Ir para conteúdo

Dificuldades de sair café mais devagar


Postagens recomendadas

Falae pessoal.

 

Depois de descobrir que minha máquina não faz crema, fiquei meio frustrado. Mas li que dá para fazer crema de verdade com minha máquina, basta treinar.

 

Nesse sentido, começei a tentar utilizar 30 segundos para 30 ml, mas sempre faz 30ml muito antes dos 30 seg. Ai tentei moer bem fino o grão. Demorou 1 segundo a mais para começar a sair, mas fazendo cerca de 20 seg. Só pode ser a qualidade do café né? Ou o tempo de torrefação? Ambos?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que você está usando o Krups F203 ? Quando você diz que tentou moer mais fino, foi aumentando o tempo de funcionamento do moedor ?

 

Olha, acertar a extração usando um moedor de lâmina é praticamente impossível. O moedor de lâmina pulveriza o grão, produzindo uma quantidade grande de partículas muito grandes, outra de particulas muito finas. Ambos os tamanhos fora da faixa ideal para o espresso.

 

As partículas muito grandes vão sub-extrair, e as muito finas vão terminar na tua chícara. Essa falta de consistência vai resultar em canalização e extração muito rápida.

 

Ao moer o grão do café, temos uma distribuição do tamanho das partículas. Essa distribuição é particular para o espresso, pois possibilita a formação de uma estrutura um pouco mais grossa no bolo, responsável por controlar o fluxo da água, e também de algumas particulas mais finas (maior superfície específica) que vão liberar os compostos solúveis na água.

 

Como você pode ver, a distribuição do tamanho das partículas é responsável por um efeito duplo (controle do fluxo e solubilização dos compostos). Se o moído ficar fora dessa distribuição, tudo entra em colapso: o fluxo da água fica errático e incerto, e podem não haver partículas em tamanho e quantidade certa para a solubilização dos compostos que vão dar ao espresso seu melhor paladar.

 

Enfim, para conseguir essa distribuição, você precisa de um moedor de mó. Na seção de moedores aqui do fórum você vai achar várias recomendações. Se um moedor elétrico está fora do orçamento, existem opções manuais que dão bons resultados, com um pouco mais de trabalho.

 

Gui Marques

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae pessoal.

 

Depois de descobrir que minha máquina não faz crema, fiquei meio frustrado. Mas li que dá para fazer crema de verdade com minha máquina, basta treinar.

 

Nesse sentido, começei a tentar utilizar 30 segundos para 30 ml, mas sempre faz 30ml muito antes dos 30 seg. Ai tentei moer bem fino o grão. Demorou 1 segundo a mais para começar a sair, mas fazendo cerca de 20 seg. Só pode ser a qualidade do café né? Ou o tempo de torrefação? Ambos?

 

Obrigado

 

Bom Dia!

Não fique frustrado, pois a sua máquina consegui sim fazer crema, porém isso não depende somente dela, a crema é fruto de um bom café, levando em conta a torra, a moagem, a compactação, na verdade o que manda menos aqui na extração da crema é a máquina. O nosso amigo Gui Marques deixou boas dicas ai pra vc, leia atentamente a todas e pesquise aqui no CDC vc vai achar todas as respostas e temos por aqui grandes feras na arte do café.... pergunte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado aos dois.

 

Gui Marques, explicação excelente. Vou providenciar um moedor decente. Só estou na dúvida se compro o Grinta da Nuova Simonelli. Não tem muitas informações sobre esse moinho aqui no Fórum.

 

Se não tiver muitas informações compro o Vario mesmo.

 

Ralph

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum motivo especial a preferência pelo Grinta?

 

Já cheguei a cogitar comprar esse moedor em certa oportunidade, mas li que ele tem problemas sérios com estática por utilizar muito plástico, formando pelotas e fazendo bastante sujeira. Penso haver opções melhores, entre elas o Vario. Vai importar ou comprar aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar na Itália. Na Elektros tem um combo Oscar + Grinta.

 

Entendo, você quer tentar aproveitar o frete do combo. O moedor dá um volume adicional, não sei o acréscimo que ele dá só em relação ao frete da máquina. Eu, quando importei o BB005, paguei 57 euros de frete, salvo engano. Não sei se você está falando de SP (no perfil não consta), mas pelo que sei aí não cobram ICMS nas importações pessoa física, o que viabiliza um pouco mais a importação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho a qualidade ruim. São as mesmas mós que eles usam na Microbar (super-automática) que usei mais de 1 ano, e o defeito da máquina para mim era o moedor.

 

Conheço bastante a Oscar por ter restaurado duas... E a Musica por ser a Oscar com algumas melhorias.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks

 

Sou do Rio de Janeiro.

 

Mácio

 

Já me conveci do moinho. Alguma dica sem ser Baratza? (Este é difícil na Europa)

Quanto à Musica, existem mais melhorias a serem feitas ou original de fábrica já é muito boa?

 

Grato

 

Ralph

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nada. Não sei como é a configuração da OPV dela, se tem a regulável logo após a bomba, ou se só tem a válvula de 16 bar depois do trocador, como a Oscar. Mas tem os restritores, tem saída de água quente e tem botões programáveis de dose.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Europa, o Vario é fabricado pela Mahlkonig, e é por esta marca que vai encontrá-lo.

 

Você pode encontrar o Bezzera BB005 na faixa de 250 euros (sem o VAT sai menos). Tem Compak K3 Touch também, mas pelo preço que a Libermac fazia (R$1.300) não estava valendo importar. A linha toda da Baratza acha-se mais nos EUA, ou com o Alex aqui no Brasil.

 

Há outras opções também, mas o preço vai subindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Apenas uma correção, na Europa o Vario Home é distribuído pela Mahlkönig, mas a fabricação é feita pela Baratza-Taiwan, e de lá exportado para a Alemanhã para o embalamento final e distribuição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Alex. Quando escrevi que o Vario era fabricado pela Mahlkonig, sabia que a sentença não devia estar plenamente correta. Mas sabia também que um membro atento do Clube iria corrigir, então não me preocupei. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...