Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

É... mas acho que vou comprar pra deixar na casa da minha mãe. É bom fazer pão pra platéia, aqui, só pra mim, não tem graça!  :lol:  :lol:  :lol:

Vou deixar uma mudinha do fermentão aqui e outra lá.

 

Aliás... será que minha vó não tem panela de ferro?  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vale a pena, Marcia. É quase impossível estragar um pão na panela. Esse aqui p.ex. não ficou muito bonito, mas gostoso e crocante até.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morei 3 anos em BH e não achei pão que presta, e agora vi que existe uma padaria alemão com todas as opções possíveis:

 

http://www.paoalemaohb.com.br/neckartal%20-%20nossa%20loja.htm

http://www.paoalemaohb.com.br/produtos.htm

 

Alguém dos mineiros conhece? É boa?

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmmmm... O meu não tá bem com este cheiro característico da cana não... :P

 

Hoje é o último dia de preparo dele.. A partir de amanhã já estará pronto para virar pão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não é que saiu pão??!!  :P

 

Ooo que delícia! Cascudão, mas mega crocante (usei o truque da assadeira com água no forno, já que não tenho panela). Acidez leve... acho que sovei um pouquinho demais, mas ficou ótemo!

 

Na casca eu fiz um V, V de naValha cega, já que era pra cortar um #  :lol:  :lol:

Aliás, assei ele de "bumbum" pra cima, porque não teve jeito de sozinha conseguir virar ele pra colocar na forma...

 

10492552_661046603988774_314537221555263

 

10523841_661046650655436_524157096686990

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala a verdade.. Cê achou este pão aí enterrado em algum tesouro pirata não foi?!  :lol:  :lol:  :lol:

 

Brincadeira!

 

Espero que esteja ótimo mesmo! Já que bonito não está!  :ph34r: 

 

Qual receita usou?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Achei mesmo. Enterrado aqui no fundão do meu forno...  :P

E tá gostoso, tá! E bonitão também!  :angry:  Cheio de dobrinhas e "talco" igual bumbum de nenê!  :lol:  :lol:  :lol:

 

Fiz a mesma receita que você, com o fermentão do Gil. Ficou crescendo 4h, depois sovei e deixei overnight (mais umas 9h).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm.. O fermento do Gil tá mais forte mesmo então... O seu parece que cresceu bem mais..

 

O meu ficou mais achatado...

 

Já guardou um pouquinho do fermento aí? Agora é só ir cultivando.. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rá! Viu!  B)

 

E nem fiz certo... deveria ter alimentado mais uma vez, mas deixei ele dormir na geladeira, tirei, alimentei e já fiz pão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, nossos bichos tiveram que fazer uns passeios forçados no final de semana e procuramos mantê-los sempre na geladeira (exceto durante as viagens). Hoje vamos alimentá-los e dar um cuidado especial pros bichinhos, mas estamos com umas dúvidas que não achei aqui: quando vocês alimentam e já voltam pra geladeira, guardam em pote bem fechado (tipo aqueles vidros com fechamento hermético) ou tem que ser algo mais "aberto" (tampa mais solta ou filme PVC) pra não estourar? É bom deixar um espaço vazio no pote pro fermento crescer (mesmo na geladeira) ou na geladeira não cresce tanto e pode ser mais "justo"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas perguntas ao mesmo tempo e que deixarei para os experts responderem...

 

Mas quanto ao vasilhame, os meus crescem bem dentro da geladeira.. Certa vez, ele dobrou de tamanho e estourou a tampa.. Então é melhor não guardar muito "na conta"... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os meus cresceram bem pouco na geladeira. Deixei no compartimento de frios. Tem bolhas, mas não mudou muito o tamanho. Já fora....

 

Deixei um de 200g no pote do Gil e 200g num outro maiorzinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Feche no pote para não misturar odores. Ele vai crescer bem pouco no frio (mas sempre tem os espíritos de porco do contra, né?).

 

Recomendo uma última alimentação antes do frio (um tanto de farinha e menos água, até dar ponto nem muito duro nem líquido demais).

 

E SEMPRE alimente e deixe ele voltar à temperatura ambiente antes de panificar (mas sempre tem as espíritos de porco do contra, né?).

 

E Marcinha: sensacional!

 

Estes novatos tem uma sorte de principiante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, se não vai usa-lo alimenta e já vai para a geladeira, as vezes acaba-se tendo que despresar um pouco pois fica muito grande.

Eu uso um pote de vidro com tampa hermética.

Pote sobrar espaço ou não, se for um pote forte pode até deixar justo, estará mais selvagem quando for libertado, agora se for um pote fraco podera quebrar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Fernando, pesquisei e procede: o centeio que coloquei sobre o meu pão e que lembra a aveia são os chamados flocos de centeio. Ficam lindos sobre o pão.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje sai nossa primeira fornada!

 

Ontem a noite alimentamos os bichinhos e já separei metade do branco e deixei em cima da geladeira, hoje cedo quando saí o danado já tinha dobrado o volume, estava bonitão. A Dani já começou a panificar bem cedo e, agora no almoço, ajudei ela com a última dobra. Daqui a pouco ela vai separar as porções pro último descanso e depois mandar pro forno pra sair antes do jogo.

 

Ainda não temos a panela de ferro então vamos experimentar colocar naqueles sacos de assar bem fechados, dentro de 2 panelas de barro pré-aquecidas e sem tampa (mais pra dar um reforço no calor e manter o formato), vamos ver como fica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

E em frente, que atrás vem gente.

 

Hoje é dia do padeiro. Parabéns a todos entre nós que adoram o desafio da mistura da farinha com a água e o sal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que, pra primeira vez, ficaram acima do que eu esperava. Fizemos 2 pães e levamos um pro pessoal comer durante o jogo, houveram elogios do tipo "comprei italiano do pão de açúcar esses dias e esse esta muito melhor".

Vou comer um pouco com uma beringela que a Dani fez aqui agora :)

Ps: vou tentear colocar a foto pelo celular

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...