Ir para conteúdo

Review de longo prazo - Timemore C3

Danilo Viana

Postagens recomendadas

Bom, trago aqui o relato da minha história com esse querido que é longa, bem longa. É um moedor que tenho um carinho muito grande. Foi o primeiro moedor "de verdade" que tive, fora o Mimoso que tinha na casa da minha vó e um outro bem baratinho, genérico, com mó de cerâmica, sem muito como regular, comprado na feira, que mais parece um brinquedo com formato semelhante ao Hario Skerton.
Mas prometo tentar ser o mais imparcial possível na análise.

O moedor chegou pra mim em dezembro de 2022 e, de lá pra cá, foi o moedor que mais usei, sem sombra de dúvidas. Contabilizando aqui o que consumi de café nesse período, estimo que moemos cerca de 32 quilos de grãos dos mais variados tipos nele aqui em casa. Pra espresso, Melitta, V60, moka italiana, vários testes de receitas na Aeropress e em menor quantidade, na prensa francesa. E é um perfil de bebida que nos agrada muito, 

Durante mais de 8 meses foi o único moedor de casa e por cerca de 6 meses o moedor dedicado para extrações de espresso.

Aproximadamente em junho do ano passado adquiri o "Silver clix" para ter mais controle dos ajustes. Ainda nem tinha máquina de espresso em casa, mas já estava nos planos.

É um moedor excelente pelo preço - é bem fácil encontrar na faixa de R$ 250,00 hoje em dia (menos até que o que eu paguei), o que encaixa nas regras de impostos mais amistosos ao bolso.

Tem uma construção muito sólida - já quebrou o acabamento do piso daqui de casa algumas vezes com quedas, mas nunca nem sequer se amassou. Conta com rolamentos bem espaçados para estabilidade do eixo e peças que dá pra sentir firmeza ao toque. Roscas não espanam, cabo não tem folga nem no encaixe da tampa e nem na manopla, peças mantém-se alinhadas ao moer, mesmo em grãos de torra clara, o que é um tanto quanto desafiador, por ficar um pouco dura a moagem.

É um moedor relativamente simples de se desmontar para limpeza (embora eu nunca tenha retirado a mó externa da carcaça, por preguiça). Basta ir engrossando a moagem até o ponto em que a borboleta se solte. Daí é só ir tirando as peças e reparar a ordem e sua orientação dentro do moedor. Com a peça original é mais simples o ato de remontar o moedor, já que ela tem apenas ranhuras, sem mostrar um número correspondente à regulagem atual. Com o "Silver clix" tem o detalhe de que pode-se montar com as peças fora do ideal, assim o "clique 0" ficaria sendo marcado com o 6 da regulagem, por estar o conjunto inteiro "desajustado". Pode-se conviver com isso e apenas fazer a correspondência na hora de ajustar a moagem, ou "realinhar" o conjunto para que o 0 corresponda ao 0 visualmente. Basta desmontar, girar a mó 180º e remontar, fazendo isso o 0 passa a ser o ponto onde as mós se travam.

Proporciona uma moagem bem consistente, e, com o "Silver clix" dá pra se arriscar nos espressos. Está longe de ser indicado para espresso (principalmente pelo relativo longo tempo para moer), mas é possível. Tem cerca de 4~5 cliques que dá pra regular uma extração com um ajuste aqui ou ali na dose.

Como principais pontos positivos - robustez da construção; consistência na moagem tanto em padrão de granulometria, como em durabilidade das peças (segue sem desgaste perceptível nas mós, já que usamos ainda as mesmas faixas de regulagem que usávamos no início) e durabilidade ao longo do tempo - segue sem folgas, ruídos, roscas espanadas ou nada do tipo. Tirando os detalhes na carcaça (por sermos desastrados), está como novo.

Como pontos negativos - eu cito como principal ponto negativo a utilização de peças plásticas, a demora para moer e o fato de não ser tão macio (minha esposa reclama horrores dele até hoje). Mas é algo totalmente aceitável, levando em consideração o valor de compra.

Eu julgo o custo-benefício do modelo excepcional, segue firme e forte nas moagens e tem apenas alguns detalhes na carcaça, 2 por tombo e um certo desgaste pela mania de bater o copinho coletor no corpo do moedor pra tirar aquele restinho de café que fica retido.

Recomendações de regulagem com base no nosso uso aqui em casa:
Espresso: 7 cliques (cerca de 16~18 com Silver clix);
Moka italiana: 10 cliques (25~27 com Silver clix); 
Melitta: 14 cliques (34~37 com Silver clix)
V60: 16 (38~42com Silver clix)
Prensa francesa: (60 com Silver clix)

C3.png

• Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Yago Condé said:

Maneiro demais!!! Adoro o meu, está comigo desde janeiro de 2023 e funcionando como se tivesse tirado da caixa agora.

É um ótimo companheiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites