Ir para conteúdo

Falta de Sabor na extração.

lutestaguzza

Postagens recomendadas

Opa, pessoal, tudo certo?

Comecei no café faz pouco tempo, gosto bastante de pesquisar e aprender. Meu setup possui um moedor M3 PRO, uma chaleira com controle de temperatura e um V60.

Nas minhas extrações, costumo utilizar a temperatura entre 93 e 96 graus, a moagem no click 20 do M3 PRO (médio-fino) e proporção 1:15. Costumo fazer 20g de café, em 4 despejos: 1° de 50ml, espero 30 seg; 2° até 120ml, espero até 1,10 min; 3° até 210ml, espero baixar levemente; 4° até 300ml e aguardo a extração finalizar, o que fica em torno de 3.30 min, as vezes um pouco mais.

O ponto é o seguinte: estou em busca de dicas para melhorar o sensorial do meu café. Sinto que não consigo perceber muitas notas ou acidez; tudo acaba ficando meio parecido. Acredito que o problema não esteja nos grãos (atualmente estou usando um da Unique e outro da Ouro do Cerrado).

Recentemente, fui a uma cafeteria da região e provei um café no V60 com grão frutado. O sabor foi completamente diferente, de outro mundo, se comparado ao meu. Sei que o fato de ter um profissional fazendo muda todo o cenário, mas gostaria de chegar, pelo menos, perto dessa qualidade em casa.

Tenho consciência de que o M3 PRO é limitado em termos de extração sensorial, mas não sei se isso é apenas culpa do moedor. Por isso, gostaria de saber se há ajustes ou técnicas que eu possa melhorar antes de investir em um equipamento mais avançado. Estou cogitando trocar para um K6, mas, pelo valor, quero entender se realmente chegou a hora de sair de um moedor de entrada ou se ainda consigo evoluir com o que tenho.

Desde já, agradeço pelos conselhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você tá no caminho certo e já tem um setup ótimo pra começar. Eu pessoalmente não curto tanto extração com mais de 3 despejos mas isso é algo totalmente pessoal. 

Uma dica que sempre dou pros meus colegas é ter uma receita padrão que seja simples de manipular as variáveis, dessa forma você começa a entender melhor seu paladar e saber se prefere um café mais subextraído ou mais intenso.

No seu lugar, eu gastaria o dinheiro do K6 com cafés de diferentes origens, processamentos e torras.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites