RogerioD Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 O que acham daquelas latinhas que vem com os grãos Illy para armazenamento dos grãos? Sei que na fábrica tem um processo que retira o ar dela, mas depois de aberto parece que as características do café se perdem rapidamente... Alguém tem o costume de armazenar grãos torrados nesta latinha?? Sei que a proteção contra luz é boa mas me da a impressão que não veda muito bem em função da tampa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Petruzza Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Roger, vedar veda, o problema é que não permite a saída do ar oxidado que se forma dentro da lata devido à oxidação natural do café com a exposição ao oxigênio do ar que entrou desde que se abriu pela primeira vez a lata. Latas e vidros ainda são os melhores, por evitar sabor do plástico, mas costumo deixar naquelas embalagens de espresso que tem a válvula, ela permite a saída do excesso de gás formado na fermentação, mas como sempre digo, abriu, moa e saboreie, por isso tento comprar pacotes pequenos, de 250g até 500g. Isso é minha opinião. Boas xícaras. Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Acho que depois que o oxigênio oxidou o café, reaginco com ele, o produto gasoso que fica dentro do pacote não é nocivo ao produto(acho...). Os pacotes de café torrado vêm com válvula justamente pra não estufar demais e acabar rasgando ou furando, o que deixaria o ar entrar, o que não é bom. Na minha última compra do Leo Moço, os cafés vieram sem a válvula, p.ex., provavelmente porque os pacotes eram de 250g e não tinham potencial pra liberar tanto gás assim. Nos meus potes, uso um macete. Como é difícil garantir vedação perfeita, amasso uns saquinhos de congelamento e preencho o vazio que fica entre os grãos e a tampa, não permitindo que esse espaço seja ocupado pelo ar. Funciona bem e é simples. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 1 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Então Ricardo, estou torrando em casa também, e guardando naqueles vidros de papinhas de bebes que me parece que veda bem, mas é transparente então deixo dentro de um armário. Onde vc compra essas embalagens com válvula para espresso? vi um video americano de um rapaz guardando nessa embalagem e depois fechando com algo que parecia aquele aparato que as mulheres usam para alisar o cabelo, algo assim rsss E vi também no amazon um pote que vem com uma bomba q vc retira o ar de dentro, parece a melhor solução. obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Sabor de plástico e fermentação de grão torrado? Hein? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 1 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Boa ideia essa do saquinho rodrigo, vc amarra ele com algo ou apenas dobra? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Boa ideia essa do saquinho rodrigo, vc amarra ele com algo ou apenas dobra? Amasso, como se fosse uma bolinha de papel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Perdão...mas acho que é muita neura com isso... Valeu 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Não, não é, ainda mais se o café não for ser consumido em poucos dias. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Com certeza Rô..... mas para consumo dentro de uma semana não vejo sentido.... apenas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 De fato. Na verdade, para quantidades maiores - na minha opinião - a melhor estratégia é congelar e colocar no uso aos poucos, em potes pequenos, que comportem não muito mais que 100g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Petruzza Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Acho que o consenso é esse, comprar quantidades pequenas e consumir, consumir, consumir!!! Abraços a todos deste tópico, foi muita rica a discussão. Ricardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Concordo com o Fô, Se torra em casa, não tem muito problema. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Acho que o consenso é esse, comprar quantidades pequenas e consumir, consumir, consumir!!! Idealmente, sim. Problema é que o frete é proporcionalmente mais barato pra quantidades maiores, e muitas vezes o próprio café também. O Leo Moço costuma vender consideravelmente mais barato as embalagens de quilo. Quem quiser economizar, portanto, tem duas alternativas: ou racha a compra com alguém, ou congela. Da última vez congelei. Até limpei o freezer primeiro, pra ficar bem frio mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 1 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Então esse é o problema o frete, ainda mais eu que moro no interior do Pr... por isso que estou começando a comprar cru e testando na pipoqueira, mas não estou gostando muito do resultado, talvez pelo clima estar frio, não sei, torras muito heterogêneas e o meu consumo é alto, 250g deve dar para uns 3 dias, e sinceramente ficar torrando de 100 em 100g é uma função pra quem dispõe de pouco tempo, o Vario parece que engole os grãos rss e depois que comecei a tomar só duplos (14) haja grão. Penso e fazer um upgrade da máquina e futuramente comprar um roaster talvez um gene ou o bhemor mas com a torra em casa acaba muito esse problema de armazenagem pois se torra o que consome. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romano Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Ola à todos: Tenho usado um pote a vácuo encontrado na Etna com bons resultados: http://www.etna.com.br/POTE-TAMPA-SAVER-VIDRO-750ML-71522.aspx/p Tem vários tamanhos e tem uma "bombinha" para extrair o ar (vendida separadamente). O tamanho de 750 ml é o ideal para armazenar 250 Grs de café Alias encontrei a indicação aqui mesmo no fórum. Abçs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 1 Julho 2013 Denunciar Share Postado 1 Julho 2013 Roger, Tem em algum tópico, mas comprei os vidros com bomba a vácuo na Etna com preço bom, elesvtem 3 tamanhos de pote, aconselho a comprar o maior, lembrando que dá para comprar pela internet. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 2 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 2 Julho 2013 Romano e Gilberto que bom que aqui tem para vender esses com bombas, estava pensando em importar este modelo aqui que achei bem legal: http://www.amazon.com/Vacu-Vin-Coffee-Saver-Starter/dp/B000XR2GMK/ref=pd_sim_k_1 Mas se tem esse q vcs mostraram aqui fica mais fácil a compra... a bomba tem para vender na Etna também???? Ahh Gilberto, fiz a pizza q vc postou em um vídeo, todos em casa gostaram, pena que não tenho aquele forno bom q vc tem hehehehehe um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 2 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 2 Julho 2013 Vi os potes da Etna e o problema agora é que não estou encontrando a bombinha para retirar o ar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
danielrds Postado 2 Julho 2013 Denunciar Share Postado 2 Julho 2013 Eu faço uma "gambiarra" nessas latas que parece que ameniza os efeitos contrarios.. Eu coloca fita isolante na borda da lata, feito isso, parece que quando voce tampa, veda com mais "firmeza".. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romano Postado 3 Julho 2013 Denunciar Share Postado 3 Julho 2013 O link da bomba e este http://www.etna.com.br/BOMBA-VACUO-SAVER-71181.aspx/p Mas parece estar em falta 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Julho 2013 Denunciar Share Postado 3 Julho 2013 Roger, Legal da pizza, um forno a lenha vai bem também. Tem que esperar chegar a bomba que é especifica para estes potes, a bomba não serve para outro pote e o pote não serve com outra bomba, que bomba hein, rsrsrsrs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas