Ir para conteúdo

Mais um iniciante nessa arte, com dúvidas em relação a extração...


Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal! Tenho uma Oster OEMP50 há 3 meses e venho utilizando-a com grão espresso DoPonto e filtro pressurizado. Hoje chegou um filtro não-pressurizado 2-cup da KRUPS que encaixa perfeitamente nela, tentei utilizar para obter uma crema melhor mas ela saiu clara e fininha, e o gosto do café com um amargor inaceitável. Coisa que o filtro pressurizado "corrigia" apesar de não dar notas tão significativas ao sabor. Utilizo o Hario Mini com 4 cliques, tentei com 3 mas ao pressionar o pó com o tamper a cafeteira não conseguiu extrair o café, ele começa a entupir no filtro. Alguma dica para me ajudar? Encomendei também uma lata do grão da Martins Café para ver se é isso pois me parece que o grão do DoPonto não é 100% arábica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, hoje chegou o café Martins Espresso, tentei prepará-lo com uma moagem de 5 clicks do Hario Mini, porém a extração de aprox. 60ml num filtro 2-cup não-pressurizado não deu muito certo, a extração demorou cerca de 40s(não sei se conto a partir do momento que ligo a cafeteira ou do momento que está prestes a descer o café, contei a partir desse momento que desce o café) e o café saiu amargo e aguado. Seguem fotos da crema e da quantidade de café:

 

http://imgur.com/moAZmYp,rEDak4S#0

 

http://imgur.com/moAZmYp,rEDak4S#1

 

O que vocês acham que eu posso fazer para acertar o café? Será que se eu fizer uma moagem mais grossa o blonding não vai aparecer "mais cedo" e destruir o sabor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha mim não me pareceu tão ruim assim, eu canso de fazer extrações com 40 s, o que poderia mudar ?

 

Apoie o porta filtro na pia para compactar.

A agua estava muito quente, talvez dai o amargor, talvez tenha que dar um expurgo de 1 / 2 s antes de extrair.

A crema se a torra é antiga não sai boa mesmo, mesmo que você tenha feito tudo correto.

Eu hoje só consigo tomar café um pouco mais curto, tipo 2/3 do que você extraiu, experimente para achar o seu gosto.

 

Quantas grs de pó você colocou ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, quanto eu extraiu meu café não fica aquele vapor na xícara.

Expurgo é jogar um pouco de água fora antes de colocar o porta filtro na máquina com o objetivo de acertar sua temperatura.

 

O Sergio quer que afine, eu já colocaria 1 grama a mais de pó e manteria a moagem, tem que ir experimentando, mas de qualquer forma para 14 grs eu teria desligado a máquina antes para se ter um volume menor de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oloco, mas deu menos de 30s a extração não? Se eu desligar antes, teria o que, uns 45 ml para 14g de café? Não é pouco?

 

Eu faço esse "expurgo" que você citou, Gilberto. Senão não sai tão quente quanto eu gostaria. Mas vou ver se dá pra fazer algo além disso para sair mais quente ainda então.

Já tentei extrair com 4 cliques, quando ligo a cafeteira ele chega a entupir de água o porta-filtro. Talvez eu tenha que pressionar mais de levinho o tamper, não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que eu conto tempo já quando ligo a máquina, álias já nem tenho contado mais, rsrsrs.

Os 45 ml é meu gosto pessoal, mas vários aqui no forum tem o hábito de um café mais curto, o que quiz dizer é que um café que ficaria perfeito com 45 ml pode ficar horrível com 60 ml e o contrário também pode acontecer .

 

Embora a crema clara possa ser água fria não foi o que pareceu no vídeo, a horá que você vai colocar o PF se der um mini expurgo tipo. 1 segundo não deve sair vapor.

 

Eu achei que se você reduzisse um ponto na moagem ia travar a extração já que já esta levando quase 15 segundos para começar a sair a extração depois de ligar a extração.

 

Você vai pirar de tantas variáveis, mais tem que ir tentando.

 

Eu moeria um ponto mais grosso, compensaria com 2 grs a mais de pó ( se couber) , ou seja 16 grs e compactaria melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei tão ruim .

 

A extração durou 28 seg , esta ok.

O crema fino parece ser café de torra velha , veja a data de validade dele.

O crema claro , parece agua fria , veja aqui , as cores de crema e suas possiveis causas.

 

https://www.sweetmarias.com/library/content/espresso-almighty-crema

 

A sua crema esta mais clara que a mais clara da escala.

 

O seu calcamento esta errado , mas, não é sua culpa , vc fez de forma idêntica ao do seu manual , que esta totalmente errado.

Esse é o jeito certo :

 

http://www.coffeeresearch.org/espresso/tamping.htm

 

Minha humilde sugestão , deixe a maquina aquecer mais e faça o calcamento certo , com mais força.

 

E compre um tamper , essa colher mais atrapalha que ajuda.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei com as suas dicas, diminuí um click na moagem, pressionei o pó com mais força, esperei 30s a 1 minuto o "expurgo" e nada, a crema continua da mesma cor...pra mim das duas uma: ou o grão é ruim ou eu cheguei no limite da cafeteira, afinal, estou usando um filtro não-pressurizado KRUPS que por sorte coube nela, vai ver nem deveria funcionar no projeto dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alisson , vc fez o que muita gente faz no inicio , alterou varios parametros de uma vez só , altere um de cada vez senão vc vai se perder.

Agora se vc afinou o café e aumentou a pressão , usou as mesmas 14 g e o mesmo volume extraído , o tempo deveria ter sido maior que os 28 seg da última vez.

Quanto ao filtro se vc esta usando o Krups 0907163 ou Krups 41470 não é o filtro .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alisson, não desista , você vai conseguir tirar um bom café em sua máquina, veja no início do vídeo desta matéria :

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1787-consumo-de-cafes-especiais/page__fromsearch__1

 

Esta igual ao seu café, e é uma cafeteria profissional.

 

Eu insisto, comece com a maior quantidade de pó que cabe no seu porta filtro, vamos supor que seja 16 grs, então ficaria:

 

16 grs, 1 click a mais do que a última extração, podemos ter 3 resultados:

 

Jorrou café : diminua 1 click

Não saiu café : aumente 1 click

Ficou bom, mas não gostei do café , neste caso como a extração estava equilibrada se você diminuir 1 gr de café , diminui 1 click no moedor e assim vai até achar o equilibrio.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Gil com relação aos parâmetros de extração..

 

Quanto à data da torra, deve ser de novembro com validade de 1 ano após torrado. São pelo menos 2 meses de torra.. Café bem velhinho já..

 

E os 45ml de café com 14g de pó.. Considerando café com pouca crema deve dar uns 40g na xícara.. Razão de 35%.. É um espresso "normal".. Mas meio fraquinho para os paladares do membros do Clube... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc aumentou 1 click e aumentou a dose. O certo é mexer uma coisa por vez. Na próxima vez só aumente a dose para 16 g como o Gil disse, mantendo o 5o click.

 

Ahh, muitas das batidas que vc dá no filtro podem trincar o bolo e depois canalizar, melhor não fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, a 16g com moagem a 6 clicks e pressionando beeeem forte, ficou só um pouco melhor. A torra clara pode influenciar nisso também não?

 

Sim.. Grau da torra e idade da torra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...