ver com a Glaucia se ela quer. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Leandro, se a escala da tua produção é caseira, acho que é minha é escala individual. 25 kg pra mim é muita farinha, mas se for o caso de comprarmos eu tento aumentar a produção. Tem mais alguém pra entrar no racha? Vou ver com a Glaucia se ela quer. A validade das farinhas 5 stagioni, é de 12 meses. Teremos farinha para os panetones de natal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Acabei de falar com a Glaucia e tu não vai acreditar... ela fez o pedido hoje de 25 kg da superiore. Que coincidência maledita! Ela disse que se formos pedir a Oro, ela ia querer um pouco pois gostaria de conhecer. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Acabei de falar com a Glaucia e tu não vai acreditar... ela fez o pedido hoje de 25 kg da superiore. Que coincidência maledita! Ela disse que se formos pedir a Oro, ela ia querer um pouco pois gostaria de conhecer. Poxa, pergunta a ela como consegue comprar apenas está quantidade. Eu tive que pedir 3 X 25 kg porque, segundo o vendedor, o pedido mínimo é de R $ 500,00. Vendedores não são de Deus. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Uma vez ela me encaminhou um e-mail com a cotação da farinha, o contato que está na mensagem era: Luana Arruda Tel:(21)3040-3382/3432-2816/3151-3144 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 25 Maio 2017 Denunciar Share Postado 25 Maio 2017 Uma vez ela me encaminhou um e-mail com a cotação da farinha, o contato que está na mensagem era: Luana Arruda Tel:(21)3040-3382/3432-2816/3151-3144 A Luana é assistente financeira da 5 stagioni, a conheco, ela que indica os vendedores. Queria saber se o vendedor da Glaucia, fornece menos que R $ 500,00 por pedido , pois o meu está com esta exigência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 26 Maio 2017 Denunciar Share Postado 26 Maio 2017 Primeira tentativa de fazer pão francês com fermentação natural: Só tinha a Mirella integral, tive que peneirar para retirar o grosso da casca do grão. Usei um pouco de banha de porco. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 50% branca, 50% integral. Era pra assar amanhã de manhã. Mas não resisti. Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 65% de hidratação. Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 Ovo tá com a borda queimada, mas tá valendo rs Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 Sall, Ótimo ver seus pães evoluindo... parabéns menos chama nesse ovo aí e ele fica bom Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 Parabéns Sall, a massa desenvolveu bem. Show de bola! Ainda bem que a atração principal é o Pão, porque o ovo... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 Kkkkkkkkkkkkkkk. Isso aí. Próxima vez, maneirar na temperatura do ovo, Cara o sabor desses paes e coisa de outro mundo. Eu como pão normal e sinto falta de sabor. Se não fosse vcs me ajudando nas dicas. Não teria saído pão nenhum até hj Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 31 Maio 2017 Denunciar Share Postado 31 Maio 2017 Sall, seu progresso tá visível! Que pão bonito! A foto estilo "café-da-manhã flutuante" com tudo na mesa de vidro ficou bacana também... Mas tô com o Leligo e o Klause, esse ovo tá comédia Tenta colocar um PID da frigideira! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 1 Junho 2017 Denunciar Share Postado 1 Junho 2017 Kkkkkkkkkkkkkkk. Projeto para o próximo mês. Pid na frigideira. Kkkkkkkkkkkkkk valew galera. Eu só tive contato com pão de fermentação natural agora. Não conheço o sabor dos pães profissionais que os caras fazem por aí. Queria provar. Para ver se estou no caminho certo. Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 1 Junho 2017 Denunciar Share Postado 1 Junho 2017 Sall, Sem dúvida tem muitas padarias que fazem pães artesanais muitos bons, mas prefiro os meus a alguns que já provei por aí (claro que tem muitos melhores que o meu). Portanto não fique muito frenético em copiar o sabor de algum lugar, só de você ter relatado que está faltando sabor nos pães convencionais já indica algo de bom. O sabor bom é aquele que te agrada, independente de ser igual ou não ao pão de outrem. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Penna Postado 2 Junho 2017 Denunciar Share Postado 2 Junho 2017 ontem teve paozinho pro jantar 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 Um Sourdough pro dia nascer feliz...100% farinha branca nacional. 65% de hidratação. 20% levain. 2% Sal. 100% paciência + 100% amor. Assado em forno elétrico doméstico. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 pq os meus não ficam com essa cor linda? :/ e tbm acho que ficam um pouco borrachudos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 pq os meus não ficam com essa cor linda? :/ e tbm acho que ficam um pouco borrachudosPanela de ferro bem quente e VEDADA(papel manteiga+Papel toalha+Tampa de ferro) nos 30 minutos iniciais e aberta nos 25 finais. Sendo que nos últimos 10 usei a função dourar do forno elétrico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Sall Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 o fato de ficar meio borrachudo é ligado a isso tbm? falta de temperatura? http://pb.olx.com.br/paraiba/eletrodomesticos/panelas-335652883?xtmc=panela+de+ferro&xtnp=1&xtcr=6 essa serveria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Leligo Postado 7 Junho 2017 Denunciar Share Postado 7 Junho 2017 o fato de ficar meio borrachudo é ligado a isso tbm? falta de temperatura? http://pb.olx.com.br/paraiba/eletrodomesticos/panelas-335652883?xtmc=panela+de+ferro&xtnp=1&xtcr=6 essa serveria? O fundamental é que a panela esteja vedada. Eu uso papel manteiga e papel toalha porque a tampa da minha panela está empenada. Mas essa daí, se não tiver empenada e vedar totalmente é uma excelente aquisição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas