Ir para conteúdo

Blonding acontecendo muito rápido , o que devo fazer !?!


r.lima

Postagens recomendadas

Olá ,

 

Hoje pela primeira vez comecei a utilizar o meu filtro single LM com o kit do João , porém estou tendo problemas com a extração :( , o blonding está ocorrendo muito rápido , depois de 14s a extração fica rápida e aguada e o sabor esta meio sem graça !

 

Obs : Estou usando café de Ótima qualidade e fresco ,12 dias após a torra que é bem clara , talvez isto esteja atrapalhando minha extração ?

 

Estou dosando 7g já tentei com 8 e 9 com , com 8 o blonding demora um pouco mais , mas ainda sim não ajuda muito no sabor , e com 9 fica muito forte e enjoado o sabor ( extraindo em 25s ).

 

Não estou moendo grosso para os padrões de espresso , não estou compactando fraco , não estou subdosando , qual será meu problema :S !!!!

 

Outra observação ! Meu moedor é um Mazzer Super Jolly !!!

 

Vou ver se consigo extrair algo decente com meu duplo , valeu :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas justamente o SJ tem fama de ser chatinho quanto à regularidade das extrações. Já tentou WDT? Existem cafés que são chatos mesmos, outros extraem melhor. E torra clara costuma não ajudar muito. Teste com outros cafés aí e nos conte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas justamente o SJ tem fama de ser chatinho quanto à regularidade das extrações. Já tentou WDT? Existem cafés que são chatos mesmos, outros extraem melhor. E torra clara costuma não ajudar muito. Teste com outros cafés aí e nos conte.

 

Rô ,

 

Resolvi fazer como fazem no feito a grão , dosar com 12g ( enchendo praticamente como se fosse um duplo ) e compactando com um tamper 57mm , o blonding começou com 20,5 s e terminei a extração com 25s , bem melhor do que antes :) volume de uns 28/30 ml ( não sei ao certo , estou chutando pois , extrai em uma xícara que não estou acostumado a usar )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, estou com dificuldades de acertar a extração do 3a. Onda, do Moço. A torra é bem clara e não raro acontece uma canalização horrenda, que parece um tornado. Nunca havia enfrentado nada assim, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, com torras muito claras às vezes a única solução é sobredosar. Mas nunca tentei nada tão radical com o single LM. A testar.

 

Você acha que é apelar colocar 12 g em um single ? Se bem que tem espaço para até 15g poderia fazer um duplo simples :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou WDT?

 

Não sei se ajuda , meu moedor tem dosador então clumps não são um problema :)

 

Cada vez fico com mais vontade de adquirir um cônico grande ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se ajuda , meu moedor tem dosador então clumps não são um problema :)

 

Mas quem disse que WDT serve pra desfazer pelotas? Claro que isso acontece, mas a redistribuição das partículas é que é o negócio. Sugiro que tente a título de experiência. Não estranhe se tiver que abrir um ponto no moedor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas quem disse que WDT serve pra desfazer pelotas? Claro que isso acontece, mas a redistribuição das partículas é que é o negócio. Sugiro que tente a título de experiência. Não estranhe se tiver que abrir um ponto no moedor...

 

Nutation daria o mesmo resultado ? Quando utilizava o single da VFA parecia ajudar bastante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou utilizando meu SJ com sem cúpula ( com um tamper 58 mm em cima ) de grãos com single dosing

 

Caramba escrever no Ipad esta difícil :D , com sem cúpula Lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava fazendo errado , são tantas variáveis : a nova cesta LM , a adaptação do kit do João , mudança na técnica de dosagem /compactação, o meu timer para o mazzer .... Enfim agora estou dosando umas 7,5 g e estou tend espresso's com padrão tirado constantemente ,mais crema, uma canalização vez ou outra :P ( com o bottomless temos que reeducar nossas técnicas :) ) , sabor ... bem melhor que ontem !!! Mas ainda sim o blonding acorre meio cedo uns 19s ,porém com estes equipamentos novos vejo que tenho muito para explorar e um potencial bem melhor para espressos incríveis ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Mas quem disse que WDT serve pra desfazer pelotas? Claro que isso acontece, mas a redistribuição das partículas é que é o negócio. Sugiro que tente a título de experiência. Não estranhe se tiver que abrir um ponto no moedor...

 

Realmente Rodrigo , WDT ajuda e muito quando utiliza-se o pf bottomless ! Mas se tomar um certo cuidado na hora de dosar e compactar (pelo menos com meu equipamento :) ) dá para conseguir extrações tão boas quanto com o WDT .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...