Ir para conteúdo

Nemox Lux Júnior


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Sugiro a seguinte leitura quanto à capacidade do moedor

 

 

 

Tale of the Tape

 

Not much to look at, the Lux, along with the same burr toting Ascaso I-2 and Pavoni PG, is the least expensive grinder that works properly for commercial espresso machines. Most people who've owned one of these have upgraded. They are a PITA to use -- they sound like a jalopy about to explode, they produce a hard clumpy grind that needs a full beauty salon WDT fluffing to pull properly.

 

But nobody has ever complained about the shots these grinders produce. In fact, in terms of the extraction numbers, the Lux was the grinder that was closest in performance to the Robur. So will lightning strike? Can this little grinder knock out the Robur?

 

 

The Fight

 

(color commentary added later, the shots were blind tasted)

 

Round 1 -- 16.5 gram dose: The Lux poured well, the Robur was a bit loose. Nevertheless it had a slightly better crema appearance. The shots were equally good in flavor and body, although the Robur's was a hint more acidic. Robur squeaks a 1 point win.

 

Round 2 -- 16.5 gram dose: Both poured well. The Robur had a slightly thicker layer of crema. It's shot was also sweeter and slightly better flavored. With flavor and body points getting multiplied by 4, it wins the round comfortably by 7 points.

 

Round 3 -- 13.5 gram dose: The Lux poured a bit loose, the Robur tight. The Robur had a slightly deeper and distinctly better looking crema. But then came the shocker, the Lux tasted distinctly better, it was sweeter, and the Robur shot was excessively bitter. The Lux wins by 5 points. Is an upset in the air?

 

Round 4 -- 13.5 grams dose: Both shots pour well, and the crema and taste are identical, but the Robur lands a body punch, with a buttery mouthfeel and wins the round by 4 points.

 

Final result: The Robur takes 3 rounds of 4, but wins by only a narrow overall margin of 7 points (out of a possible 120)

 

Detailed Scores

--------------------------------------------------------------------------------

Grinder Dose Shot ExtG ExtR CPer CApp Flav Body Swee Acid Bitr Total

--------------------------------------------------------------------------------

Lux 16.5 1.2 20.8 21.4 0 -1 0 0 0 -1 1 -1

Lux 16.5 1.1 21.4 22.0 -1 0 -1.5 0 -1 0 1 -7

Lux 13.5 2.0 18.9 20.6 -1 -2 2 0 1 0 -2 5

Lux 13.5 1.1 20.6 21.9 0 0 0 -1 0 0 0 -4

--------------------------------------------------------------------------------

 

Legend:

Shot: 0 is tight, 1 is good, 2 is loose, first figure is the test grinder, second the Robur. All shots run to 50mL with crema. If the time difference is more than 6 seconds, the test is redone. Tight/Loose mean differences of 4 to 5 seconds.

ExtG, ExtR: Percentage solubles extracted, G is the test grinder, R the robur

CPer, CApp: Crema persistence and appearance. Negative scores means the Robur wins, Positive means the Test grinder. These scores are added to the final tally

Flav, Bod: Flavor and Body. These scores are multiplied by four for the final tally.

Swee, Acid, Bitr: Sweetness, Acidity Bitterness: organoleptic categories NOT added to the score.

Total: The total score, CPer + CApp + 4*Flav + 4*Body

 

 

Will the Mini do better? Same time, same station, tomorrow.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

Acho que os testes do pessoal do home barista devem ser levados em conta, até pelo motivo de outros testes não terem sido realizados, ou ao menos não que tenha chegado a nosso conhecimento. Tenho um moedor idêntico, paguei 375, 00 sorrindo, metade do preço de tabela. O representante da Nemox em Curitiba garantiu se tratar de um produto projetado para ambiente profissional, tanto que alguns dos demais equipamentos do vendedor do olx eram máquinas profissionais. Também não descarto a hipótese de o cara ter comprado os equipamentos na Europa pra vender aqui, mas pelos preços que está vendendo não teria lucro. Uma coisa é fato, quem comprar o moedor do Guilherme vai tomar um ótimo café. E quem sabe aqui no Brasil não se consegue fazer testes com moedores semelhantes aos que o pessoal do hb fizeram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu moedor!

custo-beneficio excelente.

pros- moe tao fino quanto talco, é pequeno, ideal para casa e apartamento. Ajuste muito facil de uma granulometria para outra.

contra- retencao do po na saida, mas nada de absurdo e se moer muito fino, como turca, ele acaba aquecendo o po.

nao achei tao barulhento quanto esperava, ate mais silencioso que o Vario

empelotamento? esperava mais, tb nada absurdo.

enfim me surpreendeu positivamente e pelo preço é uma excelente opcao, com certeza da conta do recado para qualquer maquina de expresso, inclusive as profissionais.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em gênero, número e grau Ruston.

O Guilherme sugeriu retirar as hastes, alguns usuários também relataram que o fizeram em sites do exterior, retirei e não me arrependi. Facilita na limpeza. Como disse antes, o representante da Nemox em Curitiba garantiu que é projetado para ambiente profissional, más sabe como é, as pessoas sempre puxam a brasa para o seu peixe, ouvi com reservas. Para expresso ele me sugeriu utilizar a partir do nível 4. Para coado o Guilherme sugeriu 7, achei que passou rápido demais, gostei mais no 6. Trocamos mais impressões no tópico desse moedor.

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Parabéns a felizardo! Aliás quem é?

Olá amigo, eu sou o sortudo que comprou o moedor do Guilherme Torres, aliás, estou muito satisfeito com o produto, estou até pensando em me desfazer de meu FAEMA que no fim descobri ter a mesma máquina do Nemox, Fiz até uma modificação para portafiltros nele pois veio com reservatório para o pó em aço inox, pesquise com o nome FAEMA acredito que vai achar.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu sou o sortudo que comprou o moedor do Guilherme Torres, aliás, estou muito satisfeito com o produto, estou até pensando em me desfazer de meu FAEMA que no fim descobri ter a mesma máquina do Nemox, Fiz até uma modificação para portafiltros nele pois veio com reservatório para o pó em aço inox, pesquise com o nome FAEMA acredito que vai achar.

Abraços.

Que bom que está satisfeito Ricardo

vamos poder trocar impressões no tópico específico do moedor

gostei das modificações do seu seu faema

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"They are a PITA to use -- they sound like a jalopy about to explode, they produce a hard clumpy grind that needs a full beauty salon WDT fluffing to pull properly."

 

Sem querer ser chato , eu NÃO DÚVIDO DA QUALIDADE DESTE MOEDOR !!! Pórem levem em consideração isto que o Jim diz :)

 

Pelo menos o baratza é silencioso , e empelota pouco ... Talvez eu que seja implicante demais e me importo demais com essas coisas :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pessoal do home barista já fez isso

e ao que parece com bastante critério

acho mais importante os donos de ambos estarem satisfeitos

se uma empreitada dessas se realizar talvez devesse incluir mais moedores

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...