Ir para conteúdo

Pão e Café

Rodrigoks

Postagens recomendadas

Putz, depois que mudei e meu fogão foi transformado de natural para butijao ele não passa de 150 C...

Preciso arrumar logo para começar a brincar tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo elogio Ana, mas não são tão grandes, a foto engana.

É a receita do Fernando dividida em 2 porcões (por limitação de espaço) e assadas no saco de "celofane". Acabei de comer outro pedaço e posso dizer que está realmente bom pra primeira vez, mas ainda nem perto daquele pão que o Fernando levou na sua casa (nem sei se um dia chegará perto).

Link para o comentário

Guest Anita

Fê recomenda uma, Gui.

Se quiser umidificar mais, pode. Só cuidado que aquele negócio pesado pelando é perigoso.

Comprou as luvas de padeiro? Fundamentais!!

Link para o comentário

Fundamentais? Xiiiiiii.. Meu dedo médio esquerdo que o dica...  :unsure:

E eu não precisei levantar... Injetei pelas frestas entre os tijolinhos...  ^_^

Link para o comentário

Guest Anita

Mortari, o Rodrigues (que anda muito quieto) tinha feito mil perguntas desta paradinha de assar o pão no saquinho, mas ninguém sabia explicar.

Você pode dar mais detalhes, caso eles existam? Algum pulo do gato? Fotos do antes e do depois?

Link para o comentário

Vou precisar delas sim... Como o forno é baixo, o risco de tocar nas resistências é grande...

Estava mirabolando aqui... Será que daria para colocar uma assadeira dentro do forno e deixar esquentando.. E depois que colocar o pão para assar, jogar água na assadeira?! Muito perigoso?  :ph34r:

Link para o comentário

Guest Anita

O sistema da assadeira é muito usado, para umidificar. Mas ela costuma ficar abaixo da grade onde se apoia o pão. Seu forno tem a grade centralizada e um espaço abaixo?

Acho que se fizer uma abertura no saquinho perde o sentido dele. Ele vai sugar a água do pão e gerar um pouco de vapor com isto. Se abrir o vapor escapa.

Link para o comentário

Meu forno acho que tem uns três níveis para grade... Eu já li sobre colocar vasilhas ou latinhas com água quente para gerar vapor...

Mas depois de ver o vídeo do cara do caldo de cana fazendo pão e jogando água dentro do forno, pensei em fazer o mesmo (sem a panela invertida, claro) usando uma assadeira e atirando água nela para gerar vapor...

E o espacinho do saco, seria um furico de nada... :P

Link para o comentário

Se fosse apenas pelo "tentar", eu tentaria...

Mas como eu preciso ligar a resistência superior e inferior, só consigo fazer pão ao levain na panela invertida...

Se assar o pão direto na pedra ou assadeira, eu pouco tempo ele doura e não assa...

Link para o comentário

O lance da assadeira com água funciona lindamente!

Não tenho panela nem tijolinhos, só uma assadeira redonda de teflon.

Botei o pão nela e na grade de baixo (ou na chapa do forno mesmo, no caso do meu) uma assadeira com água e com 2/5 da superfície coberta com papel alumínio, de modo a diminuir a superfície de saída de vapor.

O pão de hoje, de novo, ficou extremamente crocante e com casca bem grossa, embora não tão bonito.

Já tenro por fotos.

Link para o comentário

Aí as fotos do de hoje.

Rústico, como diria o Gil, mas bem bom!

Pior que toda minha platéia gostou dos benditos, mas todos foram unânimes em preferir as bisnaguinhas =S

post-23-0-58075900-1404920613_thumb.jpg

post-23-0-32436600-1404920627_thumb.jpg

• Curtir 3
Link para o comentário

Nuss Má! Por dentro ficou lindão!  :o

A questão da assadeira com água seria para fazer como o sujeito do vídeo. Fazer o vapor subir imediatamente.. E não aos pouquinhos como o caso da vasilha com água.. Pensei em jogar a água na assadeira quente e fazer o vapor na hora.. Tendeu?!  ;)

Link para o comentário

Sei lá.. Imitar o sujeito.. kkkkkkkkkkk

Seria para deixar a casquinha crocante mesmo...

O pão que fiz ficou até bem crocante.. Tipo crec crec crec mesmo.. Mas infelizmente a acidez do fermento ficou forte demais.. :(

Link para o comentário

Kkkk que bom! Kkkk

O de hoje sovei menos e ficou menos ácido, bem bom.

O meu não ficou crec crec não, ficou croc croc mesmo, tipo torresmo!

Link para o comentário

O outro que fiz antes (que não era levain), na receita pedia para deixar a vasilha com água, a casca ficou croc croc estilo torresmo também...

Injetando água com a seringa ficou crec crec, com aparência de pão italiano mesmo...

Aí surgiu a dúvida com relação ao vapor, baseando nos dois resultados diferentes...

Se a vasilha com água fica croc croc e com o vapor forte imediato fica crec crec..

(Papo de doido! :P)

Link para o comentário

Aí não é justo...

O croc croc ficou gostoso mas era fermento biológico..

O crec crec ficou ruim porque errei a mão no levain..

Mas em questão de aparência, o crec crec ficou muito mais bonito..

Link para o comentário

Hehehe

Mas levando em consideração só a casca e não o miolo?

Achei que meus croc croc ficaram parecendo pão feito em formo à lenha, sei lá. Lembra Um pouco a borda da pizza, só que crocante e mais gostoso.

Link para o comentário