Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Opa! Valeu galera.. Mas infelizmente ele ficou mais bonito do que gostoso.. Eu fiz na panela invertida e pedra. O pão deu uma agarrada na panela dentro do forno.. Fiz uma baguncinha para soltar.. A casquinha ficou crocante. Usei seringa com água. Só que o pão deu uma achatada. E ficou com uma acidez muito acentuada. Foi o fermento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Sim, o fermento sem dúvida. Uma possível causa foi o excesso de fermentação. No meu de centeio de ontem a acidez estava acentuada, mas combinava com a farinha de centeio que é bem rústica e de sabor dominante. O italianão é mais neutro, um sabor delicado combinaria melhor, talvez (ou não). O de Fernando de ontem, um italiano ESCÂNDALO, estava bem suave no sabor, mais adocicado, ele controlou bem a fermentação para que esta não se destacasse (sinto muito, mas ele tem as manhas de como fazer isto, no meu caso é pura loteria - ainda). Grudar na panela é que ela está mal curada (o que está ocorrendo com a minha, vai ser curada DE NOVO). Mas mesmo assim ele saiu inteirão. Precisa ver os meus que grudam. Baguncinha é pouco para soltar os bichos. Esparramar é normal. Massa bem hidratada. Mas está lindão. Parabéns de novo. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Valeu.. Os elogios incentivam a tentar de novo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Por que? Era filho único? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 O pão sim.. O fermento não.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Ana, como controlar a acidez então? Deixo menos tempo fermentando? Mas aí o pão cresce menos.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 O que precisa ficar de olho é que ele não passe do ponto ideal da fermentação. Pois é comum ele fermentar e inchar, inchar, inchar e depois começar a murchar (ele começa a ceder com o próprio peso). Tem que suspender a fermentação antes disso (ou vai pra segunda sova ou pro forno). Digamos que não aconteceu isto contigo, cresceu o correto, mas não muito no forno. Aí faltou sovar mais pra desenvolver o glúten e ele alveolar. E o fermento tem que estar forte aliado a uma boa farinha. E precisa ver também o que você está considerando como acidez excessiva. Aqui também é uma questão de gosto, que envolve um aprendizado, como no café. No começo do ano eu achava o sabor do pão de levain estranho. Agora acho pães comuns (de fermentação rápida) totalmente sem sabor. O que não quer dizer que a fermentação excessiva do levain seja aceitável. Você acostuma e percebe quando passou do ponto no pão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Valeu... Ele até deu uma alveolada.. Não quanto os de fermento seco.. O pão quando fica meio socado fica com o miolo escuro né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 O socado é o tal embatumado, que eu nem sei direito o que é? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Pergunta: Querido Beakman... =) Na receita de pão italiano do Fernando vocês sovam, descansam a massa uns 30-60min, aí junta o resto das coisas, amassa de novo e larga lá crescendo (as tais 8 a 12h com o frio) ou fazem as dobras a cada 1h? Pensei em deixar o pão overnight... isso incluiria as leveduras trabalharem e eu dormir... Sorry se já tiver a resposta por aqui, ainda estou na pág. 22... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Pergunta: Alimentar mais vezes antes de ir pra massa reduz a acidez também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Má, não sei responder. A receita dele eu nunca fiz e eu geralmente faço com duas sovas e crescimentos, ele faz uma só. O que diz o caderno de receitas? Imagino que se fossem duas constaria duas, na ausência da info considere uma sova. Mas esta Miyamoto responde melhor do que eu, já que ele já fez o lindão e eu (vergonha, Namaria... ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 A receita que fiz foi uma do caderno, mas não foi a do Fernando de dobras a cada 1h... Foi outra.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Resposta, Gui: sim. Você percebe isso fácil: se deixa pra alimentar só uma vez por semana sem panificar, quando abre o pote o cheiro de cerveja tá forte. Acidão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Ana! Foi isto então.. De fato deu um cheiro forte mesmo! Então da próxima (possivelmente terça) alimentares mais vezes antes de preparar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 OU alimente mais vezes durante a semana, mesmo sem panificar. Acho esta opção melhor, você fortalece o fermento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Humm... Qual você fez, Miya? Quero fazer igual o seu que levou quase 12h crescendo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Criamos vários monstrinhos aqui, não só de levain... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Má.. Receita 40. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Hummm foi o pão do Gil! Então deixou 4h + 4h? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Foi 4h na primeira e mais umas 8h na segunda... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Vixx então vou começar já! kkkkkk PS.: Grazie!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Miyamoto, percebi que quanto mais sovar menos azedo vai ficar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Anotei mais uma.. Valeu Gil.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 A panela de ferro foi realmente uma das melhores compras do ano. Pão de trigo feito na panela: 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Ana! Foi isto então.. De fato deu um cheiro forte mesmo! Então da próxima (possivelmente terça) alimentares mais vezes antes de preparar. Corretamente ! Alimente, alimente, alimente.... Quanto mais alimentar, mais força e menos acidez terá teu fermento.Tente alimentar 2x por dia ! Tente deixar teu fermento com aroma de espumante. Se ficar com odor muito forte, mande alimentação ! Quando o tempo esfriar, reduza a alimentação, quando esquentar eleve. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Burny, fantástico! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Lindo pão! Caraca, estava nos meus planos comprar uma pitcher nova, será o benedito que vou ter que arranjar uma panela também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Marcia, Pode comprar que vale cada centavo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas