Ir para conteúdo

Moedor Gil 1


Gilberto

Postagens recomendadas

Vai ficar em balanço? Ou o copo do moinho vai segurar, apoiando na base, o movimento sobe/desce durante a moagem?

 

Posta um desenho dele montado na base com vista em perspectiva! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ficar em balanço.

Como o Solidworks havia me adiantado vai haver uma flexão de 4 mm na ponta da base superior, não se isto vai incomodar ou ajudar no equilibrio.

Movimentando a base com a mão ( o Gil1 não esta comigo) me dá a impressão de ter ficado super estável, como previsto.

 

vistaisomeacutetrica_zpsfdad00fc.jpg

 

vistalateral_zpse9a70626.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkk, não tem que se acostumar não, estou tendo o maior trabalho para que o moinho fique prazeroso de usar, se não ficar eu é que tenho que achar a solução.

Como as ventosas já dão um certo balanço, inclusive no Gil 1 isto não incomodava, imagino que talvez até seja gostoso, mas se não for, paciência, corrigimos o problema, vou calcular com uma chaoa de 4 mm e ver se diminui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Gil , não entendi duas coisas , porque vc não fechou o triangulo com uma haste (cor vermelha) para garantir a rigidez estrutural ao conjunto , e a outra  , seria possível  fazer a união da haste com a base aparafusável (parte preta) , tornaria o conjunto mais fácil de desmontar e guardar.  E com certeza baratearia o corte e calandragem da chapa de inox , reduzindo o desperdício de material.

 

Uma base de 28x28 cm e maior que uma Twin 25x27 cm , a possibilidade de desmontar o conjunto , facilitaria quem quiser guardar e usar eventualmente e ate para embalar.

 

 

15363431182_d1c1d37d25_n.jpg

 

 

Abs

C. Eduardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, a minha está desmontada (Alex me pressionando para montar).

 

Estou no celular, mas joga no google Silverton Yama que você vê. E se precisar ver algum detalhe mais específico, monto a minha e te faço as fotos.

 

Mas vou ajustar este vermelho, o tom está errado... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Anita, deu para ver.

Talvez eu bole novamente algo com madeira na base, madeira segurando o moedor interligados por uma haste fundida de ferro cromado, a única coisa é que minha haste tem que partir do centro da base e na horizontal para dar estabilidade ao conjunto.

 

Hoje olhando novamente para minha base já não acho que está tão grande, estou me acostumando com a mesma, vou lançar com esta base mesmo e depois vou fazendo novas bases como opcionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, eu sempre tenho medo de bases de madeira com parafusos de metal. Sempre tenho a impressão de que com o uso, a pressão em cima (o jogo do uso e a força que se faz para parafusar e desparafusar), esses furos acabam cedendo e você começa a ter cada vez mais jogo na haste.

 

Tomo como exemplo meus ampliadores fotográficos, a base sempre é de madeira, a haste é enorme, a gente monta e desmonta o tempo todo. E o aparelho se movimenta quando a cabeça sobe ou desce. Em algum momento estes furos começam a ficar mais largos, a madeira vai cedendo à pressão e você acaba com o aparelho instável.

 

Na Yama mesmo penso que isso algum dia aconteça, caso sob uso intenso (o que não é o uso da minha).

 

Mas em um moedor, com a pressão toda do uso, sei não...

 

Eu estava tranquila porque CaÊ sugeriu base de metal, cujos furos aguentariam melhor o atrito com os parafusos.

 

Sei que a madeira é muito mais nobre, elegante e o conjunto ficará bem mais bonito, mas tenho mesmo receio desta furação.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da base atual. Bonita ela já é, só é testar a estabilidade. Para mim uma base desmontavel não seria importante. A Unica tambem não é portatil ... rsrs

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrssrs, é verdade, também não vejo necessidade de ser desmontável, a única coisa que vai desmontado na embalagem é o manipulo superior, o restante vai montado. Esta semana vou polir a base, achei que estava incluso mas não estava, não vejo a hora de ve-la brilhando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ser mais claro , um K30 ocupa uma area de 768 cm2 (24x32) e o seu moedor vai ocupar uma area de 784 cm2 (28x28) , recentemente alguem estava vendendo um compak k6 em bom estado por 600 merreis , bom moedor , preço otimo , deveria ter chovido proposta e ele vendido no mesmo dia , qual foi o problema ? Tamanho.

 

Se fosse um Preciso e ele pedisse o dobro 1200 reais , venderia rapidinho , porque ? O Preciso ocupa uma area de 192 cm2 (12x16).

 

A maioria das pessoas que  comprarem o moedor já possuem uma maquina e um moedor , um segundo moedor , que não possui nenhum nivel de desmontagem , não é pratico , de dificil embalagem e se o movimento causar um ponto de fadiga em uma das duas dobras , ao inves de trocar o braço será necessario trocar a base toda.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a proposta do Gil 1 é ser o moedor principal, ficando na bancada direto.

 

De qualquer forma, antes tem por o treco para funcionar, depois otimizar tamanho, se necessário e possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, desta vez descordo de você, é claro que se ele puder ficar menor é melhor, mas não é o principal item a ser avaliado na compra que para mim seria nesta ordem:

 

1º - moer bem, onde se considera alinhamento, mós.

2º - prazer e facilidade em usa-lo.

3º - design.

4º - tamanho.

 

A kitchenaid não tem a menor batedeira nem o menor processador.

 

O moedor K6 tem uma base minúscula, no entanto foi considerado grande, como assim grande ? Por que ele ê alto, muito alto.

 

O Apolo tem 220 mm de altura, logo tamanho não é só tamanho da base e sim altura também.

 

Mas o principal, porque razão você não guardaria um K30 em um local e só colocaria na área de trabalho no momento de moer ? Vou responder , pelo peso, mas principalmente pelo risco de cair e destruir o moedor, o Apolo não terá nenhum destes incovenientes se desejar transferi-lo de lugar, álias no tempo que usei o Gil 1 eu guardava em cima da geladeira.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Gil ... E mais , se não tem espaço , por que não tornar o Gil 1 o principal e vender o pequeno ? Que além de estar ocupando espaço provavelmente também não utiliza as mós cônicas de um Titan como o Robur :ph34r:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...