rogeriocolt Postado 29 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 29 Outubro 2013 Olá a todos gostaria de esclarecer umas dúvidas do pid que estou tentando instalar na gaggia classic, pois o controlador que comprei é diferente do usado no tutorial. Peguei o seguinte tutorial de instalação http://up.picr.de/3043530.pdf. O pid que comprei é um sestos d1s com as seguintes especificações http://www.aliexpress.com/item/Sestos-Dual-Digital-PID-Temperature-Controller-2-Omron-Relay-Output-Black-D1S-2R-220-K-sensor/958124412.html As dúvidas seriam: O fio que sai do neutro da energia vou ligar no pino 9 do pid? E o fio que sai do painel de ligar desligar da cafeteira ligo no pino 10 do pid? É isso mesmo? No caso o termocouple que coloquei foi um tipo J e não um pt100, assim, as duas extremidades uma ligaria no pino 5 e a outra no pino 4 do pid? Outra dúvida é necessário fazer um jump igual do tutorial? No caso esse jump faria ligando o pino 4 com o 3? Desde já agradeço a todos pelas respostas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 30 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Bom parece que resolvi o problema acima. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 30 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Para quem vier a se interessar a instalar este pid foi este manual que esclareceu minhas dúvidas - http://auberins.com/images/Manual/Manual%20version%203.4.pdf Peguei ele pois vi comentários na internet dizendo que este pid da sestos tinha um funcionamento parecido com o da auberins. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 30 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Queria deixar registrado outra coisa, o termopar adaptado em um parafuso na bitola do termostato da gaggia acabei aquirindo aqui no brasil. Foi adquirido via mercado livre sendo do tipo J e com parafuso de inox. Achei o produto muito bom, se alguém se interessar passo o contado via mp da pessoa, pois não sei se pode ser feita esta divulgação em ambiente aberto. A negociação foi muito rápida, no final das contas fiquei satisfeito e o produto funcionou muito bem. ABCS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 30 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 No final as ligações do pid ficaram assim: Fio que sai do neutro da energia - pino 10 Fio que sai do painel de ligar/desligar - pino 9 SSR negativo - pino 6 SSR positivo - pino 8 Termopar tipo J - pinos 3 e 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Outubro 2013 Denunciar Share Postado 30 Outubro 2013 Rogerio, e este tipo J responde rápido ? Lembro ter testado um Pt100 e a temperatura subia e desvia em segundos, já outro sensor que comprei que não lembro que tipo era não ia de jeito nenhum era muito lento. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 31 Outubro 2013 Autor Denunciar Share Postado 31 Outubro 2013 Gilberto, considero bem rápido a resposta dele a correção por exemplo 88,7 para 88,9, tanto para mais ou para menos, isto é, de 0,1 acho que é até mais rápida que um segundo. Acho que no caso do pid não teria haver com o tipo de programação dos parâmetros. No meu caso depois que defini a temperatura alvo e fiz uma sintonização automática ficou muito bom o controle. ABCS 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 5 Novembro 2013 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2013 passa o contato do thermopar no parafuso. é um M3? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas