Karina M. R. Postado 13 de Outubro Denunciar Share Postado 13 de Outubro Boa noite. Não sou nenhuma barista ou expert em cafés e equipamentos. Meu namorado e eu gostamos muito de apreciar bons espressos. Faz um tempinho que estamos adquirindo conhecimento e equipamentos relacionados a café. Temos certa predisposição por cafeteiras de espresso e moinhos manuais que nos permitem fazer um bom café em acampamentos com amigos, etc. Mas chegou a hora de termos um moinho elétrico mais focado em espressos que seja para termos em casa. Um tempo atrás tomamos café na casa de um amigo, que infelizmente mudou-se por conta do trabalho e ele tinha um Moinho Ditting 807 Lab Sweet, que nos chamou a atenção pelo belo café que entregou, pela baixa retenção em monodoses, ou poucas doses, segundo o proprietário. Ele mesmo possui e já possuiu alguns bons moinhos porém elogiou muito esse modelo da Ditting. Não encontramos tanto material sobre ele na internet e nas listas gringas de moinhos tops. Listas essas que sempre tem um EK 43 ou alguma versão como a s, ou agora o OMNIA, outro muito respeitado é o Weber IG-1, o Niche Zero, K30, entre outros vários. Minha intenção aqui é saber dos muito mais experientes o que acham de um Ditting 807 Lab Sweet para se ter em casa, esse no caso com foco em espresso poucas doses diárias. Muitos podem questionar o valor dele para poucas doses diárias, mas preferimos comprar algo bom e durável e gastar uma vez só, do que ficar fazendo vários up grades onde sempre se perde dinheiro da mesma forma. O tamanho dele ou de um EK 43 não é problema, nem seu peso, nem velocidade de moagem, nem preço neste caso, pois são meio equivalentes exceto pelo EG-1; o que interessa é a qualidade da moagem, a sua estabilidade em manter a moagem dentro de uma faixa padrão da granulometria estabelecida, em conseguir replicar a moagem, lógico que isso depende de fatores ambientais e do próprio café, mas acho que me entenderam, que tenha muito pouco resíduo da moagem anterior, ou seja, que nos atenda por um bom tempo, claro que temos a pretenção de ter outros moinhos, mas esse seria o melhor possível para o momento. Após isso escolheremos a máquina para o acompanhar, apesar de gostarmos muito também da FLAIR 58+ Plus, que inclusive estamos comprando a segunda. Agradeço humildemente toda ajuda possível em relação ao Ditting 807 Lab Sweet que tem a venda e com assistência técnica na Pasquali, porém estamos totalmente abertos a qualquer dica de outro modelo, ou qualquer dica que venha acrescentar. Muito obrigada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 14 de Outubro Denunciar Share Postado 14 de Outubro Se eu entendi bem, vocês gostaram do 807 Lab Sweet mais por causa do perfil de sabor que entregou, certo? Então eu descartaria o Niche e o K30, pois entregam outro perfil bem diferente. A SSP produz mós iguais a Cast Lab Sweet, então uma possibilidade que você tem é comprar algum moedor que aceite troca das mós (64mm ou 83mm), comprar as mós da SSP e instalá-las. Algumas opções de moedores para isso seriam os DF64/83 ou o Zerno z1 (64mm). Com o EG-1 também é possível, pois a SSP também faz uma versão blind da Lab Sweet pra ele, mas aí a brincadeira fica bem mais cara, e o EG-1 já tem umas opções de mós stock bem boas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Karina M. R. Postado 16 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 16 de Outubro Bom dia. Primeiramente muito obrigado pelas suas colocações e sugestões. Mas acredito que por erro meu na descrição do que eu gostaria de opiniões, informações, etc, acabei relendo e vi que fui bem parcial dizendo que gostamos "apenas" do perfil de espresso que degustamos a partir do moinho Ditting 807 Lab Sweet. Sim gostamos do perfil do espresso extraído da moagem dele, mas foram poucas vezes, bem poucas vezes que degustamos esse perfil, pois como comentei ele se mudou a trabalho. Mas já tomamos café em amigos, ou cafeterias onde se usavam o EK 43, e até o K30, e gostamos muito dos espressos também. Eu acredito que ainda estamos num nível abaixo em relação a degustações mais apuradas, a sensoriais mais exóticos também, queremos muito chegar lá, mas ainda não estamos neste patamar. As cafeterias "comerciais" (toda cafeteria aberta ao público em geral, são comerciais, e como o paladar, o visual de uma boa crema, o olfato de um bom espresso extraído com cafés especiais, com torras frescas, com equipamentos bons, com equipe de baristas bem treinada, acaba aumentando muito o valor de uma xícara de espresso, infelizmente estamos com um paladar viciado por cafeterias que precisam se manter financeiramente, e com isso reduzem muito os custos gerais, e em poucos lugares conseguimos realmente ter a experiência de um bom espresso). Pretendemos fazer cursos de barista, mas para uso doméstico e/ou com amigos. Por isso a questão da minha pergunta, vejo que aqui no Fórum, no Clube do Café tem muitas pessoas detentoras de vasto conhecimento sobre café, nossa busca é por informações sobre bons/ótimos Moedores de Café principalmente para Espresso, infelizmente não temos ainda uma escolha de paladar totalmente definido para espresso, temos sim aquela sensação, puxa, esse espresso estava muito bom, este estava ótimo, este estava sem crema, esse parece que foi cauterizado, sabemos diferenciar um espresso de cafeteria comercial de um bom espresso, mas a questão das notas de corpo, notas florais, frutadas, tal perfil, ou aquele perfil ainda não estamos neste patamar. É exatamente isso que estamos buscando aqui, opiniões sobre bons/ótimos moinhos para espresso, se possuem perfis diferentes, não tem problema, queremos ter essa coisa, de testar vários moinhos de qualidade, varios cafés de qualidade, e dividir experiencia com amigos. Estamos totalmente abertos a indicações, sugestões, sobre bons moinhos elétricos. Pra usar como exemplo, de manuais temos, Comandantes C40 MK3, BRAVO DEBUT, BRAVO MINI, BRAVITO, alguns 1Z Pressos, em busca para compra de um KINU M47 Classic, quem sabe um Comandante C60 Barracuda, quem sabe Weber HG-2, novo moinho da ARAM, etc etc etc. Quem tiver desses modelos que estamos em busca e queira vender, temos interesse. Mas aqui seria mais para se ter idéia de bons/ótimos moinhos para espresso, nem que tenham perfis na xícara diferentes, porém com qualidade, estamos aberto a sugestões. Muito obrigada. Desculpe o tamanho do texto. Agradeço a gentiliza de quem entende de moedores de café, e possa nos auxiliar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 16 de Outubro Denunciar Share Postado 16 de Outubro 1 hora atrás, Karina M. R. disse: Mas aqui seria mais para se ter idéia de bons/ótimos moinhos para espresso, nem que tenham perfis na xícara diferentes, porém com qualidade, estamos aberto a sugestões. Olha, qualquer moedor high-end como o Ditting 807, Ek-43, EG-1, P100, Monolith, etc. vão ser muito bons. Mas cada um tem suas particularidades e a escolha é muito pessoal, muito baseada nas suas preferências de perfil de sabor, workflow, estética, tamanho, etc. Por exemplo, o 807 e o Ek-43 são moedores dimensionados para uso comercial, são super robustos, enormes, pesados, possuem mais retenção, mais caros, etc. O Ek-43 é notório por vir de fábrica com problemas de alinhamento, exige habilidade para diagnosticar e corrigir se necessário. Os high-ends domésticos são todos muito bons, tem que pesquisar cada um em detalhe para entender suas particularidades e vê com qual se identificam. James Hoffmann e Lance Hedrick no Youtube têm bons vídeos bem detalhados sobre esses moedores mais high-ends. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Karina M. R. Postado 16 de Outubro Autor Denunciar Share Postado 16 de Outubro Nós temos alguns hobbys, o café é um deles, mas como estávamos mais focados em outros hobbys, ficamos um tempo "no limbo" dos novos equipamentos, seja moinho, cafeteira, acessórios, etc. E como estávamos bem servidos com moinhos manuais e cafeteiras manuais, que adoramos e não temos pretensão nenhuma de parar com os manuais, o hobby do café acabou voltando mais forte e estamos cometendo vários erros que no fundo, no fundo sabemos, que não existem equipamentos milagrosos, sem insumos de boa qualidade, acessórios de qualidade, cafés de qualidade, e o principal, técnicas, conhecimentos de qualidade. Sabemos que o moinho é teoricamento o coração de um bom espresso, e por isso essa "corrida" atrás de um ou mais de um que nos atenda adequadamente. Estamos muito atrelados a alguns anos ao espresso manual, transportável, o que nem sempre é verdade, por exemplo um BRAVO DEBUT é manual, mas não é tão transportável assim kkkk. Está nos faltando o que na verdade sabemos que está faltando, conhecimento, exatamente o que sempre indicamos aos amigos a entrar num hobby, não especificamente só no café; meu namorado gosta de tiro esportivo de precisão, seja de fogo ou PCP, ele é muito metódico, ele demorou para se acostumar com a ACAIA, pois tem um dígito no grama, eles usam mais grains, mas sempre com semianalíticas ou analíticas, eu já sou mais afobada, impulsiva, ele numa calma absurda. Então eu que estou atropelando um pouco as coisas, pois nem temos um perfil exato das notas que mais gostamos de sentir no café, na verdade ele tem isso mais aguçado, mas não a ponto de definir um moinho ou equipamento baseado nisso. Acho que precisamos fazer algum curso de barista, ler muito aqui no Fórum que tá cheio de informações valiosas, conversar com quem domina muito mais o assunto e ser menos precipitados. Nós realmente assistíamos mais os vídeos do James e do Lance entre outros, se não me engano o Lance é o que tem mais gosto por máquinas de alavanca, que também é nosso gosto, tanto máquinas novas ou restauradas de alavanca. Vamos voltar aos estudos, e conversas com quem domina mais o assunto, para pelo menos definirmos nosso espectro de paladar, para então buscar mais pelos moinhos elétricos e maquinas de preferência por alavancas. Gostamos muito do espresso da ARAM, que lançou uma nova edição que vou adquirir, e também gostamos demais do espresso das FLAIR 58, acredito que o nosso gosto seja pelo espresso tradicional, pelo menos é o que se percebe dos nossos espressos comparados a boas cafeterias, que são raras, onde sempre pedimos espresso tradicional. Gostamos particularmente do workflow de um Niche com uma FLAIR 58+ Plus, digo por vídeos. Já que estou me extendento tanto, alguém sabe onde comprar aquele manômetro que se coloca na FLAIR 58 por exemplo e que por bluetooth dá para conectar com celular ou iPad para ver os parâmetros da extração em gráficos? Muito obrigada pela paciência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas