matsuura Postado 1 de Julho Denunciar Share Postado 1 de Julho Resumindo, comprei um timemore c3 no mercado livre, fiz bastantes coados e gostei do resultado, porém venho enfrentando um problema que, quando eu ajusto a moagem para algum click (exemplo: click 15) a moagem sai de uma determinada espessura e o tempo de extração geralmente em torno de 2min e 30. Ao fazer outra moagem no mesmo click sem ajustar o moedor novamente, essa moagem me parece ter uma espessura mais grossa e o tempo de extração vem a diminuir, as vezes passa em 2 minutos e 15, 2 minutos e 10. Gostaria de saber se é algum ajuste no meu moedor ou se realmente esta com problemas, estou bem preocupado pois para não se tornar uma variavel eu sempre preciso zerar os clicks e voltar para a moagem que desejo para que tenha uma consistencia no tempo de extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 1 de Julho Denunciar Share Postado 1 de Julho É utilizando o mesmo café que você percebe essa variação? O tempo de extração varia no mesmo dia, mesma moagem e com o mesmo café? Pergunto pois é normal ajustar a moagem quando trocamos de café e também ajustar de acordo com o envelhecimento do café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yago Condé Postado 1 de Julho Denunciar Share Postado 1 de Julho As vezes pode ser o ângulo q fica o moedor enquanto vc faz a moagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danilo Viana Postado 2 de Julho Denunciar Share Postado 2 de Julho O moedor tá ainda com pouco uso? Pode ser questão das mós estarem amaciando ainda e dando essa inconsistência na moagem. De toda forma, tenta desmontar ele e limpar por dentro pra garantir que não tem nada fora do lugar. Tem essas dica aí da limpeza do C2 que é a mesma coisa, muda apenas a mó pentagonal pela hexagonal do C3. APENAS UMA ERRATA: NO VÍDEO ELE MONTA NA ORDEM ERRADA. A MOLA FICA ENTRE A MÓ E A ARRUELA, OU SEJA, NA HORA DE REMONTAR, A ARRUELA VAI PRIMEIRO, DEPOIS A MOLA E A MÓ. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 2 de Julho Autor Denunciar Share Postado 2 de Julho 15 horas atrás, raphaelanjos1 disse: É utilizando o mesmo café que você percebe essa variação? O tempo de extração varia no mesmo dia, mesma moagem e com o mesmo café? Pergunto pois é normal ajustar a moagem quando trocamos de café e também ajustar de acordo com o envelhecimento do café. Eu percebi isso quando pedi outra remessa de café, da mesma torrefação, mas foram os mesmos cafés do mês passado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 2 de Julho Autor Denunciar Share Postado 2 de Julho 5 horas atrás, Danilo Viana disse: O moedor tá ainda com pouco uso? Pode ser questão das mós estarem amaciando ainda e dando essa inconsistência na moagem. De toda forma, tenta desmontar ele e limpar por dentro pra garantir que não tem nada fora do lugar. Tem essas dica aí da limpeza do C2 que é a mesma coisa, muda apenas a mó pentagonal pela hexagonal do C3. APENAS UMA ERRATA: NO VÍDEO ELE MONTA NA ORDEM ERRADA. A MOLA FICA ENTRE A MÓ E A ARRUELA, OU SEJA, NA HORA DE REMONTAR, A ARRUELA VAI PRIMEIRO, DEPOIS A MOLA E A MÓ. Meu moedor é relativamente novo, deve ter uns 3 meses no máximo. Antes eu estava usando um da icoffee. Mas essa do moedor precisar amaciar as mos eu realmente não sabia, obrigado!!! Fiz a limpeza do moedor aqui 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 2 de Julho Autor Denunciar Share Postado 2 de Julho 12 horas atrás, Yago Condé disse: As vezes pode ser o ângulo q fica o moedor enquanto vc faz a moagem. Eu vou prestar mais atenção na angulação da moagem, obrigado pela dica. Vi até um vídeo esses dias, falando que a depender do ângulo e da quantidade de café pode melhorar a moagem, mas nunca me dei conta de que eu poderia estar variando no ângulo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danilo Viana Postado 2 de Julho Denunciar Share Postado 2 de Julho 2 hours ago, matsuura said: Meu moedor é relativamente novo, deve ter uns 3 meses no máximo. Antes eu estava usando um da icoffee. Mas essa do moedor precisar amaciar as mos eu realmente não sabia, obrigado!!! Fiz a limpeza do moedor aqui Depois dá o feedback pra nós se resolveu. O amaciamento da mó é algo que é gradual, com 3 meses vc já deve ter moído mais de quilo nele, já tá num ponto bem ok pro uso (em questão de uniformidade, digo, o C3 é excelente, tenho um aqui já há quase 2 anos, to até "elaborando" pra fazer um review de longo prazo dele aqui). Eu tenho um iCoffee M5 que entrou um pedaço de grão meio que de lado do eixo, tava avacalhando demais a moagem. Abri, limpei e hoje tá 100%, nunca mais deu nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 3 de Julho Autor Denunciar Share Postado 3 de Julho 21 horas atrás, Danilo Viana disse: Depois dá o feedback pra nós se resolveu. O amaciamento da mó é algo que é gradual, com 3 meses vc já deve ter moído mais de quilo nele, já tá num ponto bem ok pro uso (em questão de uniformidade, digo, o C3 é excelente, tenho um aqui já há quase 2 anos, to até "elaborando" pra fazer um review de longo prazo dele aqui). Eu tenho um iCoffee M5 que entrou um pedaço de grão meio que de lado do eixo, tava avacalhando demais a moagem. Abri, limpei e hoje tá 100%, nunca mais deu nada. Hoje fiz uns testes de moagem, fui moendo o café no click16 e percebi que existia uma inconsistencia quanto aos fines, algumas moagens apresentavam mais fines que os outros e acho que isso estava implicando no tempo de extração, moi no click 8 também para ver como ficava a moagem fina e senti uma inconsistencia do mesmo jeito. Depois limpei o moedor, passei um papel toalha em toda a parte interna que eu alcancei, dei umas leves batidinhas no corpo do moinho para tentar tirar a sujeira que estava la dentro, apertei um pouco aquele parafuso que segura a mó, e pra minha surpresa, já na primeira moagem eu vi uma grande diferença na consistencia e uma diminuição nos fines. Fiz 2 extrações de café com a mesma receita (16g de grão para 240ml, temperatura em mais ou menos 95 graus, pois minha chaleira não trava a temperatura, então sempre será uma variavel) a primeira extração ficou em 2 minutos e 45 segundos a segunda extração em 2 minutos e 40 segundos existiu uma variação mas acredito ser normal (principalmente pela variação da temperatura) as notas sensoriais do café ficaram muito mais marcantes, consegui sentir muito mais a acidez também, assim como quando eu tinha acbado de comprar o moinho. *dito isso eu acredito que o problema era uma limpeza mais profunda mesmo. só me surgiu uma dúvida, em quanto tempo é recomendado fazer essas limpezas? mas no mais agradeço de mais sua ajuda!!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Danilo Viana Postado 4 de Julho Denunciar Share Postado 4 de Julho 13 hours ago, matsuura said: Hoje fiz uns testes de moagem, fui moendo o café no click16 e percebi que existia uma inconsistencia quanto aos fines, algumas moagens apresentavam mais fines que os outros e acho que isso estava implicando no tempo de extração, moi no click 8 também para ver como ficava a moagem fina e senti uma inconsistencia do mesmo jeito. Depois limpei o moedor, passei um papel toalha em toda a parte interna que eu alcancei, dei umas leves batidinhas no corpo do moinho para tentar tirar a sujeira que estava la dentro, apertei um pouco aquele parafuso que segura a mó, e pra minha surpresa, já na primeira moagem eu vi uma grande diferença na consistencia e uma diminuição nos fines. Fiz 2 extrações de café com a mesma receita (16g de grão para 240ml, temperatura em mais ou menos 95 graus, pois minha chaleira não trava a temperatura, então sempre será uma variavel) a primeira extração ficou em 2 minutos e 45 segundos a segunda extração em 2 minutos e 40 segundos existiu uma variação mas acredito ser normal (principalmente pela variação da temperatura) as notas sensoriais do café ficaram muito mais marcantes, consegui sentir muito mais a acidez também, assim como quando eu tinha acbado de comprar o moinho. *dito isso eu acredito que o problema era uma limpeza mais profunda mesmo. só me surgiu uma dúvida, em quanto tempo é recomendado fazer essas limpezas? mas no mais agradeço de mais sua ajuda!!!! Cara, vou te dizer como faço aqui em casa. A limpeza mais básica, de limpar com pincel e tals eu tento fazer semanal, ou sempre que faço espresso, o que rolar primeiro. Essa de desmontar e limpar mais pesado a cada 15~20 dias mais ou menos. Mas como vc tá se habituando bem com o moedor, quando começar a ver uma inconsistência na moagem, a ponto de atrapalhar nas extrações, pode abrir e limpar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas