Ir para conteúdo

Automática vs Manual


Postagens recomendadas

Olá amigos!

 

Meu pai é um apaixonado por espresso e ele está indo nos próximos dias para os EUA e pensou em comprar lá sua primeira máquina para fazer espressos em casa.

 

Ele me pediu uma ajuda, pois ele não sabe nada de máquinas e até agora só tomou café nas cafeterias da cidade.

 

Poderiam me ajudar?

 

Pelo que eu li por aqui, vi que muitos falam sobre as máquinas manuais.

 

Ele, a princípio, queria uma máquina automática, na qual ele apenas coloca o grão e ela faz tudo sozinha.

 

Tenho algumas dúvidas e gostaria de uma ajuda:

 

1. Vale a pena comprar a máquina/componentes nos EUA? É realmente mais barato que no Brasil, assim como todas as outras mercadorias?

2. Qualidade do café preparado por uma automática vs Qualidade do café preparado por uma manual? Como é essa comparação?

3. Ele gosta de tudo prático. Se a resposta para a questão 2 for favorável às manuais, é muito complicado/demorado de fazer cafés com manuais?

4. Eu li sobre Saeco, Delonghi e Gaggia. Estas três marcas estão no mesmo patamar?

 

Agradeço desde já a ajuda dos amigos, para que assim eu possa auxiliar meu pai em sua nova aquisição.

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Máquinas semi-automáticas, que acho que é o que você quer, quando fala em manual (há máquinas de alavanca, por exemplo, sem bomba, ainda mais complexas), são mais complicadas que

automáticas. Há máquinas de marcas automáticas de praticamente todas as marcas que você falou, bastante usadas em ambientes comerciais.

Pelo que você fala, o melhor é seu pai comprar uma Nespresso. Apesar de não parecer, vários de nós aqui temos Nespresso (eu mesmo tenho uma no escritório).

A Nespresso tem tanto máquinas semi-automáticas, onde você tem que apertar um botão pra parar de sair o café, como automáticas, que dosam a água pra você (em geral com opção pra café curto, normal ou longo).

A qualidade é boa. Não é tão boa quanto a você moer seu próprio café e preparar em uma máquina semi-automática num filtro despressurizado, mas é um bom custo-benefício.

Vi agora na Seattle Coffee Gear Nespresso U por USD 149 ()=http://www.seattlecoffeegear.com/nespresso-u-espresso-capsule-machine). Aqui, a mais barata era no submarino, por R$ 430. Acho que até vale a pena comprar aqui.

Eu comprei uma Gaggia Classic pela Amazon. Aí compensa ser fora do Brasil. Nos EUA custa uns 380-400 USD. Aqui não há esse modelo e tive que pagar 1.000 usd, com tudo incluído (frete, imposto etc).

Ainda, comprar uma máquina semi-automática vai junto com comprar um moedor bom. Aí já ficam vários pacotes pro seu pai despachar.

Enfim, dê uma olhada em tópicos sobre cada máquina que você citou e também em café em cápsulas pra ter uma ideia mais detalhada, mas acho que Nespresso é a melhor pedida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Cal falou antes vc esta na duvida entre semi-automática e automáticas.

 

Vou começar respondendo pela pergunta 2 :

Qualidade de uma contra a outra , o espresso da automática quando usando café bom e fresco é bom , já a semi é outra historia , existe o que eu chamo de "cerimonial" , vc escolhe o café (na média R$ 60,00 o kilo) , pesa , moe , comprime , extrai. Para isso vc precisa de moedor bom (caro) , maquina de espresso , balança , cronometro , tamper , mais um mundo de acessórios e principalmente querer ter esse hobby , porque para pessoas como seu Pai , eu ou o Cal , isso é um hobby e até certo ponto um hobby caro , se ele se dedicar fará espressos fantásticos , mas , terá dias que pode sair apenas razoável ou mesmo ruim . Se ele não quer ter esse hobby , esqueça a semi , essas maquinas exigem dedicação.

 

Pergunta 1 : Tudo nos EUA é mais barato que aqui , até Pannetone Bauducco estava mais barato lá que aqui. :o

 

Pergunta 3 : Se ele gosta de tudo pratico segue o conselho do Cal : Nespresso , mesmo as automáticas vão dar algum trabalho (pouco) , mas ,são muito mais caras e são verdadeiros trambolhos para trazer dos EUA , as mais baratas custam na faixa dos 500 dólares (Saeco Viena) podendo chegar ate 3000 (Saeco Xelsis digital ), acho que nenhuma pesa menos de 10 quilos.

 

Pergunta 4 : Saeco e Gaggia estão no mesmo patamar (tem o mesmo dono) e a Krups não é marca ruim.

 

Minha sugestão , se ele esta indo agora , faça o que eu fiz , eu precisava presentear meu sogro (88 anos) que adora espresso com uma cafeteira , comprei no freeshop na chegada uma nespresso semana passada :

 

http://www.dutyfreed...rod3314529.html

 

Se ele vai por esses dias , já pode reservar.

Vantagens , não dá trabalho nenhum , na saída ele entra na loja e põe ela debaixo do braço , não enche o saco com alfandega nem se aporrinha enfiando um trambolho desses na mala ou despachando e torcendo para ela não chegar quebrada , ganha um kit de capsulas e ainda pode parcelar no cartão. B)

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João Caetano.

Começo por explicar como são divididas as máquinas.

 

1 - Manuais - não possui bomba para criar pressão para a água passar pelo pó do café. A pressão é criada pelo acionamento manual de alavanca. A maioria dos modelos manuais aquecem a água, mas há os que necessitam ser supridos com água já aquecida. O pó deverá ser feito em moinho dedicado e preparado no filtro e um porta-filtros será encaixado no grupo de irrigação.

 

2 - Semi automáticas - possuem bomba e aquecimento de água. O pó deverá ser feito em moinho dedicado e preparado no filtro e um porta-filtros será encaixado no grupo de irrigação que depende de acionamento e desligamento pelo operador, conforme o volume de líquido desejado.

 

3 - Automáticas - como a semi automática, porém com dosagem eletrônica de volume de água.

 

4.a - Super automática para pó ou grãos - dotada de moinho para o uso de grãos torrados e também, em algumas, com opção de uso de pó. Faz todos os procedimentos como moer, encher e compactar o pó e dosar o volume de água. ex. Jura, Gaggia, Saeco.

 

4.b - Super automática (monodose) para pastilhas (sachets) ou cápsulas - o pó já está preparado na pastilha ou cápsula e a dosagem do volume será manual ou pre definida dependendo da sofisticação do modelo. Prepara apenas café, simulando o espresso verdadeiro. ex. Nespresso, Illy Francis Francis, Lavazza, Philips Senseo (faz café filtrado e não simula espresso)

 

4.c - Super automáticas (monodose) para cápsulas multi bebidas - como a anterior, porém há cápsulas para diversos tipos de bebidas como espresso, café filtrado, chá, chocolate quente, cappuccino, leite quente. ex. TRES Modo Cafitaly, Nescafé Dolce Gusto

 

Analise as opções e leve em consideração que as 3 primeiras são mais trabalhosas, "sujas", dependentes de outros equipamentos como o moinho e, em geral, demandam demorados ciclos de aquecimento. Podem produzir café espresso perfeito, mas exigem conhecimento do operador.

Enquanto as 3 últimas opções são simples, rápidas, "limpas" e se não chegam a produzir excelentes bebidas, sempre serão ao menos muito boas.

Considere, no caso da super automáticas (monodose) para cápsulas multi bebidas, a TRES Completa Modo Cafitaly que oferecemos para pronta entrega em nossa loja virtual e que poderá ser vista clicando neste link TRES Completa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E claro, leve em conta o valor de cada café. A praticidade das cápsulas tem um preço.

 

1 cápsula custa R$ 1,50 ou mais.

8 gramas de grão para fazer um café de intensidade semelhante, R$ 0,32 (considerando R$ 40 por kg)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas destacando o que o Alexandre muito bem falou, as manuais e semi automáticas requerem muito mais esforço e dedicação, sobretudo tendo em vista as dificuldades encontradas para que se encontre a granulometria correta (quando se tem um moedor apropriado). É fundamental saber se ele gosta de café e de procedimentos manuais a ponto de perder alguns minutos do dia para preparar a bebida (no mínimo) adequada.

 

Eu, particularmente, tenho muito prazer em moer e extrair. Ainda assim, adquiri com o Alexandre a máquina da Tres, que apresenta resultado muito bom!

 

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Bem notado pelo Sérgio, a questão econômica é fator a ser considerado. Por um lado, o custo da dose consumida varia bastante, com desvantagem para as monodose, como citado, assim como o custo inicial de aquisição dos equipamentos escolhidos, quando as super automáticas monodose são em geral bem mais baratas que as manuais, semi automáticas e automáticas. Exceção deve ser feita em relação as excelentes máquinas super automáticas fabricadas pela suíça Jura, com seus altos preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Bem notado pelo Sérgio, a questão econômica é fator a ser considerado. Por um lado, o custo da dose consumida varia bastante, com desvantagem para as monodose, como citado, assim como o custo inicial de aquisição dos equipamentos escolhidos, quando as super automáticas monodose são em geral bem mais baratas que as manuais, semi automáticas e automáticas. Exceção deve ser feita em relação as excelentes máquinas super automáticas fabricadas pela suíça Jura, com seus altos preços.

 

Sem querer desvirtuar o topico. Mais vc. acha que a JURA não vale o quanto custa?!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve jrsloboda.

Longe disso. Acho que vale sim o quanto custa. Mas acho alto o valor. Não caro.

Guardada as proporções, é como a ECM Controvento ou a LM GS3 ou mesmo as super automáticas da Thermoplan, por exemplo. São máquinas excepcionais, porém que demandam altos valores para o investimento inicial.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, que aula de café foi essa!!

 

Realmente, estou impressionado!!

 

Muito obrigado!!! Muito obrigado!!

 

Todos os posts foram muito didáticos para alguém que até então não entendia nada de café.

 

A dúvida dele, com certeza, será entre:

"4.a - Super automática para pó ou grãos - dotada de moinho para o uso de grãos torrados e também, em algumas, com opção de uso de pó. Faz todos os procedimentos como moer, encher e compactar o pó e dosar o volume de água. ex. Jura, Gaggia, Saeco.

 

4.b - Super automática (monodose) para pastilhas (sachets) ou cápsulas - o pó já está preparado na pastilha ou cápsula e a dosagem do volume será manual ou pre definida dependendo da sofisticação do modelo. Prepara apenas café, simulando o espresso verdadeiro. ex. Nespresso, Illy Francis Francis, Lavazza, Philips Senseo

 

4.c - Super automáticas (monodose) para cápsulas multi bebidas - como a anterior, porém há cápsulas para diversos tipos de bebidas como espresso, café filtrado, chá, chocolate quente, cappuccino, leite quente. ex. TRES Modo Cafitaly, Nescafé Dolce Gusto"

 

 

Meu tio comprou recentemente uma Delonghi superautomática por R$ 5.000,00... achei um absurdo de caro!!

 

Gostaria de saber se uma máquina dessas é muito melhor que uma Saeco Xmall (conheci quando estagiava no judiciário) que custa R$ 1.600,00 e também muito melhor que uma superautomática para pastilhas?

 

Agradeço novamente e imensamente a colaboração de todos os amigos!

 

Abrs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve jrsloboda.

Longe disso. Acho que vale sim o quanto custa. Mas acho alto o valor. Não caro.

Guardada as proporções, é como a ECM Controvento ou a LM GS3 ou mesmo as super automáticas da Thermoplan, por exemplo. São máquinas excepcionais, porém que demandam altos valores para o investimento inicial.

 

Entendi.

Me falaram muito bem da Impressa XF50, não que eu vá comprar agora. Mais seria uma meta de UP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve jrsloboda.

Se for para o uso doméstico, opte pelo modelo F50, Idêntica em dotação de funções à FX50, porém é mais barata e com menor compartimento para borras, com capacidade para o total de 12 "bolos". A FX50 é apropriada para ambientes de consumo elevado, como pequenos restaurantes, bares, consultórios e escritórios, e por isso traz o reservatório de borras com espaço para 26 "bolos", salve engano .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João Caetano.

Estreitando as opções ás super automáticas, há considerações a fazer.

1 - preço de aquisição do equipamento,

2 - preço da pastilha/cápsula/café torrado em grãos/café torrado e moído

3 - possibilidade de produção da/s bebida/s desejada/s

4 - facilidade de uso, limpeza e manutenção

 

4.a - As máquinas deste grupo custarão entre R$ 1500 e R$ 8000, excetuando-se promoções. Algumas mais baratas só aceitam grãos torrados, possuem limitadas funções e não há haste para vaporização. As mais caras são também mais sofisticadas, permitem definir parâmetros para a extração, possuem haste para vaporização manual ou até aparato para vaporização automática do leite.

 

4.b - As máquinas deste grupo custarão entre R$ 350 e R$ 2000, excetuando-se promoções. As mais baratas são capazes de fazer "espressos" apenas. As mais sofisticadas permitem definir parâmetros para a extração, possuem haste para vaporização manual ou até aparato para vaporização automática do leite. Neste grupo, a Philips Senseo não produz "espressos".

 

4.c - As máquinas deste grupo custarão entre R$ 300 e R$ 850, excetuando-se promoções. As mais baratas são capazes de fazer "espressos" e outras bebidas quentes. As mais sofisticadas possuem haste para vaporização manual do leite.

 

O critério econômico será importante na análise e em conjunto com a apreciação das bebidas produzidas distinguirá a escolha pelo sistema e pelo equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João Caetano.

Estreitando as opções ás super automáticas, há considerações a fazer.

1 - preço de aquisição do equipamento,

2 - preço da pastilha/cápsula/café torrado em grãos/café torrado e moído

3 - possibilidade de produção da/s bebida/s desejada/s

4 - facilidade de uso, limpeza e manutenção

 

4.a - As máquinas deste grupo custarão entre R$ 1500 e R$ 8000, excetuando-se promoções. Algumas mais baratas só aceitam grãos torrados, possuem limitadas funções e não há haste para vaporização. As mais caras são também mais sofisticadas, permitem definir parâmetros para a extração, possuem haste para vaporização manual ou até aparato para vaporização automática do leite.

 

4.b - As máquinas deste grupo custarão entre R$ 350 e R$ 2000, excetuando-se promoções. As mais baratas são capazes de fazer "espressos" apenas. As mais sofisticadas permitem definir parâmetros para a extração, possuem haste para vaporização manual ou até aparato para vaporização automática do leite. Neste grupo, a Philips Senseo não produz "espressos".

 

4.c - As máquinas deste grupo custarão entre R$ 300 e R$ 850, excetuando-se promoções. As mais baratas são capazes de fazer "espressos" e outras bebidas quentes. As mais sofisticadas possuem haste para vaporização manual do leite.

 

O critério econômico será importante na análise e em conjunto com a apreciação das bebidas produzidas distinguirá a escolha pelo sistema e pelo equipamento.

 

Alexandre,

 

você faz uma escolha certa em abrir uma loja que vende equipamentos para espresso!! rsrsrs

 

Muito obrigado!! Aprendo muito lendo isso aqui!!!

 

Ele está disposto a gastar R$ 2.500,00 , R$ 3.000,00...

 

Mas a dúvida que ele tem é quanto à qualidade do café feito na 4a vs 4b...

 

Os feitos na 4a são superiores em sabor?

 

Abs e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João.

As do grupo 4.a podem sim produzir cafés mais saborosos. Dependerá da qualidade dos grãos utilizados e da observação das rotinas necessárias para a correta operação do equipamento. Por assim dizer, se fizer tudo certo, o resultado é bom. Não mencionei antes, mas são máquinas mais sujeitas à quebras e defeitos, por usarem sistemas mecânicos complexos. Há também a necessidade constante de limpeza e manutenção preventiva.

 

Já as do 4.b e 4.c são à prova de erro, ou quase. Sempre que operadas corretamente, produzirão uma boa bebida.

 

Sinceramente, creio que é seguro sugerir a compra de uma das máquinas dos grupos 4.b ou 4.c, devido ao baixo investimento inicial e à facilidade de uso. Se satisfeita a necessidade de suprimento de boas bebidas, poder-se-ia pensar se realmente será necessário trocar para uma máquina do grupo 4.a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João.

As do grupo 4.a podem sim produzir cafés mais saborosos. Dependerá da qualidade dos grãos utilizados e da observação das rotinas necessárias para a correta operação do equipamento. Por assim dizer, se fizer tudo certo, o resultado é bom. Não mencionei antes, mas são máquinas mais sujeitas à quebras e defeitos, por usarem sistemas mecânicos complexos. Há também a necessidade constante de limpeza e manutenção preventiva.

 

Já as do 4.b e 4.c são à prova de erro, ou quase. Sempre que operadas corretamente, produzirão uma boa bebida.

 

Sinceramente, creio que é seguro sugerir a compra de uma das máquinas dos grupos 4.b ou 4.c, devido ao baixo investimento inicial e à facilidade de uso. Se satisfeita a necessidade de suprimento de boas bebidas, poder-se-ia pensar se realmente será necessário trocar para uma máquina do grupo 4.a.

 

Muito obrigado Alexandre, muito esclarecedor!!

 

Ele estava certo de comprar uma do grupo 4a, depois de toda a explicação que eu repassei para ele, já mudou de ideia!!

 

Então vamos lá, considerando os grupos 4b e 4c, quais as melhores opções?

 

Ele comentou que não quer ficar refém de uma única marca de pastilhas.. Há boas marcas de cafeteiras que aceitam pastilhas de qualquer marca?

 

Abraços amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada cafeteira usará apenas a cápsula ou pastilha compatível ao seu sistema.

O que poderá haver é um sistema ser produzido por vários produtores de cápsulas ou pastilhas.

No caso do padrão Nespresso, há cápsulas vazias para serem enchidas com o pó que quiseres e também, devido à quebra da patente, vários torrefadores produzem cápsulas compatíveis.

As cápsulas do sistema Cafitaly da TRES Completa também é produzida por diversos torrefadores no mundo, além da Tres Corações no Brasil..

As pastilhas padrão E.S.E. da Illy é largamente adotada por torrefadores e fabricantes de máquinas..

As cápsulas da Lavazza e da Illy são produzidas exclusivamente por seus proprietários.

 

Então, respondendo ao seu pai, não há uma máquina que seja multi sistemas. O que há são sistemas que só produzem um tipo de bebida como espresso (Nespresso/Illy/Lavzza) ou café filtrado (Philips Senseo) e outros que produzem uma variedade de bebidas (TRES Completa/Nescafé Dolce Gusto) que são os mais versáteis e por isso mais úteis no dia a dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada cafeteira usará apenas a cápsula ou pastilha compatível ao seu sistema.

O que poderá haver é um sistema ser produzido por vários produtores de cápsulas ou pastilhas.

No caso do padrão Nespresso, há cápsulas vazias para serem enchidas com o pó que quiseres e também, devido à quebra da patente, vários torrefadores produzem cápsulas compatíveis.

As cápsulas do sistema Cafitaly da TRES Completa também é produzida por diversos torrefadores no mundo, além da Tres Corações no Brasil..

As pastilhas padrão E.S.E. da Illy é largamente adotada por torrefadores e fabricantes de máquinas..

As cápsulas da Lavazza e da Illy são produzidas exclusivamente por seus proprietários.

 

Então, respondendo ao seu pai, não há uma máquina que seja multi sistemas. O que há são sistemas que só produzem um tipo de bebida como espresso (Nespresso/Illy/Lavzza) ou café filtrado (Philips Senseo) e outros que produzem uma variedade de bebidas (TRES Completa/Nescafé Dolce Gusto) que são os mais versáteis e por isso mais úteis no dia a dia.

 

Obrigado Alexandre.

 

Encontrei um tópico aqui no fórum que discute apenas sobre esse tipo de máquinas.

 

Pelo que eu li por lá, consideram a Nespresso como a melhor de todas as opções.

 

Tem gente tbm falando sobre novas máquinas Dolce Gusto, que melhoraram bastante.

 

Você connhece o café dessas duas opções?

 

Qual indicaria?? Considerando a qualidade do café.

 

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João Caetano.

A comparação deveria ser baseada na versatilidade oferecida, uma vez que a Nespresso só faz espresso simulado e a Nescafé Dolce Gusto faz diversas bebidas, mas não faz espresso, sequer o simulado. Então resume-se a:

Nespresso . só café espresso simulado

Nescafé Dolce Gusto > outras bebidas quentes, porém sem espresso simulado.

Pessoalmente, acho boas as bebidas de algumas cápsulas da Nespresso e não me agradam as bebidas com café da Nescafé Dolce Gusto.

O sistema que reune todas as funções dos 2 anteriores é o da Cafitaly adotado pela TRES Completa..Veja o comentário do usuário neste link

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo!!

 

Já decidimos pela Nespresso, já que ele só aprecia o espresso mesmo!!

 

Muito obrigado novamente!!

 

Um grande abraço! vou para de te importunar por aqui e seguir acompanhando o tópico da Nespresso para entender um pouco mais sobre essa máquina.

 

Grande abraço Alexandre e outros amigos que contribuíram!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...