Guilherme Torres Postado 6 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 6 Setembro 2013 Meu outro kit de arduino chega hoje. Ja estou com outro shield sensor tipo k tb. Vou introduzir o LCD na equação. Vamos ver no que isso vai dar. Dica aos que tb entraram de cabeça nesse projeto: o shield termopar é bem sensível a eletricidade estática. Portanto, se quiserem uma curva limpa de erros de leitura, isolem bem o sensor das partes metálicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 6 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2013 Uma coisa que pode ajudar é comprar um termopar isolado, cuja ponta dentro da bainha não encosta na mesma. A princípio esse estaria livre de interferência do terra do equipamento, mas o tempo de resposta é um pouco mais lento. Usando um sensor aterrado, no qual a ponta está encostada na bainha, ideal é ter o terra do Arduino ligado no terra do equipamento. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 6 Setembro 2013 Usando um sensor aterrado, no qual a ponta está encostada na bainha, ideal é ter o terra do Arduino ligado no terra do equipamento. Márcio. Eu tentei usar o Ground do arduino no shield termopar. Acho que não deu certo porque a interferência das resistências, quando o circuito esta aberto é muito grande. Para mim, foi mais fácil e barato isolar o sensor ao invés de providenciar um suporte de cerâmica para cada uma delas. Como o forno não passa de 300 graus, não houve problema em usar um cabo de silicone de alta temperatura revestido de fibra cerâmica para fazer o isolamento. Ainda, com isso, não perdi tempo de resposta do sensor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2013 O kit sugerido pelo LEOBSB chegou hoje. Ja dei uma brincadinha com o LCD. Uma coisa posso adiantar. Ele não encaixa na protoboard. Só no arduino. Contornei esse problema soldando fios nos slots que terão que ser usados por outros periféricos (sensor, reles ssr) diretamente no shield do LCD, que ja vem pronto para esse tipo de arranjo (os buracos de cada entrada/saída ja estão lá, é só soldar). Depois posto fotos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 7 Setembro 2013 O LCD é um pé no saco. Muito chato de configurar as demais portas. Os botões também não são fáceis de configurar. Estou apanhando bastante. outro problema sério é que o LCD ocupa muitas saídas entradas digitais, não sobrando quase nada para as demais funções. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 7 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2013 Ideal é usar um controladorzinho I2C... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2013 Guilherme, que paciência ..... Sorte que não resolvi entender do riscado, não daria conta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 8 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 8 Setembro 2013 Certamente o I2C é melhor pedida, ainda que seja quase o dobro do preço. Gilberto, tem hora que da nos nervos. Aí, deixo de lado um pouco e tomo um cafezinho kkkkk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 10 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 10 Setembro 2013 Acabei de montar e programar o protótipo arduino OSPID CUSTOM. Ainda tem um pequeno bug no visor (nada que atrapalhe a utilização e visualização dos dados; se eu conseguir descobrir bem, se não, sem problema. Acrescentei um relê na programação do OSPID, de forma que ele será acionado quando a temperatura estiver acima da parâmetro (de forma a, jogando ar em temperatura ambiente, manter as rampas dentro do estabelecido pelo usuário). Segue pequena demonstração: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 12 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 12 Setembro 2013 Dica para quem ainda for comprar a plaquinha de arduino. Essa, embora mais cara, é muito mais fácil de fazer múltiplas conexões, sem o uso de uma protoboard e de uma bredboard: http://dx.com/p/arduino-freaduino-uno-atmega328-ap-module-with-data-cable-139808 Em cada saída/entrada há um conjunto de pinos o V é o da voltagem, o G é o ground e o S é a saída/entrada da placa para cada porta 1, 2, 3 ....13 (digitais) A1, A2, A3 ... (analógicas). Assim, usando conectores de três vias ou até mesmo cabos jumpers, você conecta cada saída/entrada diretamente ao periférico, facilitando muito a vida de quem está montando um protótipo, como, no caso, o PID. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 pessoal, desculpem a ausência. Guilherme, vou tentar usar seu sketch de OSPID para pelo menos testar meu forno, até agora nem liguei o bicho, estou cheio de café verde e não torrei nada. Vamos dividir as tarefas que vai ficar mais fácil. O meu amigo aqui do trabalho, como prometido, deu uma geral no Roastlogger TC4. Acabamos de concluir as seguintes tarefas e compilar com sucesso o sketch: - alteração da biblioteca de interface HID para aceitar o LCD do DX com 5 botões. Já está pronta, imprimindo na tela a chamada do programa. - trocou todas as bibliotecas de interface de botões e tela por uma nova, que chamamaos LCDbutton.. compilou com sucesso. O que precisa ser feito agora: - substituir a biblioteca thermopar e cADC pela MAX31855 - entender para que raios tem a EEPROM e qualquer coisa ceifá-la do programa. - testar o protótipo com a biblioteca PWM16 e ver se vai funcionar. Demorou algumas horas de dedicação para colocar o LCD, mas acho que o resto agora é mais fácil, exceto a EEPROM que não parei para olhar ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 eu estou usando o LCD sem montar na arduino, por sinal todos os testes estou fazendo com arduino nano, estou usando cabos jumper. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 link com o roastlogger com as modificações que fizemos até agora. https://docs.google.com/file/d/0B3E-0fZ2UI3bUlhWcHNxMko4dEE/edit?usp=sharing Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 Legal Leo. Depois vou dar uma olhada. Encomendei uma eeprom i2c para usar. Não é caro não. Aquele sketch esta bugado. Vou colocar o atual aqui depois. Quem sabe seu amigo, dando uma olhadinha nele consegue resolver o problema de artefatos no LCD. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 Legal Leo. Depois vou dar uma olhada. Encomendei uma eeprom i2c para usar. Não é caro não. Aquele sketch esta bugado. Vou colocar o atual aqui depois. Quem sabe seu amigo, dando uma olhadinha nele consegue resolver o problema de artefatos no LCD. quer dizer que a eeprom é só para o i2c? Se for esquece dela, não precisa, o trabalho mais difícil foi o lcd e botões, com eles prontos é só temperatura. vamos focar primeiro no roastlogger? Já perdemos muito tempo mesmo para acertar essa parte nele e pelo que fizemos a biblioteca LCDButton vai servir para o OSPid também. Se acertamos a leitura da temperatura no roastlogger aí morreu, só preciso acertar uma forma de debugar passo a passo porque o Bruno quer verificar tudo. O bom de focarmos no roastlogger é podermos compartilhar os perfis de torra de forma mais fácil, além da interface dos botões para marcar crack e sem o computador ele funciona standalone como um PID. Nem vou te falar o estado do meu forno, está todo desmontado... fuçando no software não tive tempo de mexer no hardware. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 13 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 assim que funcionar vou fazer um passo a passo com a lista e as ligações para qualquer criança poder ligar o arduino em qualquer forno 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 Além do arduino que já está instalado no meu forno (e que não tem LCD - só pelo computador), estou fazendo um protótipo de outro ARDUINO OSPID. Seguem fotos dele: Leo, o sketch é esse: https://docs.google....it?usp=sharing. Se conseguir tirar o bug que mostra artefatos após a temperatura (não atrapalha, mas incomoda), ótimo! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 13 Setembro 2013 Leo, Ja consegui programar o seu sketch para ler as temperaturas do nosso shield, bem como a saída do ventilador. Estou apanhando quanto à saída dos relês de aquecimento. Testei e esta funcionando. Falta configurar a output1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Há uma confusão nos pins de saída/entrada no sketch que esta interferindo no LCD. Fiz uma solução trabajara para controlar o rele de aquecimento. Introduzi um digitalWrite relacionado ao parâmetro heater. Gostaria que o controle fosse por potência, assim como esta funcionando em relação ao fan. Esta funcionando bem com o roastlogger. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Matei a charada. A PIN2 que estava ligado o rele não pode ser usada como analog. Ja resolvi esse problema e a do LCD. Tudo pronto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 assim que funcionar vou fazer um passo a passo com a lista e as ligações para qualquer criança poder ligar o arduino em qualquer forno A hora que chegar nesta fase me avisem, rsrsrsr. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Assim que chegar em casa vou postar o sketch do tc4 roastmaster pronto para o arduino uno Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 14 Setembro 2013 Seguem os sketchs https://docs.google.com/file/d/0ByeNNDDkmoEETUxlUkZzaEM5bnc/edit?usp=sharing https://docs.google.com/file/d/0ByeNNDDkmoEEUVY2aFNpNmdQRTA/edit?usp=sharing Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 15 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Setembro 2013 Boa guilherme, vou olhar só na segunda. depois vamos conversar sobre qual a pinagem que você está usando para podermos fazer o esquema de ligação dos fios nas placas. Preciso limpar o sketch modificado. O meu amigo marcou quase tudo que não estava sendo usado com //. Temos que limpar isso e colocar as explicações das modificações. Pensei em divulgar no homeroasters, assim gente mais entendida pode criticar e melhorar o projeto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 15 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Setembro 2013 A hora que chegar nesta fase me avisem, rsrsrsr. Está próximo Gilberto. Na verdade o mais difícil é começar a mexer com Arduino, depois que você começa quer usá-lo para todos seus problemas! estou acompanhando um outro projeto, do espressuino no youtube, muito bom. Arduino controlando uma Gaggia classic Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 15 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 15 Setembro 2013 Há uma confusão nos pins de saída/entrada no sketch que esta interferindo no LCD. Fiz uma solução trabajara para controlar o rele de aquecimento. Introduzi um digitalWrite relacionado ao parâmetro heater. Gostaria que o controle fosse por potência, assim como esta funcionando em relação ao fan. Esta funcionando bem com o roastlogger. vou usar "fan" para ligar o motor do tambor, depois vou ver se coloco ou não um ventilador no meu forno. Por sinal poderíamos nos encontrar para ajustar esses finalmentes. Meu pai ficou de ver os fios e a lã de rocha mas estou completamente sem tempo para ir em taguatinga. Matei a charada. A PIN2 que estava ligado o rele não pode ser usada como analog. Ja resolvi esse problema e a do LCD. Tudo pronto. eu acho que estava usando pin 2 para alguma outra coisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Setembro 2013 O D2, pelo que eu vi, não esta sendo usado por nada. O D10 e o D9 ou D11 (não estou com certeza agora, pois sem ver o sketch) é que eram usados para controle de saída de dados para o hottop. Mudei-os para A2 e A3 (aí acabou a interferência no LCD). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Setembro 2013 vou usar "fan" para ligar o motor do tambor, depois vou ver se coloco ou não um ventilador no meu forno. Por sinal poderíamos nos encontrar para ajustar esses finalmentes. Meu pai ficou de ver os fios e a lã de rocha mas estou completamente sem tempo para ir em taguatinga. É mais facil você inserir alguma linha no codigo para acionar o motor sempre que o heat ou o fan estiver acionado para ligar o motor. Caso contrario, vc não poderá usar o modo automático. Só no manual. Ele só aciona o fan como PID quando a temperatura estiver acima da parâmetro ou no final da torra. Ou então não automatizar isso. Sugiro que use um interruptor. Ou, se quiser, introduza uma linha no sketch que acione o motor durante o processo de torra, por exemplo, uma linha ligada ao tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Setembro 2013 Se encontrar lã de Rocha por um bom preço aqui no DF, depois me da um toque. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 16 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 16 Setembro 2013 O D2, pelo que eu vi, não esta sendo usado por nada. O D10 e o D9 ou D11 (não estou com certeza agora, pois sem ver o sketch) é que eram usados para controle de saída de dados para o hottop. Mudei-os para A2 e A3 (aí acabou a interferência no LCD). alguns usuários do DX reclamaram desse problema de retorno no LCD, pelo jeito você resolveu bem. É mais facil você inserir alguma linha no codigo para acionar o motor sempre que o heat ou o fan estiver acionado para ligar o motor. Caso contrario, vc não poderá usar o modo automático. Só no manual. Ele só aciona o fan como PID quando a temperatura estiver acima da parâmetro ou no final da torra. Ou então não automatizar isso. Sugiro que use um interruptor. Ou, se quiser, introduza uma linha no sketch que acione o motor durante o processo de torra, por exemplo, uma linha ligada ao tempo. acho que vou de interruptor mesmo Se encontrar lã de Rocha por um bom preço aqui no DF, depois me da um toque. o véio sabe onde tem, eu que tenho que descer a serra para encontrá-lo e resolver isso. Filho pequeno e sobrar tempo são coisas que não combinam Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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