Ir para conteúdo

Lata que acompanha grãos Illy


Postagens recomendadas

O que acham daquelas latinhas que vem com os grãos Illy para armazenamento dos grãos? Sei que na fábrica tem um processo que retira o ar dela, mas depois de aberto parece que as características do café se perdem rapidamente... Alguém tem o costume de armazenar grãos torrados nesta latinha?? Sei que a proteção contra luz é boa mas me da a impressão que não veda muito bem em função da tampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, vedar veda, o problema é que não permite a saída do ar oxidado que se forma dentro da lata devido à oxidação natural do café com a exposição ao oxigênio do ar que entrou desde que se abriu pela primeira vez a lata. Latas e vidros ainda são os melhores, por evitar sabor do plástico, mas costumo deixar naquelas embalagens de espresso que tem a válvula, ela permite a saída do excesso de gás formado na fermentação, mas como sempre digo, abriu, moa e saboreie, por isso tento comprar pacotes pequenos, de 250g até 500g. Isso é minha opinião.

Boas xícaras.

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depois que o oxigênio oxidou o café, reaginco com ele, o produto gasoso que fica dentro do pacote não é nocivo ao produto(acho...). Os pacotes de café torrado vêm com válvula justamente pra não estufar demais e acabar rasgando ou furando, o que deixaria o ar entrar, o que não é bom. Na minha última compra do Leo Moço, os cafés vieram sem a válvula, p.ex., provavelmente porque os pacotes eram de 250g e não tinham potencial pra liberar tanto gás assim.

 

Nos meus potes, uso um macete. Como é difícil garantir vedação perfeita, amasso uns saquinhos de congelamento e preencho o vazio que fica entre os grãos e a tampa, não permitindo que esse espaço seja ocupado pelo ar. Funciona bem e é simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ricardo, estou torrando em casa também, e guardando naqueles vidros de papinhas de bebes que me parece que veda bem, mas é transparente então deixo dentro de um armário.

Onde vc compra essas embalagens com válvula para espresso? vi um video americano de um rapaz guardando nessa embalagem e depois fechando com algo que parecia aquele aparato que as mulheres usam para alisar o cabelo, algo assim rsss

E vi também no amazon um pote que vem com uma bomba q vc retira o ar de dentro, parece a melhor solução.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato.

 

Na verdade, para quantidades maiores - na minha opinião - a melhor estratégia é congelar e colocar no uso aos poucos, em potes pequenos, que comportem não muito mais que 100g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o consenso é esse, comprar quantidades pequenas e consumir, consumir, consumir!!!

 

Idealmente, sim. Problema é que o frete é proporcionalmente mais barato pra quantidades maiores, e muitas vezes o próprio café também. O Leo Moço costuma vender consideravelmente mais barato as embalagens de quilo.

 

Quem quiser economizar, portanto, tem duas alternativas: ou racha a compra com alguém, ou congela.

 

Da última vez congelei. Até limpei o freezer primeiro, pra ficar bem frio mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então esse é o problema o frete, ainda mais eu que moro no interior do Pr... por isso que estou começando a comprar cru e testando na pipoqueira, mas não estou gostando muito do resultado, talvez pelo clima estar frio, não sei, torras muito heterogêneas e o meu consumo é alto, 250g deve dar para uns 3 dias, e sinceramente ficar torrando de 100 em 100g é uma função pra quem dispõe de pouco tempo, o Vario parece que engole os grãos rss e depois que comecei a tomar só duplos (14) haja grão.

Penso e fazer um upgrade da máquina e futuramente comprar um roaster talvez um gene ou o bhemor mas com a torra em casa acaba muito esse problema de armazenagem pois se torra o que consome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola à todos:

 

Tenho usado um pote a vácuo encontrado na Etna com bons resultados:

 

http://www.etna.com.br/POTE-TAMPA-SAVER-VIDRO-750ML-71522.aspx/p

 

Tem vários tamanhos e tem uma "bombinha" para extrair o ar (vendida separadamente). O tamanho de 750 ml é o ideal para armazenar 250 Grs de café

Alias encontrei a indicação aqui mesmo no fórum.

Abçs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger,

 

Tem em algum tópico, mas comprei os vidros com bomba a vácuo na Etna com preço bom, elesvtem 3 tamanhos de pote, aconselho a comprar o maior, lembrando que dá para comprar pela internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Romano e Gilberto que bom que aqui tem para vender esses com bombas, estava pensando em importar este modelo aqui que achei bem legal: http://www.amazon.com/Vacu-Vin-Coffee-Saver-Starter/dp/B000XR2GMK/ref=pd_sim_k_1

Mas se tem esse q vcs mostraram aqui fica mais fácil a compra... a bomba tem para vender na Etna também????

Ahh Gilberto, fiz a pizza q vc postou em um vídeo, todos em casa gostaram, pena que não tenho aquele forno bom q vc tem hehehehehe um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger,

 

Legal da pizza, um forno a lenha vai bem também.

 

Tem que esperar chegar a bomba que é especifica para estes potes, a bomba não serve para outro pote e o pote não serve com outra bomba, que bomba hein, rsrsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...