Ir para conteúdo

Moedor Gil 1


Gilberto

Postagens recomendadas

Contaminação não. Desde que não tenha atrito direto de nenhuma parte móvel com o alumínio, que poderia gerar limalha.

 

O único porém que eu vejo é que seria necessário um cuidado maior depois de lavar, de não deixar água em frestas p/ não escurecer o alumínio, como acontece nas mokas, ou travar roscas. Se bem que lavar moinho não é necessário, pode até ficar mais "bonitinho", mas um pincel dá conta de todo o serviço perfeitamente.

 

Talvez caiba apenas uma recomendação p/ se lavar, esperar tudo secar desmontado, e só depois montar

 

Lucas, caso eu faça com outro material que não o Inox, aluminio posteriormente anodizado, por exemplo, teria algum problema de contaminação junto ao café ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do ponto de vista de resistência a corrosão, é até recomendável anodizar. 

 

Mas tinha esquecido um detalhe: A anodização altera a espessura da superfície, por exemplo, uma camada de 20 microns consome 10 um de metal, então há um aumento líquido de 10 um (esses valores podem variar). Isto pode atrapalhar as roscas, é uma coisa que tem que ser considerada na usinagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa. Rosca justa, se o macho e a femea forem de materiais iguais, engripam. Geralmente são materias diferentes, ou ligas diferentes.

 

Também vale para eixo e bucha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os materiais seram iguais, se for de aço será tudo de aço, se de aluminio, tudo de alumínio. Já as buchas são montadas com ajuste folgado.

Os 10 microns dá para se diminuir no diamêtro de maneira que não interfira na rosca, bem lembrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você entendeu o que disse Gilberto?

 

Por exemplo, no meu moedor, a rosca macho do suporte da mó exterior é de latão. A rosca fêmea que fica no corpo é de aluminio. Materiais diferentes. Se ambos fossem de aluminio ou ambos latão engripariam ou seria necessário usar graxa. (hg-one usa graxa pelo que me lembre). Meio maleta...

 

Agora seguindo adiante no projeto, foi colocado fita teflon para retirar a folga da rosca, isso no meu caso, substitui a graxa caso fosse materiais iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, apenas sei pela prática.

 

Montamos um equipamento uma vez com parafuso de inox e porca de inox, ambos mesma liga. Depois para tirar só serrando o parafuso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser dilatação. Acho que alguns materiais iguais, quando bem encostados (plano com plano), no nível micrométrico (nano?), casam muito bem e por isso o atrito muito maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a rosta não vai ser justa e sem folga? Se mesmo material terá que usar graxa. No vídeo do hg eles usam graxa, um que eles desmontam tudo para trocar não sei o que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmontam para trocar as mós, aliás fazia tempo que não entrava no site da HG, estão apresentando a versão 2014, soluções para a trava de regulagem e para minha surpresa colocaram regulagem para alinhamento das mós, de fato a estrutura é muito grande e complexa para ficar 100% alinhada, cada vez mais fico convencido, nos dois sentidos da palavra que vou ter o melhor moinho manual, rsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este primeiro vai ficar caro, mas quando comecei a faze-lo qual era minha idéia de custo:

 

Ele não te mais material que um Lido 2, logo deveria ficar em uns $ 120 de custo China, $ 200 no Brasil, mais. $ 80 das mós do Robur mais $ 40 do rolamento, totalizando $ 320 para então se colocar os impostos e margem de lucro ficaria o custo de trazer um Lido para cá, o que não me parece ruim, já o mini teria que ficar metade do preço.

De qualquer forma estou indo no roteiro que acredito ser o correto, primeiro a criação, depois o protótipo para ver se deu tudo certo e ai sim produzi-lo somente se conseguir faze-lo com preço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é um complo internacional, rsrsrs, acho que o Psol está por trás.

 

Este de um ano atrás acho que ví outro dia, mas nem era eu , é um que todos discutiam o assunto mas que me lembre a criança não tinha pai na época.

 

Esta semana estou terminando de comprar os componentes para levar ao torneiro semana que vem, ia ser esta semana mas a semana começou enrolada, já era para ter levado, mas eu queria fazer em uma empresa grande com equipamento de 1ª, mas não consegui vai ser em uma empresa menor mesmo.

Mas uma coisa posso garantir (acho), vai ser o melhor moinho manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...