Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Vou imprimir e tentar fazer, duro que já me ligaram aqui e minha tarde vai ser bem compromissada, leia-se trabalho, agora nem sei mais que horário vou poder fazer o pão... eitchaa viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é para deixar o levain de fora??? aí não tem graça né... vou esperar ele responder, porque na verdade o fermix seria apenas para dar um "up" e a massa não ficar tão pesada e crescer melhor, mas vamos esperar  o mestre da sova dizer rsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe: Sempre quando for usar qualquer fermento biológico sendo seco ou não, é bom ativar o mesmo antes de utilizar. Este é o fato pelo qual misturo o fermix em um pouco de farinha, deixo crescer mais ou menos uma hora e depois utilizo. Igualmente com o fermento natural ( ele deve ser alimentado na noite anterior para fazer o pão pela manhã, e isto nada mais é do que ativar o fermento, só que como a fermentação é lenta, acaba ficando de um dia para o outro) 

 

Sei que muita gente vai dizer que é besteira, vai dar muito trabalho, mas se vc quer um pão surpreendente, deverá pagar o "preço" com estes detalhes.  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero aplicar pra pizza. Interessa mais calor pra mim.

Rodrigo,

 

Corretamente, vai precisar de muito calor... Inclusive recomendo pedra de ardósia ou pedra-sabão. Aqueça o forno em temperatura máxima com a pedra lá dentro, por no mínimo 20 min antes de entrar com a pizza. Se não conseguir crocância adequada, tente dar uma pré assada na massa, deixe esfriar, coloque o recheio e depois asse em definitivo... É uma alternativa para quem possui forno fraco(não sei se é teu caso, mas vai aí a dica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Corretamente, vai precisar de muito calor... Inclusive recomendo pedra de ardósia ou pedra-sabão. Aqueça o forno em temperatura máxima com a pedra lá dentro, por no mínimo 20 min antes de entrar com a pizza. Se não conseguir crocância adequada, tente dar uma pré assada na massa, deixe esfriar, coloque o recheio e depois asse em definitivo... É uma alternativa para quem possui forno fraco(não sei se é teu caso, mas vai aí a dica)

 

Já tenho as pedras faz tempo, e preaqueço o forno por pelo menos 30 minutos. Preciso é de mais fogo. Fire!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Miyamoto! Eu fiz o pão de novo hoje! Olha ele aí embaixo. E fui também na padaria/escola do Shimura. Comprei um pão de campanha, feito com três tipos de farinha (branca, integral e de centeio). Ainda não experimentei.

 

Dessa vez deixei o meu pão um tiquinho mais no forno e ficou melhor assado. Agora acertei bem. Só faltou fazer os cortes, que acabei me esquecendo. Aliás, minha cunhada vai me emprestar o bisturi culinário dela!!!  :o

 

Oi0E4Wbl.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh... Um detalhe. Esse pão do Shimura custou acho que R$4,50. Achei meio caro. Mas é do cabra mais famoso da parada ultimamente, né? :P Aliás, ele estava lá e me deu uma aula. Brincadeira! Só me explicou que para reavivar ou restaurar (não lembro a palavra exata) o pão, eu deveria borrifar água sobre ele e deixar no forno a 180ºC por 3 minutos. Eu já fazia isso com pão francês, que eu costumo guardar em saco plástico fechado, molhar a mão, passar no pão e depois colocar no forninho elétrico. Fica zero bala! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Vários likes virtuais Sampaio, ops, Santiago. Ficou lindo!! Só faltou mesmo um corte de assinatura. Eu não tenho nada chique, derreti a ponta do corpo de uma bic e encaixei ali uma gilette. Ficou bom!

 

Gui, qualquer refratário com tampa. Mas tem que untar.

 

Pão do mestre lá é sacanagem. Mesmo nível de nosso mestre dos magos.

 

Parabéns aos nossos padeiros-mirins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Concurso do CDC de Panificação Doméstica, eu tentei fazer o corte do pão com faca de carne. Só "amassou a massa" e não cortou nada! Fiquei com uma raiva! Hehehe.. Aí na forma retangular eu fiz os cortes com tesoura. Não sabia que precisava de algo tão afiado. A panificação como ela é.

 

Sobre o refratário, eu só joguei farinha nele antes de colocar a massa. Não grudou nem um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Meninos, hora de incrementar o cantinho do pão com um borrifador. Não serve o das plantas. Vai servir tanto pro pãozinho quanto borrifar a massa antes de ir ao forno. 3 real. Mais barato que Hario ou Tres na promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Santiago, um like virtual pelo "Concurso do CdC de Panificação Doméstica".

 

Bom saber que não precisa untar o refratário, só enfarinhar. No livro Pão Nosso ele recomenda untar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Borrifador igual de planta. Ou de cabeleireira. Vende em pet shop que também vende vasos, em lojas de plantas ou de artigos para cabelo, unhas e depilação.

 

Borrifa de leve antes de enviar ao forno. Ajuda a cascar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...