Ir para conteúdo

ThermoBlock


Postagens recomendadas

Olá amigo, iniciei esse tópico pela seguinte questão estou trocando a minha Chef Crema Silver inclusive fiquei um tempo longe do fórum por conta disso, quando comprei minha Chef Crema ela deu problemas com pressão de extração de café, foi trocada e agora a minha nova esta apresentando novamente problemas.

Resolvi trocar pela EMC10 também da Electrolux, porém com outro design e com a tecnologia Thermoblock, até sei como funciona a tecnologia que ao invés dela ter a caldeira ela tem um duto por onde a água corre, acho que seria isso, mas gostaria de mais detalhes e qual será o impacto final na extração e sabor do meu café, é melhor as máquinas com caldeira ou com o Thermoblock ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Edson.

As máquinas com caldeiras permitem controle da temperatura da água da extração por intermédio de expurgo/s. Isto não é possível com os termoblocos, Por outro lado, máquinas dotadas de termobloco necessitam de pouquíssimo tempo para estarem aptas para utilização.

A adoção desta tecnologia em máquinas de entrada é justificada por 2 motivos, diminuição de custo industrial e automatização do processo de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas me fale uma coisa para mim que gosto de fazer meus cappuccinos, que na maior parte das vezes uso a máquina só para isso, e para vaporizar o leite o Thermoblock seria melhor ou não ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Edson.

Em minha opinião, o vapor produzido por caldeira é melhor para vaporização. Porém caldeiras muito pequenas não são capazes de prover volume de vapor suficiente para vaporizar quantidades maiores de leite.

Não utilizei o bastante máquinas que utilizem termobloco para produzir vapor, para poder opinar, mas sei que alguns projetos que o utilizam são bem sucedidos.

Donos de Gaggias Twin ou da Breville BES900 poderão informar sobre esta característica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu observei que no caso da minha Chef Crema eu tinha uma vaporização até legal no começo, mas é realmente como você citou quando eu ia fazer a vaporização de quantidades maiores, o vapor sempre ficava pouco ao final do processo e o leite não ficava lá essas coisas mas dava pra me virar legal com ela, mas o pessoal já tinha citado aqui que a vaporização nessas máquinas de entrada não são das melhores, por isso não tenho do que reclamar muito porque realmente já sabia quando comprei

 

Encontrei alguns vídeos bacanas na internet testando o sistema de Thermoblock, abaixo um vídeo legal de teste de temperatura.

 

 

Vendo esse vídeo me lembrei de algumas coisas que acontecia quando eu estava utilizando a minha Chef Crema, primeiro tinha sempre que aguardar cerca de 30 minutos para fazer um café com uma temperatura legal, não sei se pela minha inexperiência, ou por minha máquina não estar boa o café nunca saia de uma forma a "queimar os lábios", sempre saia mais para morno do que quente, mesmo vaporizando o leite esquentando a xícara não saia legal, sempre achei aquilo estranho.

Outro vídeo que achei bacana, mesmo não sabendo nada de inglês achei legal pelo fato de se mostrar os dois projetos com caldeira e com o Thermoblock

 

 

Esses segundo vídeo mostra como o projeto se torna realmente barato pois da pra se notar visivelmente tamanha quantidade de componentes que existem no sistema de caldeira e que nos sistema Thermoblock já não existe, barateando assim os custos de fabricação e muito com certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caldeiras pequenas podem prover quantidade razoável de vapor, mas também precisam ser surfadas corretamente para essa finalidade. Se deixar o termostato desarmar o circuito, perde potência de vapor no meio da vaporização. Entretanto, se abrir bem a válvula de vapor antes de o circuito abrir, terá vapor por tempo indefinido se o projeto da máquina foi bem feito. Na Gaggia Dose, dá pra ter muito vapor assim, e é uma máquina com caldeira de 200ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caldeiras pequenas podem prover quantidade razoável de vapor, mas também precisam ser surfadas corretamente para essa finalidade. Se deixar o termostato desarmar o circuito, perde potência de vapor no meio da vaporização. Entretanto, se abrir bem a válvula de vapor antes de o circuito abrir, terá vapor por tempo indefinido se o projeto da máquina foi bem feito. Na Gaggia Dose, dá pra ter muito vapor assim, e é uma máquina com caldeira de 200ml.

 

Era realmente o que acontece com minha Chef Crema normalmente no meio da vaporização já se percebe que vai ficando mais fraco o vapor e vai diminuindo....diminuindo...diminuindo....e a luz acesa do processo de aquecimento da água, mas se vaporiza legal o leite com ela, acho que fica muito bom, bem aerado com micro bolhas cremoso e com um aspecto brilhoso o leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se com termobloco funcionará da mesma maneira o procedimento do que na caldeira, mas em tese sim. Se for possível, experimente começar a vaporização uns 10s antes do tempo que a máquina normalmente se diz pronta para vaporizar e abra a válvula no máximo, e veja se se mantém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se com termobloco funcionará da mesma maneira o procedimento do que na caldeira, mas em tese sim. Se for possível, experimente começar a vaporização uns 10s antes do tempo que a máquina normalmente se diz pronta para vaporizar e abra a válvula no máximo, e veja se se mantém.

 

Eu vou fazer esses testes quando pegar a máquina nova vamos ver como ela se comporta, espero que atenda minhas necessidades para fazer meus cappuccinos, como ninguém no fórum postou nada ainda sobre essa máquina vou colocar alguns vídeos aqui do unboxing dela e seu funcionamento na extração de café vaporização de leite, etc

 

Só para constar aqui no site a minha reclamação sobre a Chef Crema que eu havia feito no site reclameaqui.com foi atendida em breve estarei postanto os videos da minha nova máquina eles aceitaram fazer a troca pela EMC10 que parecu ser melhor pelo menos visualmente e o projeto é bem mais moderno também, espero que eu não tenha novas surpresas com esse novo modelo porque se caso tiver mais algum vou pedir meu dinheiro de volta.

 

Porque ai vou partir para uma Saeco Poemia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...