r.lima Postado 19 Junho 2013 Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Olá , Hoje pela primeira vez comecei a utilizar o meu filtro single LM com o kit do João , porém estou tendo problemas com a extração , o blonding está ocorrendo muito rápido , depois de 14s a extração fica rápida e aguada e o sabor esta meio sem graça ! Obs : Estou usando café de Ótima qualidade e fresco ,12 dias após a torra que é bem clara , talvez isto esteja atrapalhando minha extração ? Estou dosando 7g já tentei com 8 e 9 com , com 8 o blonding demora um pouco mais , mas ainda sim não ajuda muito no sabor , e com 9 fica muito forte e enjoado o sabor ( extraindo em 25s ). Não estou moendo grosso para os padrões de espresso , não estou compactando fraco , não estou subdosando , qual será meu problema :S !!!! Outra observação ! Meu moedor é um Mazzer Super Jolly !!! Vou ver se consigo extrair algo decente com meu duplo , valeu :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Junho 2013 Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Mas justamente o SJ tem fama de ser chatinho quanto à regularidade das extrações. Já tentou WDT? Existem cafés que são chatos mesmos, outros extraem melhor. E torra clara costuma não ajudar muito. Teste com outros cafés aí e nos conte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Mas justamente o SJ tem fama de ser chatinho quanto à regularidade das extrações. Já tentou WDT? Existem cafés que são chatos mesmos, outros extraem melhor. E torra clara costuma não ajudar muito. Teste com outros cafés aí e nos conte. Rô , Resolvi fazer como fazem no feito a grão , dosar com 12g ( enchendo praticamente como se fosse um duplo ) e compactando com um tamper 57mm , o blonding começou com 20,5 s e terminei a extração com 25s , bem melhor do que antes volume de uns 28/30 ml ( não sei ao certo , estou chutando pois , extrai em uma xícara que não estou acostumado a usar ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Obs : muito mais crema deste jeito Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Estou utilizando meu SJ com sem cúpula ( com um tamper 58 mm em cima ) de grãos com single dosing Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Junho 2013 Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 É, com torras muito claras às vezes a única solução é sobredosar. Mas nunca tentei nada tão radical com o single LM. A testar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Junho 2013 Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 A propósito, estou com dificuldades de acertar a extração do 3a. Onda, do Moço. A torra é bem clara e não raro acontece uma canalização horrenda, que parece um tornado. Nunca havia enfrentado nada assim, rsrs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 É, com torras muito claras às vezes a única solução é sobredosar. Mas nunca tentei nada tão radical com o single LM. A testar. Você acha que é apelar colocar 12 g em um single ? Se bem que tem espaço para até 15g poderia fazer um duplo simples Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Já tentou WDT? Não sei se ajuda , meu moedor tem dosador então clumps não são um problema Cada vez fico com mais vontade de adquirir um cônico grande .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Junho 2013 Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Se o resultado na xícara for bom, who cares? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Junho 2013 Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Não sei se ajuda , meu moedor tem dosador então clumps não são um problema Mas quem disse que WDT serve pra desfazer pelotas? Claro que isso acontece, mas a redistribuição das partículas é que é o negócio. Sugiro que tente a título de experiência. Não estranhe se tiver que abrir um ponto no moedor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Mas quem disse que WDT serve pra desfazer pelotas? Claro que isso acontece, mas a redistribuição das partículas é que é o negócio. Sugiro que tente a título de experiência. Não estranhe se tiver que abrir um ponto no moedor... Nutation daria o mesmo resultado ? Quando utilizava o single da VFA parecia ajudar bastante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 19 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Junho 2013 Estou utilizando meu SJ com sem cúpula ( com um tamper 58 mm em cima ) de grãos com single dosing Caramba escrever no Ipad esta difícil , com sem cúpula Lol Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 22 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Junho 2013 Estava fazendo errado , são tantas variáveis : a nova cesta LM , a adaptação do kit do João , mudança na técnica de dosagem /compactação, o meu timer para o mazzer .... Enfim agora estou dosando umas 7,5 g e estou tend espresso's com padrão tirado constantemente ,mais crema, uma canalização vez ou outra ( com o bottomless temos que reeducar nossas técnicas ) , sabor ... bem melhor que ontem !!! Mas ainda sim o blonding acorre meio cedo uns 19s ,porém com estes equipamentos novos vejo que tenho muito para explorar e um potencial bem melhor para espressos incríveis Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 22 Junho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Junho 2013 Mas quem disse que WDT serve pra desfazer pelotas? Claro que isso acontece, mas a redistribuição das partículas é que é o negócio. Sugiro que tente a título de experiência. Não estranhe se tiver que abrir um ponto no moedor... Realmente Rodrigo , WDT ajuda e muito quando utiliza-se o pf bottomless ! Mas se tomar um certo cuidado na hora de dosar e compactar (pelo menos com meu equipamento ) dá para conseguir extrações tão boas quanto com o WDT . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 5 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2013 r.lima, conseguiu resolver o problema do blonding ocorrendo muito cedo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas